08 mar 2014
5 Comentários
Vídeos

Como limpar o computador de forma rápida e eficente

Parece até bobagem, mas o teclado do seu computador pode estar “minado” de microrganismos que podem desencadear problemas de saúde. O contato com mãos sujas é a grande porta de entrada para estes intrusos. Mas, se você tiver o hábito de fazer lanchinhos sobre o teclado ou manuseá-lo depois de espirrar ou tossir, a quantidade de fungos e bactérias triplica e poderá contaminá-lo. Para manter o computador limpinho e longe de todos eles, uma limpeza a cada três meses é fundamental. Separe alguns minutinhos (sim, é rapidinho) e manda ver! Veja as dicas abaixo e o vídeo explicativo que fiz para ajudar ainda mais.
 
 
 
Vídeo explicativo, assista aqui.


 
Limpeza do monitor, teclado e mouse
 
Monitor
 
Produtos: Flanela (ou pano que não solte pêlos), produto especial para telas ou detergente e água.
 
Como limpar: Com uma flanela seca, remova a poeira. Para limpar a tela, borrife o produto especial no pano e depois seque com uma flanela limpa. Para limpar as demais partes, use diretamente a flanela umedecida em água, secando em seguida.  Caso o corpo do monitor esteja muito sujo, você pode misturar (com cuidado) uma pequena quantidade de detergente com água e aplicar na flanela. Depois de passar essa mistura na superfície, remova-a com outra flanela umedecida. Você pode usar álcool nas demais partes, com exceção da tela, desde que o produto seja bem diluído em água.
 
Teclado
 
Acredite se quiser, embaixo das teclas há sujeira que você nem imagina, como: poeira, cabelos, pelos e lascas de unha (ui!). Um paninho seco ou espanador, não basta para limpar e desinfetar, por isso ele merece uma atenção especial. Dividi as dicas em limpeza básica e limpeza profunda.
 
Limpeza básica
 
Produtos: Flanela, detergente, água, cotonetes, aspirador de pó, folha de jornal.
 
Como limpar: Coloque a folha de jornal sobre a mesa e vire o teclado de ponta cabeça. Depois, chacoalhe-o para que a sujeira embaixo do teclado caia sobre o jornal.
 
Pegue o aspirador de pó e com o ar frio, passe entre as teclas do teclado. Alguns modelos vêm com bocais mais estreitos, que permitem melhor sucção.
Pegue uma flanela levemente umedecida com água e detergente e limpe as teclas sem fazer muita pressão. Use o cotonete levemente umedecido com álcool propílico para limpar o espaço entre as teclas e os cantos que são inacessíveis para a flanela.
 
Limpeza profunda
 
Se o teclado estiver mega sujo, o processo acima pode não ajudar muito. Neste caso, é preciso tirar as teclas com uma pequena chave de fenda.
 
Como limpar: Com muito cuidado e sem fazer força, posicione a ponta da ferramenta entre as teclas e, com movimento de alavanca, remova-as. Lembre-se: o teclado é delicado e você não deve fazer muita força. Evite remover a barra de espaço. Ela é mais complicada de encaixar, pois possui uma armação de arame para melhorar a firmeza enquanto digitamos.
Já sem as teclas, use o aspirador para sugar as sujeiras maiores e, em seguida, use a flanela levemente umedecida e o cotonete para os cantos. Por último, seque com uma flanela seca e limpa. Não faça esse procedimento em notebooks.
 
Mouse
 
Produtos usados: Flanela, palito de dente, água e detergente.
 
Como limpar: O mouse pode ser limpo com uma flanela levemente umedecida em água e detergente. Se o seu mouse for óptico, uma simples limpeza na parte de baixo já resolve (dê atenção àquelas partes de borracha, que ajudam o mouse a deslizar).
 

Se o mouse é o popular “de bolinha”, vire-o de ponta cabeça e remova a tampa que segura a bolinha. Limpe-a com uma flanela umedecida, assim como a tampa. No local onde fica a bolinha é possível ver três roldanas. Nelas fica muita sujeira, que deve ser removida com o palito de dentes. Use-o como uma faca, cortando a sujeira e depois pince com ele o bloco de sujeira. Você vai notar que a roldana irá girar e a sujeira sairá facilmente.


Agora é com você!

Bjinhos

Rafaela Oliveira
Gostou? Compartilhe:
5 Comentários
Deixe seu comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

5 Comentários
  1. Otimas dicas. Eu sempre tenho preguica de limpar ocomputador, mas realmente ele eh mto sujo, assim como o celular.
    O prob eh q a gnt come enquanto ta no pc ne? Ai suja tudo.
    Uma dica legal eh usar o aspirador de po de carro, q eh menor e mais facil p lidar.
    Bjs
    casandosemestresse.com

  2. A parte ruim da história é a limpeza do teclado, o meu está sempre precisando de uma limpeza, pois geralmente fica manchado. Adorei as dicas, vou usar o cotonete, não lembrava que ele poderia ser útil.
    Beijos,
    Josy Santos.

  3. Adorei a dica! Como sempre seu blog tem dicas bastante práticas e úteis. Tem me ajudado muito. Beijos e sucesso!

  4. O meu computador é portátil,é bem fácil de limpar mas com certeza que tuas dicas são espectaculares!! Muitos beijinhos,tudo de bom para ti. http://sandrasofiaafonso1.blogspot.pt

  5. Amei e deu certo!