Organização
24 set 2012

Remédios organizados e fáceis de achar

Em minha opinião, um dos itens mais importantes e que não podem faltar em casa são os remédios. Não precisa ter uma farmácia, às vezes uma caixinha  organizada, dá conta do recado. Para os remédios ficarem sempre fáceis de achar, aqui ficam algumas dicas de como organizá-los e tê-los sempre à mão:





O primeiro passo é dar uma geral nos remédios que tem em casa. Esvazie o armário para verificar o conteúdo. Descarte os medicamentos vencidos ou sem bulas ou qualquer medicamento que estiver há mais de dois anos em seu armário. Alterações químicas causadas nos remédios pelo tempo podem eliminar sua potência e, portanto, sua eficácia. Com os filtros solares é a mesma coisa.




Junte os medicamentos similares e guarde os mais usados em um lugar de fácil acesso. Quando for guardá-los, jogue as caixinhas fora e fixe a bula com um durex na própria embalagem, desta forma eles não ocupam muito espaço. Uma ideia ótima e barata de guardar remédios dentro de gavetas é utilizar pequenos potinhos. Separe os remédios por tipo para facilitar na procura.




Agrupe remédios e vitaminas de cada membro da família ou se quiser, divida em medicamentos para adultos, crianças e o seu animalzinho. Guarde em caixas com identificação, isso facilitará a vida de todos.




Forme outros grupos com xaropes e antigripais, filtro solares e repelentes, analgésicos e antitérmicos e conjuntos de primeiros socorros. Para ficar organizado, deixe os rótulos virados sempre para frente.



Guarde em caixas plásticas ou recipientes, pequenas bisnagas ou coisas usadas em conjunto, como pomadas e curativos adesivos. Etiquete cada recipiente ou prateleira, pois fica fácil de todos acharem o que procuram.




Pequenos gaveteiros de plástico são ótimos para organizar os remédios. Identifique com etiquetas o conteúdo de cada gavetinha.


Se você toma remédios diariamente, tire as cápsulas das cartelas e coloque num organizador com divisões de dias da semana, se preferir guarde-o na bolsa para não esquecer de tomá-los. 

Cuidados especiais

Você sabia que medicamentos vencidos e suas embalagens não devem ser jogados diretamente no lixo e vaso sanitário? Muitos deles poluem o ambiente e podem atingir o lençol freático, contaminando até mesmo a água que bebemos! Existem em algumas cidades, postos de coletas de medicamento vencido, verifique se tem na sua cidade.

 Não guarde remédios no banheiro, pois há muita oscilação de temperatura e pode prejudicar a sua eficácia.


Guarde as receitas médicas sempre juntas e num único lugar, isso permite que qualquer membro da família verifique facilmente detalhes como dosagem e horário dos remédios, além de não correr o risco de perder todas as receitas.


Monte seu kit de primeiro socorros


Por precaução, tenha sempre kit de primeiros socorros em casa. Para montar é bom ter:

Álcool 70%
Algodão
Termômetro

Agulha e pinça para tirar espinhos

Ácido bórico ou vaselina para queimaduras

Pomada para queimadura de sol

Anti-séptico para limpeza e desinfecção

Remédio contra enjôo

Analgésico contra dor

Antialérgicos para tomar e para passar na pele

Antigripal com descongestionante nasal

Gaze para ataduras

Atadura de crepe

Esparadrapo e band-aid

por Rafaela Oliveira
Comente aqui

4 comentários em “Remédios organizados e fáceis de achar”
  1. Lá na Casa de Mainha24/09/12 • 13h29

    Oi Rafa!
    Adorei esse seu post. Foi suuper útil para mim, pois aqui em casa todos tomamos vários remédios e a ideia de agrupar por membro já me deu uma luz para organiza-los.
    Me diz uma coisa, qual seria o kit de primeiros socorros ideal para quem vai receber um recém-nascido??

    bjoo

    Nena Lira

  2. MARGARETE30/12/15 • 06h50

    AMEI AS DICAS RAFA,TUDO QUE VC NOS ENSINA É COM AMOR ,POR ISSO VAI PRA FRENTE. DESEJO A VC E TODA SUA FAMILIA UM FELIZ ANO NOVO ,E QUE VC TRAGA PRA NÓS MUITO MAIS IDÉIAS NO ANO NOVO .BJAO… TODOS OS SEUS VIDIOS NÓS AQUI EM CASA ASSISTE E TENTA FAZER IGUAL KKKKK TE AMAMOS RAFA…..

  3. ana maria braga04/10/16 • 10h46

    Bem que vc. poderia fazer um vídeo sobre organização dos remedios.
    Bjs

  4. Fernanda10/04/17 • 16h18

    Boa tarde Rafa,
    Eu ganhei um gaveteiro e não sabia dar finalidade para o mesmo.Então vi seu poste e tive a ideia de guardar remédios no gaveteiro.
    Obrigada pelo incentivo.
    Att…

Navegue pelas categorias
Voltar para a Home