30 abr 2014
23 Comentários
Organização

Organizando a vida financeira em apenas 4 passos

Cuidar da casa, dos filhos, do trabalho, da saúde, da beleza, do marido,… (não acaba) toma um tempo danado, certo? Tirando todas essas tarefas, ainda resta outra tarefa super importante e que merece atenção especial: a organização da nossa vida financeira. Para evitar que as finanças virem um verdadeiro caos, algumas dicas devem ser levadas em consideração. Abaixo, você verá quatro passos simples de controlar os gastos. Quem montou esta santa ajuda, as dicas foi Felipe Araujo, autor do blog Planilha de Gastos, veja abaixo:
 
 

 
Passo 1 – Definição de Objetivos Financeiros
 
O primeiro passo é definir os seus objetivos financeiros. Responda à pergunta: qual é meu próximo objetivo financeiro? Guardar 10% ao mês para aposentadoria? Comprar um carro? Comprar um apartamento? Fazer uma faculdade? É importante ser bem específico ao determinar os seus objetivos financeiros.
 
Passo 2-  Orçamento Mensal
 
O segundo passo consiste em elaborar o orçamento mensal. Aqui você irá fazer uma previsão do quanto você recebe e quanto você acha que gasta mensalmente com educação, alimentação, lazer, etc. Esse passo é muito importante, pois você irá comparar o que você espera dos seus gastos com os seus gastos reais! Esse exercício normalmente revela muita coisa sobre o seu comportamento de gastos e irá ajudar a controlá-los.
 
Passo 3- Apontamento de gastos
 
Agora chegou o momento de apontar os seus gastos. Aloque os seus gastos nos grupos corretos e compare com a previsão feita no passo 2. Esse trabalho será árduo no começo, mas o controle de gastos nada mais é do que DISCIPLINA.
 
Passo 4 – Análise do Previsto x Realizado
 
Você gastou mais do que o previsto? Por quê? Ou gastou menos? Ao fazer essa análise mensal, você irá condicionar os seus gastos com a sua previsão e irá começar a ter o controle sobre você. Entenda que isso é essencial para você partir para o seu sucesso financeiro.
 
Para ajudar, Felipe deixou em seu blog, uma planilha bem detalhada no Excel para você montar a sua e se organizar melhor. Quem quiser baixar, clique aqui. Na própria planilha tem dicas de como usá-la. Acho que vale a pena imprimir e deixar numa área visível do seu Home Office ou cantinho preferido.
 
E você, como organiza sua vida financeira? Compartilhe suas dicas conosco!
 
Bjinhos
 
Rafaela

 

Gostou? Compartilhe:
23 Comentários
Deixe seu comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

23 Comentários
  1. Anonymous

    Eu utilizo uma ferramenta chamada Minhas Economias, que possui uma versão web e app para Android e iOS. Tem me atendido muito bem.

  2. Minha vida mudou depois de começar a organizar finanças hahahaha, sabendo separar os gastos, as economias e as vontades.

  3. Yo necesito organizar mi vida financiera Fátima querida ¡,, buenos consejos ,,,que tengas un óptimo fin de semana
    Besos

  4. Está aí uma coisa que sou super sistemática: tenho até planilha com várias abinhas para calcular tudo e levar todos os investimentos e despesas bem controlados.
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br/

  5. Honestamente está uma bagunça!!! Vc acha que vale a pena reescalonar os empréstimos para diminuir o valor das as prestações? Elas estão muito altas! Tem dias que dá desespero. Já cancelei todos os meus cartões e agora acho que a meta é liquidar as dívidas!!

  6. Muito bom o post. Como em breve vou começar a trabalhar, já quero economizar e ser muito organizada e sempre leio sobre isso :)

    http://www.chadecalmila.com

  7. As dicas são boas, o problema é que eu não funciono muito bem sendo controlada ‘-‘ sou consumista, não aguento juntar dinheiro sabe ai pronto, só é começar um controle que a coisa explode. Eu até tento, baixei uma planilha num blog “morando sozinha” e vou tentar seguir, duvido muito que chegue até o fim do mês, masssss vamos tentar neah

    Beijinhos :* Twitter @vidadebloguette
    http://vidadebloguette.blogspot.com.br/

  8. Anonimo baixei o app , gostei muito obrigada por informar Rafaela obrigada pelas dicas . Sempre nota 10.

  9. Roberta

    Excelentes dicas, estou aplicando muito suas idéias e sugestões. Parabéns pelo trabalho.

  10. ana paula

    nao consegui baixar a planilha pode me enviar no email??

  11. Altamires De Oliveira

    Olá tudo bem?
    Amoooo organizar e limpar e amo o seu blog e videos …tenho seguido todas as dicas…porém nao consegui abrir a planilha financeira…me manda por email por favorrrr!!!!!
    tamy_s2_oliveira@hotmail.com…Obrigada pelas dicas.. QUE DEUS A ABENÇOE SEMPRE!!! BJOSS!!

  12. Mariana de Souza Paulino

    Adooooorando suas dicas !!!
    Parabéns as coisas são bem acessíveis :)

    Não consigo abrir a planilha se puder me manda por favor,
    marianadesoouza@hotmail.com

  13. Josiane

    Gostaria de receber a planilha financeira

  14. Priscila Gois

    Solicito que envie a planilha por e-mail. Grata.

  15. Gabriela

    Você poderia me enviar a planilha está indisponível.

    Obrigada.

  16. ANA PAULA SANTOS

    Olá Rafaela,não consegui baixar a planilha.Você pode me ajudar?
    Bjs…

  17. tawany

    NAO CONSIGO IMPRIMIR A PLANILHA PODE ENVIAR POR E-MAIL ESTOU ADORANDO AS DICAS VC É OTIMA PARABENS!!!!