Organização
18 set 2013

Organize e ganhe muito mais espaços

Um dos grandes inimigos da organização é, sem dúvidas, o consumo exagerado de roupas, produtos, ou qualquer coisa. Se para algumas pessoas dá prazer em comprar, para outras, dá dor de cabeça só de pensar onde guardar tudo. Morar em uma casa maior, ou trocar o armário não é a solução. A finalidade da organização é se livrar das coisas supérfluas e tirar proveito daquilo que você tem. Como estímulo, pense no espaço extra que ganhará após organizar um armário ou um ambiente inteiro. Para ajudar, aqui estão algumas dicas simples para organizar a sua casa e sua vida. E lembre-se: o menos é sempre mais!
 


 

1- Sacos e caixas sempre! Tenha sempre sacos de lixo para jogar as coisas quebradas ou que não prestam, sacolas para fazer doações aos amigos ou à instituições, e caixas organizadoras para o que decidiu manter em casa.
 
2- Etiquete. Ao guardar os objetos nas caixas, identifique-as com etiquetas adesivas e marcadores. É comum achar que vai se lembrar do que guardou dentro de uma caixa, mas, na verdade, certamente vai se esquecer.
 
3- Limpe. Aproveite que está tirando tudo do lugar e limpe as gavetas e os armários durante a organização (se tiver tempo). Para proteger, e de quebra deixar as gavetas e prateleiras mais bonitas, forre-as com papel contact ou tecido adesivo.
 
4- Seja firme e forte! Coloque na balança o valor sentimental de um objeto. Avalie o espaço disponível e sua real utilidade.
 
5- Faça perguntas mágicas. Questione: “Isso funciona? Ainda vou usar? Vou me lembrar de onde guardei?”. Se a resposta para alguma pergunta for “não”, o objeto deve ser reciclado, guardado em outro lugar ou descartado.
 
6- Use ou passe pra frente. Se você ainda está esperando o dia “D” para usar os presentes (em caixas) de casamento, que tal usá-los e dar outra cara para sua casa? Evite deixar o melhor para depois, use o melhor que tiver todos os dias.
 
7- Um entra, outro sai. Esta regrinha serve para tudo. Para cada peça nova adquirida, tente achar outra que possa reciclar, doar ou descartar.
 
8- Lixo, último destino. Só quando não conseguiu vender, doar, reciclar ou reutilizar um objeto é que deve finalmente jogá-lo fora. Entre na onda do sustentável!
 
9- Estabeleça limites. Não tente reorganizar sua casa inteira de uma vez só, senão acabará desistindo. Organize um cômodo por vez e estabeleça um limite de tempo para isso.
 
10- Bagunce. Não tenha medo de piorar a situação no início. É impossível fazer uma boa organização sem antes produzir uma bagunça. Só assim, a ordem poderá ser restaurada depois.
por Rafaela Oliveira
Comente aqui
23 comentários em “Organize e ganhe muito mais espaços”
  1. Nanda Holt18/09/13 • 09h37

    Ótimas dicas, Rafa. Doei muita coisa antes de me mudar par o Canadá, mas ainda não consegui guardar todas as roupas que trouxe: faltam alguns cabides. Mas, quero ver se hoje mesmo depois do trabalho vou comprá-los para acabar de ajeitar esse setor da casa. Obrigada pelo post inspirador. Beijinhos da Nanda

  2. Anonymous18/09/13 • 10h01

    Adorei as dicas!

  3. Juliana Amado18/09/13 • 11h56

    Ameeeeeeeeeeeeeeeeeeei esse post! Estou na fase de esvaziar os armários… já mexi no das roupas dobradas e saparei para doar… falta mexer nas penduradas.
    Beijos.

  4. Ana Maria Braga18/09/13 • 13h24

    É mais ou menos isso que faço.
    Não sou acumuladora e não tenho apego a nada.
    Bjs

  5. Andressa Rodrigues18/09/13 • 15h51

    Perfeito!
    Também não gosto de guardar o que não uso mais..faço doação ou simplesmente jogo fora o que não presta..dando espaço para coisas novas!!!

    Beijos
    Andressa
    http://pimentasdocepimentas.blogspot.com.br

  6. Karin Filgueira19/09/13 • 00h07

    Vou guardar e praticar esse post – sensacional e simples, ao mesmo tempo, né, amiga?
    Obrigadão!!!

    Deus abençoe!
    Bjs!!!
    Karin Filgueira
    BLOG: – Meu Doce Lar

  7. Brenda Chagas19/09/13 • 09h38

    Simplesmente estou apaixonada pelo seu blog, ele já faz parte da minha barra de favoritos ! Estou em processo de mudança e chegada um baby em novembro, então organização é prioridade nesse momento ! Por favor, não pare de postar porque venho todos os dias aqui pra ver novidades e reler o que achei interessante. Ah, votei no seu blog, é claro ! Beijos e sucesso :D

    • Rafaela Oliveira20/09/13 • 22h27

      Oi Brenda muito obrigada! Fico muito feliz em saber e estarei sempre postando novidades. Muitas felicidades para você e seu baby, que ele venha com muita saúde! Bjinhos

  8. Eliane Luciano19/09/13 • 11h46

    Perfeito! Ótimas idéias!!

  9. Rosaria Amorim19/09/13 • 13h09

    Oi Rafaela, eu estou precisando primeiro desapegar, pois aqui eu estou ficando sem espaço, e é por esse caminho que devo começar a trilhar, desapegar, mas é difiiiiiiicil. Um Bj no seu coração.

    • Rafaela Oliveira20/09/13 • 22h31

      Oi Rosaria! Pode parecer difícil o desapego, mas você não imagina a diferença que dá, é incrível! Pense assim: energia velha sai e energia boa entra, isso ajuda muito! Bjinhos e tenha um ótimo final de semana

  10. Dai Dekoratie20/09/13 • 15h23

    Oi Rafa!
    Tirei dois dias de folga, vou ter q fazer um faxina dessas, pois ñ tenho mais espaço :(
    Adorei as dicas vou usar esse final de semana :)

    Bjs
    “Dekoratie”

    • Rafaela Oliveira20/09/13 • 22h32

      Isso Dai, faça mesmo você vai adorar o resultado! Depois conta como foi… Bjinhos e tenha um ótimo fds

  11. Amanda Lavinas18/02/14 • 22h09

    Menina, seu site é uma mão na roda !!! Adorei !

Navegue pelas categorias
Voltar para a Home