personal organizer
26 jul 2013

Bate papo com a Personal Organizer Irene Loureiro

Gostaria de apresentar a vocês a Personal Organizer e queridíssima Irene Loureiro. A Irene trabalha com a organização desde 2007, comanda a empresa  Benfatto Organiza  e ministra o curso de Qualificação para Organizadores profissionais pela OZ! Organize sua vida. Ela, inclusive foi a minha professora do curso de Personal Organizer e que amei fazer. A convite do blog Organize sem frescuras!, ela está aqui para tirar algumas dúvidas sobre a profissão e também sobre organização da casa, vamos ver?




Organize sem frescuras!: O que faz um Personal Organizer e qual é o seu objetivo?

Irene: A área de atuação de um Personal Organizer é muita ampla, e de forma geral esses profissionais podem dar consultoria e organizar espaços físicos de residências e empresas. É importante ressaltar que em maior ou menor grau, estarão organizando processos de trabalho quando se tratar de ambientes corporativos e a rotina doméstica em espaços residenciais.
O objetivo será sempre aumentar a produtividade e bom ambiente de trabalho em espaços corporativos e melhor qualidade de vida em espaços residenciais. 

OF: Qual é o primeiro passo para se tornar um organizador profissional?

Irene: Primeiro passo: O autoconhecimento, a pesquisa e planejamento do negócio, e procurar uma qualificação básica. Quando falo de autoconhecimento quero dizer que muitas alunas gostam do assunto “organização”, mas ser um Personal Organizer exige gostar de passar conhecimento a outras pessoas, entender seus limites e necessidades, pesquisar muito o assunto e conversar com outros profissionais da área. 
Segundo passo: Tendo certeza do que quer, o próximo passo é planejar o seu negócio e adquirir uma qualificação básica para atuar no mercado através de cursos.

OF: Depois de fazer o curso, como se inserir no mercado de trabalho?

Irene: Ministro o curso de Qualificação para Organizadores Profissionais desde 2007, neste curso orientamos e damos os passos iniciais relacionados à Marketing Básico para prospecção de clientes, material de divulgação e as tendências de mercado para o Organizador Profissional. Não vejo como se inserir no mercado sem esta preparação.

OF: Uma pessoa desorganizada pode se tornar um organizador profissional?

Irene: Eu acho que uma pessoa desorganizada que está procurando mudança de hábitos e conhecimento para resolver seus problemas pode futuramente se tornar um Organizador Profissional, com a vantagem de entender melhor o que se passa com seu cliente. Por outro lado, alguém que é desorganizado e não está tomando nenhuma atitude em relação a isso, não tem condições de atender plenamente seu cliente.

OF: Tem pessoas que adoram organizar a casa, esta pessoa poderá se tornar um organizador profissional sem fazer o curso?

Irene: Acho possível sim, porém vai chegar um momento em que ela terá que ter atitudes e procedimentos que tornem sua atividade mais profissional  e vai acabar  procurando fazer algum curso de qualificação para se sentir mais segura (isso tem acontecido com muitas alunas).

OF: Como é cobrado o trabalho? Qual é a média de preço?

Irene: O valor geralmente é cobrado por diárias que podem variar de 6 a 8 horas. A organizadora com base na sua experiência, região, área de atuação e nível de complexidade da organização pode cobrar entre R$ 400,00 e R$ 600,00 em média cada diária. 

OF: Qual é a maior dificuldade encontrada no trabalho?

Irene: Pela minha observação nestes anos dando curso e respondendo as dúvidas das alunas, eu acho que é a prospecção de clientes, fazer orçamentos no início da atividade e como lidar com perfis diferentes clientes.

OF: Sei que algumas organizadoras depois que executam o trabalho, retornam dias ou meses depois para fazer uma manutenção da organização. Durante esse período, você nota que a pessoa mudou alguns hábitos? Se sim, quais foram…

Irene: É natural que o aspecto estético da organização se perca um pouco depois de alguns meses, mas no geral a categorização e a preocupação em organizar no lugar correto é maior, pois afinal, a contratação da prestação de serviços foi um investimento. Percebo também (não em todos os clientes), um cuidado em comprar com mais critério apenas o que precisa, mas é sempre um desafio…

OF: Em sua opinião, qual é o segredo para manter a casa em ordem?

Irene: Sei que a frase está pra lá de batida, mas tenho cada vez mais certeza que o “menos é mais”. Quando os clientes me ligam buscando soluções para sua rotina e ambientes, eu sempre digo: “simplifique sua casa”. A nossa sociedade está passando por um período de transição, as tarefas domésticas não serão mais executadas por empregadas domésticas – em muitas famílias isso já é uma realidade. A organização fica mais fácil quando nos livramos dos excessos, o desafio é conseguir isso quando a mensagem que nos é passada diariamente é justamente o oposto: “ter, comprar, adquirir…”.

Para quem quer ser um Organizador Profissional saiba que é um trabalho que requer muita dedicação, responsabilidade e amor. No começo, poderá ser difícil, como em qualquer outra profissão, mas se você fizer um bom trabalho, clientes e oportunidades não vão faltar! (Rafaela Oliveira).

Para lembrar com muito carinho….

Foto da minha turma do curso de Personal Organizer pela OZ Organize! ministrado pela Irene Loureiro. Amei!



por Rafaela Oliveira
Comente aqui
7 comentários em “Bate papo com a Personal Organizer Irene Loureiro”
  1. Marilda Maia26/07/13 • 10h13

    A DOREI O SEU BLOG, MUITAS DICAS DE LIMPEZA VOU COMPARTILHAR NO FACE.

  2. Kaká26/07/13 • 13h17

    Muito bom. Sempre com novidades pra gente! Parabéns pelo site!

  3. Anonymous27/07/13 • 09h06

    adoreii..

  4. Liliane de Paula28/07/13 • 09h42

    Acho que aqui no Recife, não tem esse curso.
    Já sou organizada mas indicaria para quem não é.

  5. Fernanda Holt28/07/13 • 12h44

    Bem bacana a entrevista, Rafa. Ótimo o conselho da Irene de simplificar a vida e a casa e pararmos de consumir enlouqucidamente. Beijos, Nanda

  6. Esmeralda Oliveira de S. Almeida06/04/16 • 13h10

    Rafaela gostaria de sua indicação para um curso no Rio de Janeiro de Personal Organizer.
    Obrigada

    • Rafaela Oliveira09/04/16 • 21h04

      Olá Esmeralda tudo bem? Dá uma olhada nos cursos da OZ Organize, sei que ministram cursos no Rio. Bjinhos e boa sorte! Rafa

Navegue pelas categorias
Voltar para a Home