17 dez 2013
Você controla seus gastos? Se você chega ao fim do mês e não sabe ao certo quanto gastou, uma dica é documentar suas despesas, assim terá mais disciplina e uma visão geral de como seu salário é distribuído. Um jeito simples para controlar melhor os gastos é anotar no papel ou, se preferir, no computador. Escolha o que é mais fácil pra você e anote tudo. Eu, particularmente gosto de anotar em planilhas de papel e pendurá-las em um local bem visível para não esquecer. Quer tentar também? Montei uma planilha simples e eficaz para você começar o ano organizado, e o melhor, gastos controlados durante todo o ano.

Dicas importantes:
Muita atenção às despesas fixas, pois elas engessam o orçamento. Quanto menor for seu gasto fixo, mais fácil será fazer com que seu salário cubra, com folga, suas despesas.
Nunca olhe para uma dívida separadamente. Some todas as parcelas. Juntas elas não podem ultrapassar 30% da sua renda mensal.
Faça uma autoanálise e veja se você é capaz de usar o cartão de crédito como seu aliado. Neste caso, você pode concentrar todas as suas despesas nele e a sua fatura no final do mês já vai ser um extrato do seu orçamento.
Cuidado para não transformar o cartão de crédito no vilão das suas finanças. Neste caso, se você é incapaz de se controlar deixe o cartão de crédito em casa e só use com muita sabedoria.
“Na organização das finanças, as palavras-chave são equilíbrio e sustentabilidade. Devemos adotar um estilo de consumo que seja prazeroso, mas acima de tudo que não se torne inviável no futuro”. (Gustavo Cerbasi, consultor financeiro e autor de Casais Inteligentes Enriquecem Juntos (Ed. Gente), Como Organizar sua Vida Financeira (Elsevier Campus) e Os Segredos dos Casais Inteligentes (Ed. Sextante).
“Na organização das finanças, as palavras-chave são equilíbrio e sustentabilidade. Devemos adotar um estilo de consumo que seja prazeroso, mas acima de tudo que não se torne inviável no futuro”. (Gustavo Cerbasi, consultor financeiro e autor de Casais Inteligentes Enriquecem Juntos (Ed. Gente), Como Organizar sua Vida Financeira (Elsevier Campus) e Os Segredos dos Casais Inteligentes (Ed. Sextante).
Fonte: Donna Smallin, Jornal O Globo
por Rafaela Oliveira
Amei o post!!!rs, bjs
Meu blog: FABIOLA KEFFER
Olá Rafa! Ameiiiiii. Seria ‘maravilindo’ se fosse em excel. Vc arrasa!!! Bjsssss
Ellen Soares- Organize Harmonia no Lar
https://www.facebook.com/pages/Organize-Harmonia-no-Lar/256018641209920?ref=ts&fref=ts
Oi Ellen é verdade, mas como não domino muito bem o Excel, fiz rapidinho no Power Point rss. bjinhos
Oi Rafa!
Amei as planilhas e as dicas!!!
Tenho a minha bem parecida no excel desde que casei :)
Depois de começar a construir gasto extra virá fixo né!! Mas tudo passa, importante ter prudência para não abusar e comprar somente o necessário…
Beijos!
“Construindo Minha Casa Clean”
Hola mi amiga ame sus planillas para organizarnos ,, uff lo necesito mi vida es un caod
Adoro suas dicas…
Beijo
Realmente utilizar planilha de gastos é a melhor maneira de conseguir manter o controle, comecei há um tempo e muitas coisas mudaram para mim, ficava louca no final do mês e agora fica super tranquila, tenho utilizado as da Cenize, gosto bastante, são bem fáceis de usar, quem quiser dar uma olhada o site é: http://cenize.com/jfinancas/controle-financeiro-empresarial
Beijos!
Não consigo pegar a planilha :(
Olá Rafaela
Quero lhe agradecer muito. Faço coach há 3 meses e um dos meus defeitos é ser muito desorganizada e mesmo com a ajuda da minha coach eu não conseguia saber porque da desorganização e isso prejudica muito meu trabalho que é com venda direta. Quando tudo parecia perdido, resolvi pesquisar no youtube organização de closet e vi seu vídeo. Não sabia que organização podia ser tão divertido (vc transmite a idéia de que é rápido, simples e prazeroso). E comecei a por em prática suas excelentes idéias. Comecei na quinta e hoje (domingo) só falta a geladeira. Queria lhe explicar pra vc saber a diferença que fez na vida de uma ex desorganizada.
Muito Obrigado
Att
Taisa Mara da Silva
Executiva de Negócios Mary Kay
Oba!! Fiquei muito feliz em saber =) Aos poucos você verá que a organização traz tantas coisas boas, que a vida ficará muito mais leve e você ganhará mais tempo para aproveitar a vida. Não pare rss Mil felicidades! bjinhos
ola nao consegui cadstrar o e-mail
Muito legal seu blog. Poderia me enviar a planilha financeira. Eu gostei muito e não consegui baixar. Muito obrigada.
Eu
Quero