19 ago 2012
14 Comentários
Organização

Teste: Qual é seu grau de organização?

Este teste é bem interessante para ver como você é com relação à organização, se você tiver apenas 5 minutinhos, faça o teste para ver o que dá, eu fiz e é muito legal! Minha pontuação deu no total de 35 e a sua?

Leia também o link: “Primeiros passos para organizar“.

Escolha o número (de 1 a 4) que corresponde melhor sua resposta a cada uma das frases seguintes:
1-     Raramente ou nunca
2-     Algumas vezes
3-     Muitas vezes
4-     Quase sempre
o   Fico cansado só de pensar em tudo o que tenho de fazer para me organizar.
o   Meus colegas de trabalho e meus familiares acham que sou desorganizado.
o   A falta de tempo e de espaço me impede de ser mais organizado.
o   Estou sempre pensando que deveria ser mais organizado.
o   Perco muito tempo procurando coisas todos os dias.
o   Eu sou desorganizado.
o   Sempre deixo as correspondências se acumular antes de cuidar delas.
o   Guardo as coisas porque acho que posso precisar delas algum dia.
o   Sinto-me culpado quando jogo alguma coisa fora.
o   Deixo coisas fora do lugar para servir de lembrete.
o   Não tenho tempo para mim mesmo.
o   Quando tudo fica bagunçado, penso comigo mesmo: “Lá vou eu outra vez!”.
o   Não suporto a ideia de me separar de nada que me pertença.
o   Tenho pavor de abrir armários e gavetas em casa e no escritório.
o   Quando a bagunça de minha casa me ameaça, eu caio fora.
o   Quando alguém me visita inesperadamente, procuro evitar que repare na casa toda.
o   Falto os compromissos marcados e esqueço tarefas importantes.
o   Tenho dificuldade de lembrar aniversários, feriados, e datas especiais.
o   Sinto que realizo muito pouco a cada dia.
o   Para mim, ter sucesso é estar ocupado.
o   Sinto-me levado para três direções ao mesmo tempo.
o   As cartas de cobrança é que me lembram de que tenho contas a pagar.
o   Arrasto os débitos do cartão de crédito de um mês para outro.
o   Vivo esperando o dia do pagamento do salário.
o   Acho muito difícil manter o equilíbrio entre orçamento e poupança.
____ Total
Verifique a contagem
81 a 100: Você teria tanto a ganhar se organizasse sua casa e sua vida! Manter a ordem faria despencar seu alto grau de estresse e frustração, pouparia tempo e energia para dedicar as coisas mais gratificantes e removeria obstáculos ao sucesso. Comprometa-se a dar hoje o primeiro passo para mudar e persista!
61 a 80: Você provavelmente está sofrendo os efeitos cumulativos da desorganização. A desordem vem aumentando com o tempo, e parece que a passagem dos meses e anos só o torna mais e mais dispersivo. Mas não perca a esperança de resolver o problema com a combinação adequada de esquemas e estratégias de organização. Apenas não espere um milagre da noite para o dia!
41 a 60: Você talvez não se considere uma pessoa desorganizada, mas por uma razão qualquer sente que a desordem aumentou ultimamente. Quem sabe você está apenas tentando se ajustar a uma grande guinada – novo emprego, mudança de casa, outro relacionamento afetivo ou a perda de uma dessas coisas. Voltar a se organizar lhe devolverá a estrutura necessária para enfrentar esse momento de transição. Por outro lado, se você sempre foi desorganizado, aprender novas habilidades para evitar a bagunça, pode ajudar muito.
25 a 40: Sua capacidade de organização está bem desenvolvida, e você sente prazer com isso porque conhece os benefícios. Por manter-se no controle da situação, consegue fazer mais que o programado para cada dia. Se estiver em busca de uma carreira, considere a possibilidade de se tornar organizador profissional.
Tenha um ótimo domingo, até a próxima!
Gostou? Compartilhe:
14 Comentários
Deixe seu comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

14 Comentários
  1. Que post ,mara, amei !
    Beijo no ♥!
    Tenha uma semana de sorridentes alegrias !
    http://casascoisaseoutros.blogspot.com.br/

    “Não sacrifique o dia de hoje pelo de amanhã.
    Se você se sente infeliz agora, tome alguma providência
    agora, pois só na seqüência dos agoras é que você existe.”
    Clarice Lispector

  2. Olá!
    O meu deu 68 :/
    Antes de fazer, ao ler as respostas imaginei que fosse dar esse mesmo. Sou uma pessoa desorganizada por natureza, mas amo as coisas arrumadas, organizadas, limpas. Na verdade eu ate gosto de arrumar, limpar. O que mata é a desorganização. O tempo parece que te come, vc nao consegue executar o que planejou ou o que queria mas nem conseguiu planejar.. nao sobra tempo para coisas prazeirosas na maior parte das vezes, como cuidar de si, tempo com o marido, ver um filme, ler um livro.. e sobra estresse e frustração… luto para vir tentando melhorar… acho que um dos meus males é o perfeccionismo.. aquele bicho chato que te faz querer fazer demais e no final vc nao consegue fazer o que se propôs.. nunca dá tempo, pq vc esta sempre querendo fazer mais que o possível.. Uma luta diária.. a resposta do teste deu bem de acordo comigo.. Tenho consciencia do beneficio da organização, dos planejamentos diários para tudo, vivo lendo sobe isso.. Quero fazer, mas dificil pra mim colocar na prática.. nunca vai.. Tenho uma filha pra completar o rolo todo (rs), depois dela fiquei muuuuito mais desorganizada.. ela nunca teve rotina, agora começou na escola e estou tentando organizar, à força, pq tem que ter horario para a escola.. tá um stress só..
    Um dos meus maiores desejos é contratar uma personal organizer pra ajudar a botar ordem na minha vida.. se eu tivesse R$$ já tinha feito isso. Sonho de consumo.
    Obrigada por compartilhar suas dicas.. continuo tentando aplicar dicas de organização e planejamento em casa, e em mim, claro.
    Tendo alguma dica infalível, por favor, pode me escrever! :)
    Adorei o blog.. o mais simples e de linguagem mais acessível que li até hoje, sobre organização.

