13 jun 2014
7 Comentários
Publieditorial

Como escolher a lavadora de roupas ideal

Está pensando em comprar ou trocar a máquina de lavar de roupas? Para ficar mais fácil escolher a máquina ideal, separei algumas dicas para ficar mais claro na hora da compra. Afinal, hoje tem tantos modelos e funções que até dá nó na nossa cabeça, não é mesmo? Aproveitando o gancho, a Novo Mundo que é uma loja super legal,têm vários modelos de máquinas de lavar e está com preços diferenciados. Vale a pena dar uma olhada lá antes de comprar. Vamos às dicas?





Capacidade da máquina

Há diversas capacidades de máquina de lavar, que são medidas através do peso de roupas secas suportadas por lavagem. Para decidir qual a capacidade correspondente ao uso em sua casa, leve em consideração a quantidade de roupas que serão lavadas por vez e calcule seu peso conforme a tabela abaixo:
Lembre-se também de levar em conta o volume das roupas. Por mais que um edredom pese 1 kg, por exemplo, seu volume é maior que dois tapetes de cozinha de 500g cada, ocupando mais espaço na máquina de lavar. Para ficar mais fácil entender, confira algumas recomendações gerais:
Lavadora até 9 kg

Ideal tanto para solteiros, quanto para casais com filhos pequenos. Normalmente, para quem mora sozinho e lava poucas roupas, máquinas de 5kg são ideais. Para casais sem filhos ou para duas pessoas que dividem a máquina, a capacidade deve ser um pouco maior, 6kg. Famílias com até 4 pessoas devem optar por lavadoras de 7 a 9 kg.



Lavadora mais de 9 kg

Para casais com filhos pequenos ou famílias maiores, máquinas a partir de 9 kg são mais indicadas. As mesmas dicas para a escolha de capacidade valem para tanquinhos e lava e seca, com a diferença de que a lava e seca também é secadora (2 em 1) e que os tanquinhos são semiautomáticos (não centrifugam as roupas e demandam mais participação durante a lavagem).



Programas de lavagem

Os programas de lavagem também são tão diversos quanto a capacidade das máquinas de lavar. Conheça os mais comuns e suas funções:

Molho: como o nome sugere, a roupa fica submersa na água, o que ajuda na remoção das sujeiras mais difíceis.

Funções inteligentes: cada modelo de máquina apresenta suas funções inteligentes próprias, que dizem respeito às lavagens que consideram o tipo de material que compõe a roupa, como jeans, algodão, seda, etc.

Tira manchas: combina tipos de molho e lavagens específicas para a remoção das manchas mais difíceis, como em meias, colarinhos e punhos de camisas.

Função amaciante: mantém as roupas de molho no amaciante por até 12h, deixando-as perfumadas por mais tempo, além de evitar a formação de bolinhas nos tecidos.

Lavagem rápida: ciclo padrão de lavagem disponível em muitas máquinas de lavar. Prioriza algumas etapas da lavagem, agilizando o processo.

Função adiar lavagem: permite programar a lavagem para ser feita no horário que você quiser.

Além das funções mais comuns, você vai encontrar máquinas com programas de lavagem especiais, como lavagem de tênis, por exemplo. Leve em conta seu perfil de uso e defina quais são prioritárias, para escolher bem. Veja alguns exemplos:

Consumo de energia

Algo que não deve ser deixado na hora de escolher sua máquina de lavar, é o consumo de energia. O INMETRO ajuda o consumidor a identificar quais são as melhores máquinas de lavar nesse quesito através do selo Procel, que funciona através de uma classificação que vai de A a E:



A- são as que menos consomem energia
E- (mais próximas da classificação E)- são as que mais consomem energia
Se você ficar em dúvida entre a lavadora com eficiência B e uma com eficiência D, a melhor pedida é o selo procel B.
Tipos de lavadora
Há dois tipos de máquina de lavar: a front load, que é a lavadora de roupas frontal e a top load, lavadora de roupas de abertura superior. Além do design diferenciado, o processo de lavagem varia de uma para outra. Veja:

