10 out 2013
A cada bimestre que passa, recebo da escola da minha filha, milhares de trabalhinhos e atividades feitos por ela. Quem é mãe sabe do que estou falando, são trabalhos e papelada que não acaba mais. E quando o filho é pequeno, a quantidade só aumenta… Mas vamos combinar, é uma delícia ver a evolução dos nossos pequenos, não é mesmo? Bem, sou mãe coruja então acho todos os trabalhos lindos. Para tê-los como lembrança, eu guardo todos com muito amor e carinho em um lugar especial. Se você não sabe onde armazenar toda a papelada do seu filho, fica aqui uma sugestão:
Algum tempo atrás, quando ainda não tinha muitos trabalhinhos, guardava todos em uma pasta de plástico. A ideia de guardar na pasta é ótima, mas testei uma ideia melhor e muito mais prática: uma caixa de arquivo (comprada em papelaria).
![]() |
Caixa de arquivo |
Descarte
Para não acumular demais, faça uma seleção do que vai ou não guardar. Sim, eu sei, não dá vontade de descartar nenhum, principalmente os trabalhinhos fofos dos pequenos. A minha sugestão é que você guarde aqueles mais interessantes, ou datas comemorativas, como: Dia da Mães, Dia dos Pais, Páscoa, Natal, ou outras.
Organização
Para ficar fácil de achá-los coloquei dentro da caixa, pastas suspensas. Cada divisória está separada por ano escolar. Quando acabar as pastas é só adicionar mais. Para ajudar na identificação, imprimi os nomes na rotuladora.
No final de cada ano, eu ganho da escola, a foto da minha filha e sua turminha. Para lembrar e acompanhar a sua evolução, tirei xerox da foto e colei na frente da pasta suspensa. O efeito ficou 10! Atenção: cole com cola bastão para não fazer bolhas.
Quer uma ajudinha para deixar a capa linda? Montei um layout para você imprimir e colar a foto que quiser do seu filho. Deixei um espaço em branco para você escrever alguns dados, como: Nome, Ano escolar, Nome da professora e Nome da escola. Faça o download do tamanho original, clicando aqui.
Onde guardar?
Vou mostrar duas opções diferentes para guardar a caixa:
1- No escritório. Deixei-a em um cantinho do meu escritório e ficou ótimo. Como ela é transparente, não pesou na decoração, aliás, deu um toque especial. Outra ideia é guarda-la no quarto do seu filho.
2- Na prateleira dentro do armário. Se tiver altura, também dá para deixá-la em pé.
S.O.S falta de espaço
Se você não tiver espaço para a caixa, a melhor opção são as pastas de plástico ou pastas sanfonadas. Se quiser também, transforme-os em obra de arte e pendure! Veja as ideias neste post, clique aqui.
E os cartazes e maquetes? Como são grandes e tomam espaços, a melhor opção é tirar uma foto de cada trabalho e guardar junto com os demais.
Fica a sugestão para os Dia das Crianças, além de ser uma tarefa divertida, o resultado não poderia ser melhor!
Tenha um excelente dia,
Bjinhos Rafaela
Se você não tiver espaço para a caixa, a melhor opção são as pastas de plástico ou pastas sanfonadas. Se quiser também, transforme-os em obra de arte e pendure! Veja as ideias neste post, clique aqui.
E os cartazes e maquetes? Como são grandes e tomam espaços, a melhor opção é tirar uma foto de cada trabalho e guardar junto com os demais.
Fica a sugestão para os Dia das Crianças, além de ser uma tarefa divertida, o resultado não poderia ser melhor!
Tenha um excelente dia,
Bjinhos Rafaela
por Rafaela Oliveira
Olá, adorei as dicas, vou aproveitá-las lá em casa, imagina tenho duas filhas então são trabalhos em dobro, mas adorei a ideia. bj
http://desejoserperfeita.blogspot.com/
Que bom Kati! Imagino a quantidade que é …rs Separe uma caixa para cada uma e não tem erro! Bjinhos
Muito legal, disso sim eu preciso muito! Um beijo.
Fernanda Lacerda
http://subjectsgirl.blogspot.com.br
Legal Fernanda! Agora é só botar em prática! Bjinhos e boa sorte
adorei a ideia!
estou guardando meus trabalhos e apostilas da faculdade em caixas de plástico e fica super fácil de encontrar!
sua filha é muito linda!
beijosss
“A casa da Mi”
Obrigada Michele! :)) Bjinhos
Oi Rafa, tudo bem?
Ótimas dicas! Eu faço isso com os trabalhinhos mais importantes como vc, mas morro de dó de me desfazer dos outros…aí eu digitalizo todos! Fico com a versão digital de cada trabalho! Aqueles que não cabem no scanner eu tiro foto.
E desses digitalizados, eu separo os melhores para dar para a avó coruja e só depois faço o descarte dos que sobram.
Bjo querida. Lindo fds!
http://cafofodacacau.blogspot.com.br/
Marcela
Pense na alegria dessa avó rs. Muito legal sua ideia de presenteá-la. O legal de digitalizar é que você pode reproduzir vários, inclusive emoldurar e pendurar na parede, adoro! Bjinhos e tenha uma ótima semana
Oi Rafa
Adorei a dica,
eu tenho um problema o do meu filho é em folha A3 ou A2 não sei exatamente e não tenho lugar para colocar :(
Bjs
“Dekoratie”
Oi Dai! O que você pode fazer é tirar uma foto, ou se quiser te-los impressos, tire xerox do tamanho de uma A4, assim fica mais fácil de organiza-los ;) Bjinhos
Amei esse Blog! Parabéns pelo trabalho e pelo talento! :)
Obrigada :))
Olá, adorei sua postagem. Mas, fico pensando e os livros? Minha filha está no terceiro ano já tenho tantos livros guardados!!!! E não sei o que faço!
Oi Sandra! É verdade são muitos livros mesmo rss. Sugiro selecionar apenas os livros que poderá usar, os demais indico vc fazer uma doação… Abs
Rafa