03 dez 2013
Dezembro é o mês de priorizar, rever as metas traçadas para este ano e projetar desafios para 2014. Mas, para que tudo dê certo e você consiga se organizar melhor é preciso ter cautela com os gastos para não perder o controle. Já pensou, deixar de aproveitar o começo do ano por excesso de gastos no mês anterior? Para você se organizar melhor, aqui ficam algumas dicas super importantes:
1- Adote o costume de ter um controle do orçamento fixo, sejam por planilhas em computadores ou na ponta do lápis mesmo. O importante é saber direitinho para onde seu dinheiro está indo. Para ajudar, estou preparando uma planilha de gastos para imprimir, aguarde.
2- Nada de torrar o dinheiro com presentes e mais presentes. Compre os presentes de fim de ano e planeje festas que cabem em seu orçamento. Se for preciso, dê lembrancinhas para as pessoas que não são tão próximas de você.
3- Use o 13º e as bonificações de fim de ano para pagar as dívidas acumuladas.
4- Não abuse de cartão de crédito em grandes parcelas sem um planejamento antecipado e evite ao máximo usar cheque especial.
5- Guarde dinheiro para pagar as contas do início do ano, como IPVA, IPTU e materiais escolares, entre outras.
6- Em 2015, reserve uma poupança especialmente para as festividades e os presentes de fim de ano.
Bjinhos
Rafaela
Fonte: Caderno Viver Bem
por Rafaela Oliveira
Sempre economizo muito…rsrs!
;)
Beijo e ótima semaninha!
Eu acho que lido bem com dinheiro. Meus gastos no fim do ano aumenta, condomínio vem mais caro, tem os presentinhos e tals… mas nada extrapola o meu salário. E 13° eu guardo na poupança e uso para viajar depois. =)
Beijos.
Belas dicas… Já tou sem dim sim até pra comprar os mimos de fim de ano. Elizana