1- Lavadora de roupas frontal: tem o cesto de roupas posicionado horizontalmente, funciona por tombamento, ou seja, a movimentação é feita de cima para baixo em direção contrária à água, causando o atrito que remove as sujeiras. É comum esse tipo de lavadora ser uma lava e seca. O sistema de tombamento economiza água e energia, agride menos os tecidos e é bem mais silenciosa. Por outro lado, máquinas desse tipo são mais caras, tanto na aquisição, quanto em relação as peças de reposição, além de não possibilitarem colocar mais roupas após o início da lavagem (o que derramaria água por tudo).


2- Lavadora de roupas de abertura superior: é a mais comum nas casas brasileiras, lava por agitação ou turbilhonamento. É mais prática na hora de colocar as roupas e pode acrescentar roupas quando quiser. Máquinas de lavar por agitação são aquelas que têm um agitador no centro produzindo um efeito “vai e vem”.



Qual é o modelo da sua máquina?

Bjinhos e boa sorte :)

Rafaela

Este post é um publieditorial, ou seja, recebi dim -dim para postar. Como gosto de deixar tudo bem claro pra vocês, só posto aquilo que gosto e de interesse dos leitores.
Gostou? Compartilhe:
7 Comentários
Deixe seu comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

7 Comentários
  1. Rafa
    Muito bom o post, gostei especialmente da parte que fala da capacidade.
    É interessante lembrar que essas máquinas, principalmente as frontais, tem uma grande durabilidade (10, 15 anos), por isso resolvi comprar um tamanho grande, pois hoje somos dois, mas daqui 5 ou 10 anos, podemos ser 3, 4 ou 5 rsrs…

  2. Vale a pena o custo beneficio da lavadora frontal realmente estraga menos a roupa…e economia de água. Quando voce organiza e separa não precisa acrescentar.Tenho uma Eletrolux a 13 anos maravilhosa só tive problema uma vez que a funcionaria quiz abri-la antes da hora, estou relutando pra trocar porque preciso de uma com capacidade maior (a familia aumentou) mas não sei se vou encontrar uma que tenha a mesma durabilidade 13 anos e ainda está como quando eu a comprei…

  3. Carla cristina Lobato de Sá

    Comprei uma máquina de lavar da marca panasonic que é ótima, ela é um misto das duas que vc descreveu.Lava por tombamento com a abertura na vertical com uma super capacidade, lava 16k de roupas, inclusive edredons tamanho king. Valeu bastante a pena . Parabéns pela chegada do bebê, saúde aos dois. Bjs. Carla Cristina

  4. Anonymous

    Tenho uma Prosdócimo há quase 20 anos e agora começou a apresentar os problemas da idade!

    Acho que a marca deixou de existir.

    Pretendo comprar uma nova e, aqui, descobri que o ideal pra mim é a de 8,5 kg … porém, ainda não sei o melhor custo x benefício entre as marcas e modelos disponíveis no mercado.

    Estou receoso com a Samsung por conta dos comentários referentes às assistências técnicas, bem como apresentação de defeitos em curto período de uso.

    Robson Eustáquio de Mesquita

  5. DENISE SIPRIANO PENA

    Oi Rafaela tudo bem?
    Amo seu Blog e estou procurando informações sobre como fazer para empilhar máquinas lavadoras e secadoras com segurança. Agradeço desde já. Bj

  6. Isadora Martinez

    Oi Rafaela, adorei o post!
    Uma ótima opção para quem está perdido, em qual é melhor seja para um casal ou uma família com mais pessoas. Além disso, na hora de comprar, pesquisar por preços on-line é uma maneira de economia, já que é possível economizar até 50% em algumas lojas on-line. Aqui: http://www.saveme.com.br/cupom-desconto tem algumas alternativas de cupons de desconto.