Organização
14 nov 2013

Sono saudável X Organização

Que eu falo muito sobre organização de casa aqui no blog todos já sabem. Talvez, o que poucos tenham se atentado é que para se ter uma casa organizada é necessário ter uma vida organizada também. Para organizar a casa, você precisa de uma rotina e, para ter rotina é preciso se organizar – uma coisa leva a outra. Novos hábitos de organização dependem de muitos fatores. Um deles é ter um sono restaurador. Uma boa noite de sono traz inúmeros benefícios para sua saúde e qualidade de vida. Durma bem, acorde disposto e crie hábitos organização. Para ter uma excelente noite de sono, fique atento a essas dicas:



1- Faça do sono uma prioridade mantendo os horários de deitar e levantar regulares, incluindo finais de semana. É importante respeitar estes horários para favorecer o funcionamento do relógio biológico.
 
2- Crie uma rotina de dormir que seja relaxante. Especialistas recomendam a leitura de um livro, ouvir música suave ou um banho de imersão quente.
 
3- Crie um ambiente com pouca luminosidade, silencioso, confortável e com temperatura agradável.
 
4- Avalie o seu colchão e travesseiro. Se o seu colchão está com mais de 5 anos de uso, pode ser a hora de investir em um novo para garantir o alívio de pressão e posicionamento adequado do seu corpo. Os travesseiros devem ser trocados anualmente.
 
5- Mantenha os materiais de trabalho, computador e televisão em um espaço fora do seu quarto. Trabalhar e ver TV antes de dormir interfere de forma direta na qualidade do seu sono.
 
6- Evite refeições pesadas a noite, o ideal é fazer uma refeição leve 1 hora antes de se deitar.

7- Evite fumar antes de dormir, pois nicotina favorece a insônia.
 
8- Evite tomar líquidos antes de dormir. Não se deve beber café, chá preto, mate, refrigerantes ou bebidas alcoólicas – o álcool interfere no relaxamento da musculatura da garganta.
 
9- Exercite-se regularmente, mas evite exercícios fortes ao final do dia. Neste período os exercícios devem ser leves como alongamento ou caminhadas.
 
10- Se você dormir com um parceiro, o colchão deve permitir que cada um tenha espaço suficiente para mover-se facilmente.

Um ótimo dia a todos e uma excelente noite de sono!

Bjinhos

Rafaela

por Rafaela Oliveira
Comente aqui
4 comentários em “Sono saudável X Organização”
  1. Grazi14/11/13 • 21h14

    Oi Rafa!
    Ótimas dicas!!!
    Só não sigo essa questão de ter horário certo para dormir e acordar… mas isso depois da mudança que me traz tanta ansiedade, acho que vai mudar :)
    Que Deus te abençoe!!!
    Beijos!

    “Construindo Minha Casa Clean”

  2. Karin Filgueira14/11/13 • 22h16

    Rafa, meu amor, esse post é, sem dúvidas, pra mim!
    Tenho sido há um bom tempo muito indisciplinada com o meu sono e tenho sentido o peso durante o dia… aff!!!
    Obrigada pelo puxão de orelha! :-)
    Bjs e lindo feriado, amiga!

  3. Juliana Amado14/11/13 • 22h55

    No meu caso, não tem como, faço exercício pesado à noite. Pratico ginástica olímpica e chego em casa por volta de 22:30. Mas justamente nesses dias que não consigo fazer mais nada depois do banho… caio na cama e apago direto. Chego morta.
    Se tem uma coisa que vida que eu tenho muita facilidade para fazer é dormir. ;) Insônia nunca foi um problema.

    Beijos.

  4. Patricia Boechat25/11/14 • 13h17

    Olá Rafaela, tudo bem? Sou de Curitiba tbm e estou para trocar meus travesseiros. Queria sugerir que fizesse um post sobre os diferentes tipos de travesseiro (pluma de ganso, viscoeslástico, etc,) com vantagens e desvantagens. Obrigada pelo blog. Seu trabalho é lindo!!!! Bjokinhas

Navegue pelas categorias
Voltar para a Home