    Bjs!

    • Olá Thalita tudo bem? Que legal que fez o teste e que gosta do blog tb, obrigada! Fico muito feliz em receber comentários e saber um pouquinho de cada pessoa que passa por aqui. A falta de tempo é o maior problema na organização para muitas pessoas, mas como pra tudo dá -se um jeito,a bagunça aos poucos vai indo embora, mas para isso a melhor dica que posso te dar é organizar aos pouquinhos, tipo 5 min. por dia, demora mais, mas a medida que for organizando e vendo os resultados, te dará motivação para organizar o resto e sobrará mais tempo pra vc desfrutar as melhores coisas da sua vida. E para organizar não precisa de muito $, dá pra improvisar muita coisa legal e útil usando o que tem em casa mesmo. E quanto a rotina da sua filha, no começo é um pouco difícil mesmo, mas aos poucos ela vai se acostumando e vc tb, aqui em casa foi assim tb! Mas fico aqui a sua disposição para tirar qualquer dúvida, estarei torcendo por vc e tenho certeza que irá conseguir! Bjinhos e seja sempre bem vinda

    • vania rosenthal

      O meu deu 60, Rafa! Eu me identifiquei demais com o comentário da Thalita Ribeiro. Até parece que era eu escrevendo! Através de terapia, sei que tenho a fantasia da perfeição, do ideal, fantasia essa que é extremamente paralisante. Eu me aposentei este ano e achei que agora tudo seria mais fácil. Ledo engano, pois a minha essência não mudou. Estou adorando os seus posts! São realistas, bem feitos e as dicas bem adaptáveis à realidades diversas. Parabéns pela sua imensa generosidade. O mundo precisa de pessoas assim.

  3. Mayara A. B. da Silva

    Fiz 30 pontos! Admito que me surpreendi, pensei que não fosse tão orgaanizada assim! Fiquei muito feliz e agora olhando minha casa percebo que sou organizada mesmo, rsrsr.
    Parabens pelo blog! Acompanho há alguns meses e não paro mais!
    Beijos

  4. Olá. graças ao facebook descobri vc.kkkk amei logo de cara.
    Bem minha vida é 1 marido, 2 filhos,1 enteado que mora aqui e mais 1 enteado que vem no final de semana, enfim, quando acaba o final de semana ou as férias minha casa fica um terror, é comida no sofá, bagunça total e etc…
    Eu fico um estresse porque é tudo pra mim fazer, a desorganização é grande e como tenho 2 crianças pra cuidar em tudo, acaba o dia e eu estou cansada e nada resolvido.
    Gostaria de dicas de organização de guarda roupa, tralhas que não ficam no lugar certo,e como moramos de aluguel aí é mais dificil. porque não tem como organizar as coisas num certo lugar.
    Ficarei no aguardo e bjus.
    Há meu nível foi 65.kkkkk

    • Olá tudo bem? A primeira coisa que posso dizer é : não perca as esperanças! Pode ser muito difícil no começo, mas aos poucos tudo entrará nos eixos! Faça um pouco a cada dia, para não ficar ainda mais cansada. Vale pedir ajuda para quem convive com vc tb, pois se não, ficará difícil manter qualquer organização. Este link tem dicas ótimas para organizar o guarda roupa: http://www.organizesemfrescuras.com/2012/05/como-transformar-seu-closet-ou-armario.html. E tralhas não tem jeito, é separar o que usa e não usa. O que não for usar e estiver ocupando espaços, não pense duas vezes: lixo ou doação. Espero ter ajudado, qquer outra dúvida é só perguntar, bjinhos

  5. Anonymous

    Uau! esse é o primeiro teste que dá certinho comigo. Fiz 53 pontos.E a Grande guinada foi meu casamento e a mudança de casa… A minha casa está uma bagunça terrível, e tem dias que não controlo o estress… a felicidade, que é muita, fica dividida com a agonia de não saber por onde começar a arrumação!! Mas vc me ajuda bastante!!! Desculpe o desabafo… Sou sua fã!!

  6. Anonymous

    Olá, eu descobri por acaso seu blog e confesso, adoooroooo!!! Eu vim morar em Curitiba recentemente e estou gostando muito.Meu teste deu 37, mas eu já imaginava, afinal eu sou super chata com organização em tudo, inclusive eu sofro por ser assim, não consigo conviver com pessoas em desordem, e vamos e viemos, como existem dessas pessoas espalhadas por aí,afff…

    • Que bacana, parabéns! E seja bem vinda a Curitiba, tenho certeza que vai gostar muito daqui. Pessoas desorganizadas sempre vão existir e espero muito que elas acessem o blog tb rssss! Bjinhos e venha sempre que der!

  7. Eunice Bandeira

    Adorei fiz 28 pontos!!! Amei meu resultado sou organizada mesmo bjos

  8. JOSICLÉIA BAPTISTA DA COSTA

    oi RAFA adoreiii!!
    o meu teste deu 41 , adoro esta tudo arrumado ,seu blog eu amo e estou aprendendo a aperfeiçoar meus métodos de orgainzação