Organização
23 set 2021

4 DICAS PARA GERENCIAR SEU TEMPO E TER QUALIDADE DE VIDA

Gerenciar seu de tempo e ter qualidade de vida, é um sonho que muitas pessoas desejam realizar.  

Mas, possuem dificuldades. Desse modo, a administração e gerenciamento de tempo são coisas fundamentais para manter suas atividades equilibradas e uma boa qualidade de vida. 

Sendo assim, veja 4 dicas infalíveis que podem ajudar você gerenciar seu tempo e consequentemente uma ótima qualidade de vida. 

Leia também: “Checklist de limpeza e organização da casa para quem não tem tempo ou trabalha o dia todo“.

1- Organização 

A organização é um hábito que se cria ao longo do tempo, ou seja, ninguém nasce organizado.  

Segundo pesquisas, para criar novos hábitos é preciso fazer a mesma tarefa durante 21 dias.  

Depois que o hábito é criado, ele entrará na nossa rotina de vida. Um exercício básico é arrumar a cama.  

Experimente arrumar a cama todos os dias durante 21 dias. Além de criar esse excelente hábito, o quarto ficará sempre organizado. 

2- Planejamento 

O planejamento é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de qualquer pessoa e em todas as atividades a serem feitas.  

O ato de realizar planejamentos das atividades e semanais, podem facilitar e sobrar mais tempo em nosso dia a dia. 

Alguns minutinhos que reservamos para planejar tudo o que temos que fazer no dia, semana, ou até mesmo no mês, sobrará tempo livre para aproveitar a vida.  

Mas, como planejar o nosso dia? As técnicas que existem são variadas. Mas, a mais simples e eficiente para o seu planejamento é fazer listas. 

Listas de tarefa para gerenciar seu tempo e ter qualidade de vida

As listas além de ajudarem na organização pessoal, elas controlam melhor o nosso tempo. Para fazer uma lista de sucesso, fique atento a essas dicas: 

  1. Coloque no papel, ou na agenda, ou no computador ou no celular todas as tarefas do seu dia. Faça a lista na noite anterior. 
  1. Deixe as tarefas prioritárias sempre no topo da lista. 
  1. Seja realista consigo mesmo, ou seja, coloque na lista apenas o que você realmente poderá cumprir, do contrário, ficará uma lista muito extensa, você não vai conseguir executar todas e vai desistir. 
  1. Estipule um tempo para cada tarefa, assim fica mais fácil controlar o tempo que gastará com elas. 
  1. Dedique-se 100% em cada tarefa. Se começar, não pare no meio, termine. 
  1. Dê um OK nas tarefas cumpridas no final do dia. Essa é minha parte preferida e mostra o quanto somos capazes de terminar a tarefa. 

Se você não está acostumado a fazer listas, comece aos poucos. Coloque as três principais tarefas do seu dia. Depois que as cumprir, acrescente mais tarefas. 

3- Procrastinação 

A procrastinação é o maior inimigo do tempo e da organização.  

Deixar para depois, ou para amanhã tomará seu tempo e poderá transformar a vida num verdadeiro caos, por isso muito cuidado!  

A lista de tarefas é um poderoso remédio para acabar com esse hábito terrível.   

4- Tenha foco, pois ajuda a gerenciar seu tempo e ter qualidade de vida 

Quando estiver trabalhando, foque na tarefa.  

Não perca tempo com assuntos desnecessários e evite entrar nas redes sociais durante o trabalho.  

Lembre-se que o Facebook (entre outros) é o melhor amigo da procrastinação. Sendo assim, desligue seu celular ou deixe em um lugar que não possa ver as notificações. 

Ganhe mais tempo! 

Além de seguir todas as dicas mencionadas anteriormente. Mas, para ganhar mais tempo, é importante que mantenha o ambiente de trabalho ou sua casa sempre em ordem.  

A organização deixa qualquer ambiente mais prático e quanto mais prático estiver o seu local de atividades diária, você terá mais tempo livre para aproveitar a vida.

Mas, para que seja efetivo e traga resultados é importante colocar todas as dicas em prática e ser persistente. 

por Rafaela Oliveira
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