22 maio 2013
Você já parou para pensar na quantidade de miudezas que tem um quarto de costura? São milhares de botões, linhas, agulhas, retalhos, entre outros vários itens. Para o quarto de costura se tornar o tão temido “quarto da bagunça” é mais fácil do que você imagina. Para não chegar a este ponto, mantenha-o em ordem e guarde tudo nos seus devidos lugares, sempre! Se você quer uma ajudinha na organização, separei várias dicas fáceis e dá para improvisar usando o que tem em casa:
Tecidos e roupas
As prateleiras são importantíssimas para ajudar na organização do ambiente, e nelas, você organiza os tecidos dobradinhos e os produtos organizadores. Em grandes lojas de artigos para casa tem várias opções bacanas e custando pouco.
Dica: Se você faz roupas ou consertos, uma opção para deixar as roupas organizadas é pendurá-las em uma arara de roupas.
Dica: Se você faz roupas ou consertos, uma opção para deixar as roupas organizadas é pendurá-las em uma arara de roupas.
Se tiver pouco espaço na prateleira, uma ótima sugestão é guardar as sobras de tecidos fazendo rolinhos.
Sobraram retalhos? Conte com a ajuda de caixas transparentes e identifique o que será guardado em cada caixa.
Botões
Há várias maneiras diferentes de organizar os botões:
Caixinhas transparentes com divisórias. Esta é a ideia que mais gosto. Você pode destinar cada divisória para cada cor de botão ou se você tiver muitos botões, separe uma caixa inteira para a mesma cor (ou mesmo tom). Para guardar as caixinhas é só empilhar uma em cima da outra.
Forminha de gelo. Elas são perfeitas para os botões e outras miudezas.
Potinhos transparentes. Outra opção para guardar os botões (ou pecinhas) são estes potinhos que você encontra em lojas de embalagens. Se preferir, dá para reutilizar potinhos de temperos.
Linhas
Não existe um ambiente de costura sem linhas, certo? Para elas ficarem sempre à mão, veja algumas ideias para organizá-las:
Palitos. Sabe aqueles palitos de picolé? Eles são ótimos para organizar linhas e fitas sem embolar. Guarde-as em potes de vidro separados por cores ou tipo. Um charme, não?
Prendedores de roupas. Amei!
Organizadores de gavetas. Para quem gosta de organizar as linhas em gavetas, invista em organizadores de gavetas para deixá-las sempre em ordem.
Painel. Gosto muito desta forma de organizar as linhas. Você pode pedir para um marceneiro executar ou se quiser, improvise utilizando cortiça e pregos, e transforme-o em um quadro super bonito e claro, útil.
![]() |
Pregos + Cortiça + Moldura descolada |
Opção barata: lápis espetados em um isopor.
Potes de vidros jamais vão para o lixo, olha quanta ideia boa para organizar e decorar!
Se você tiver uma fruteira sem uso, que tal reutilizá-la no quartinho de costura?
Alfinetes e afins
Para não bagunçar, espetar e não perdê-los de vista, organize os alfinetes em um suporte magnético, eu uso aqui em casa e dá super certo!
Acessórios
Para quem não tem muito espaço, o painel de Eucatex furadinho é a solução. Fixe- o na parede e instale alguns ganchinhos para tesouras, linhas, lápis e demais itens. Simplesmente adoro!
Para você qual é a maior dificuldade encontrada na organização deste local? Comente abaixo, gostaria muito de saber!
Imagens: Pinterest
Imagens: Pinterest
Mudando de assunto
Hoje é dia de:
por Rafaela Oliveira
Amei as dicas…. Estava precisando!!
Obrigada Rafaela :))
Ideias maravilhosas..
Gostei muitoo!
;)
Obrigada Géssica :))
Oi Rafa,
Bem completo e caprichado o seu post!
Adorei!
Beijos
Obrigada Nina :))
Só fica organizado quando termino o projeto e arrumo tudo, rs. Para mim o mais complicado é manter todos os tecidos arrumadinhos, pq tiro tudo pra ver quem combina com quem, na hora de montar um projeto…
Oi Pathy! Já tentou organizar alguns composê juntos? Bjinhos
Pra quem trabalha com isso essa organização é perfeita.
Bem detalhado o post. Amei
Beijos
Obrigada Eve! :))
Muy buenas ideas Rafaella para tener todo nuestro cuarto de costura organizado
cariños
Obrigada Angelica:)) Bjinhos
Simplesmente amei todas estas dicas! Vou de certeza aproveitar muitas delas para organizar o meu novo espaço aqui em casa. Obrigada pelas imensas dicas de organização que partilha neste blog. Beijos
http://aminhaalquimia.blogspot.pt/
Obrigada! Fico muito em saber e poder ajudar! Bjinhos
Oi Rafael.
Gostei tanto do post de hoje que compartilhei no meu face. Espero que não fiques braba comigo. Caso queira ver o compartilhamento meu nome no face é Elisa Lumi Holiguti.
Beijos.
Oi Elisa imagina, tenho é mais que agradecer rs! Bjinhos e obrigada!
Ótimas ideias, linda! E o melhor, fáceis de executar! rsrs
To passando tbm pra divulgar meu blog! Estou com uma mega novidade que pode interessar a todas as antenadas da blogsfera! :D
Quer conferir?
Beijos querida
eladenoiva.blogspot.com.br
Oi Tarci, obrigada!
Vou lá conferir a novidade!
Bjinhos
Perfeito!!! Amei as dicas!!!!
Obrigada :))
Que maravilha! como eu queria ter um cantinho para guardar minhas costuras, minha máquina. Tinha um quarto, mas minha mãe veio morar comigo e o ocupou! agora só um filho indo morar sózinho para desocupar outro quarto, o que está difícil! rsrs
Gostei,amei,adorei.
Obg e bjinhos.
Amei seu blog, tem dicas muitos legais, que é o que preciso pro dia a dia.
Tem que simplificar nada de ficar o dia todo limpando a casa, isso é coisa do passado. Agora vou acompanhar sempre.
Bjs e até logo
Ass: Sula de Guarulhos
Oi Rafaela!
Passei pra conhecer e adorei seu cantinho ja estou por aqui…
Suas dicas são otimas, sempre q termino um trabalho arrumo meu ateliÊ, mas confesso q as fitas são as q mais me dão trabalho…rsrsrs
bjs!!!!
Tenho duas máquinas domésticas retas(uma portátil e uma com gabinete), uma galoneira e uma overlock (não são portáteis).eu espaço:3,50×1,50. Minha maior dificuldade é organizar os objetos nesse espaço tão pequeno. A mesa ficará na sala próxima. Aceito sugestão.Obrigada.
gostei do blog, parabéns !
Menina, fiquei encantada com todas tuas idéias, vou colocar algumas em prática. Sucesso pra vc.
Bj Neiva
gostei muito, ótimo post!
Preciso de idéias pra organizar elásticos, tanto roliços como chatos.
Trabalho com encadernação e eles consomem muito espaço.
Adorei o blog!
Parabéns!
m inha dificuldade e com os retalhos pequenos para organizar pois trabalho com aproveitamento. como fazer?marta
muito bom o post, adorei o blog .. abraços ..
Meu ateliê está uma zona. Massa, tinta, tecido, linha, tudo jogado. Motivo, meus filhos entraram lá e fizeram a festa. Não tenho ânimo nem pra entrar lá. Não sei por onde começar a arrumar. Kkkkkk. Beijos. Amo seu blog.
Olá Rafaela, adorei seu post, procuro ideias para dispor no painel de Eucatex, que instalei no meu quartinho. Gostaria de saber como instalar o varão ou um suporte para as fitas nele. Obrigada. Renata.
Boas idéias. O único problema que temos aqui no Nordeste, é a tal da poeira, onde tudo tem que ficar guardado, e o calor, também estraga muitos materiais.
é uma bagunça aqui nas minhas costuras,gostaria muito que fosse tudo organizado, dá até mais prazer em trabalhar.
Muito bom. Gostei das ideias
Adorei suas dicas! Gostaria de inspirações para guardar saquinhos de celofane para embalagens! Tenhos muitos de diversos tamanhos e eles ficam uma bagunça dentro da caixa!! Beijinhos!
Obrigada Elisa! Dá uma olhada nessa ideia, pode ser que ajude https://youtu.be/kup-BhLSP1w Bjinhos
No meu quartinho tenho uma mesa para maqui a de trico e outra para a de costura, me perco na arrumacao com os novelos de la, pecas pra terminar, ,linhas.
peguei algumas dicas aqui com vc, mas e os novelos grandes o que faco para organiza-los?
bom dia eu gostava de saber se vendem que gostei muito da paigina
Adorei as dicas. Tudo muito lindo e fácil de organizar. Obrigada pelas dicas.
Adorei essas dicas, vou arrumar meu quartinho de costura hoje mesmo!
OLÁ! BOA NOITE. MINHA MAIOR DIFICULDADE POR INCRÍVEL QUE PAREÇA SÃO OS TECIDOS E AS LINHAS. ESTOU MONTANDO MEU ATELIE E ESTOU PROCURANDO IDÉIAS DE ORGANIZAÇÃO. AMEI AS SUAS. BJSS.