Organização
22 set 2015

Papo Dona de Casa | Rotina & Dicas ( Vanúcia Lobão)

Olá pessoal! Hoje o Papo Dona de Casa é com a queridíssima Vanúcia Lobão. A Vanúcia é dona de casa, mãe de três filhas lindas e cuida com muito carinho do grupo Organize sem Frescuras lá no Facebook. Para conciliar as tarefas da casa e dar atenção à sua família, ela conta com a ajuda do método Fly Lady, inclusive já falou dele por aqui, veja nesse post. Para ajudar e inspirar a todos, a convidei para um bate papo muito bacana de como ela cuida da rotina da sua casa e como aproveita melhor o seu tempo:

 

Vanucia

 

Olá Vanúcia! Muito feliz em te ver novamente por aqui =) Vem cá, você trabalha?

Vanúcia: Não trabalho fora de casa, mas sim, dentro de casa. Costumo ter em mente que não é porque sou dona de casa que meu trabalho tem que ser feito de qualquer jeito, sem planejamento, tenho horários a cumprir e uma agenda a seguir

Como é sua rotina de limpeza e organização da casa? Tem alguém que te ajuda?

Vanúcia: Minha rotina é toda baseada no método Fly Lady, gosto de dividir minha casa por zonas, da forma que aprendi no método, e tenho tarefas diárias, como: arrumar cama, melhorar o banheiro, limpar cozinha, varrer a casa, lavar a louça, guardar utensílios, organizar as correspondências diárias, cozinhar, ajudar minha filha caçula com as tarefas escolares, recolher a roupa suja em um único cesto e guardar o que está fora do lugar. Tenho ajuda online com dicas e truques sobre organização e limpeza. O método Fly Lady me ajuda demais, por isso não preciso de uma pessoa para ajudar, já que consigo manter minha casa perfeitamente organizada em qualquer horário.

Você faz listas ou checklist?

Vanúcia: Apesar dos apps hoje em dia nos ajudar muito, eu ainda sou do tempo da velha e boa agenda escrita à mão rs. Todos os dias, eu arrumo a cama antes de sair do quarto, melhoro os banheiros, limpo o balcão da cozinha, recolho as roupas sujas, guardo objetos que estão fora do lugar, enfim.. Pequenas coisas feitas em poucos minutos, rendem um bom tempo.

De que forma deixa as tarefas mais práticas e proveitosas?

Vanúcia: Tenho algo que uso ao meu favor: o tempo! Acordo as 4:30 hrs da madrugada e amo esse horário, pois enquanto todos dormem, já começo meu dia feliz da vida. As 6:00 hrs, minhas filhas vão para o colégio com meu marido e, de lá, ele vai para o trabalho. Durante esse tempo, vou à academia e aproveito para deixar metade das minhas coisas feitas. Quando retorno para casa, tudo está bem mais fácil e no tempo certinho. Com uma boa música termino tudo sem muita pressa e corre corre.

Como separa a limpeza da faxina?

Vanúcia: Separo alguns minutos por dia para fazer a limpeza dos ambientes e uma vez por semana faço uma limpeza mais completa. Uma vez por mês faço a limpeza mais pesada, exemplo: limpeza das portas, janelas, grades, etc.

Você já participou de um post sobre o Fly Lady, de que forma esse sistema facilita seu dia-a-dia? Mudou muita coisa depois?

Vanúcia: O Fly Lady tem sido meu manual de vida, não me vejo sem esse método e já estou bem adaptada com ele – as coisas se tornam bem mais fáceis e eficazes na minha rotina. Sou uma dona de casa como todas as outras, com as mesmas horas, mas o que me deixa com mais tempo é realmente a organização que aprendi com esse método, recomendo demais!

Como divide a atenção das suas três filhas e as tarefas de casa?

Vanúcia: Não gosto de confundir prioridades com urgências, então se as minhas filhas são prioridades, vou baixar um pouco mais o ritmo da arrumação da casa e adiantar as coisas no período da manhã, enquanto elas estão no colégio. Hoje em dia, minhas filhas me ajudam demais, já sabem e estão acostumadas com meu método. Desde pequenas, cuidei delas sozinha, sem o auxilio de babás, resultado: hoje estou colhendo os frutos- a minha caçula de 8 anos, não sai do quarto sem arrumar a cama e é assim também com as filhas mais velhas.

É você ou suas filhas que organizam o material escolar? É organizado com antecedência ou no dia?

Vanúcia: Quando elas chegam da escola, já sabem que tem que tomar banho para almoçar. Após o almoço, elas descasam e, em seguida, vão fazer todas as tarefas escolares- sempre ajudo a minha mais nova nas questões do colégio. Quando terminam tudo, elas organizam o material do dia seguinte.

Tem alguma dica de ouro para compartilhar com as leitoras?

Vanúcia: Aprender a trabalhar com o tempo que você tem é uma das maneiras mais eficazes pra fazer tudo que precisa e ainda sobra um tempinho extra pra você se cuidar e aproveitar a família. Faça você mesmo seu tempo.

 

Van

 

por Rafaela Oliveira
Comente aqui
11 comentários em “Papo Dona de Casa | Rotina & Dicas ( Vanúcia Lobão)”
  1. Fabiana22/09/15 • 09h16

    Parabens!!!! Excelente materia…. fico feliz pq acho que estou no caminho entao.. e dificil mas quando td esta organizado tudo fica muito melhor!!!!

  2. Alessandra22/09/15 • 15h59

    Acordar as 4 da manhã ? Talvez fosse melhor nem dormir.
    Nao achei nenhum beneficio nesse metodo que pra mim esta mais pra escravidão..

  3. Stella Alves22/09/15 • 19h43

    Não sabia do grupo no face…. vou participar…
    bjs
    http://detalhesminhacasa.blogspot.com.br/

  4. Cassia Costa23/09/15 • 12h21

    Que incrível isso. Eu preciso começar a trabalhar com o tempo e saber usa-lo a meu favor.

  5. Débora Paula24/09/15 • 16h16

    Amei !
    Eu não tenho filhos e no momento não trabalho fora , mas também madrugo , acordo as 04:00 e mantenho tudo em ordem .
    Amei o post :)

  6. Emanuelle25/09/15 • 14h48

    Eu queria ser indiscreta. Gostaria que ela tivesse mostrado um cronograma, tipo assim: o que ela faz todo os dias. Tipo ela lava roupa todos os dias? Cozinha?

  7. ana maria braga06/10/15 • 13h32

    Rafa, nunca ouvi falar nesse metodo fly lady.
    Bem que poderia ter explicado melhor.
    Acordar as 4h da manhã ninguem merece. Acordo alguns dias às 5,15h para a ginastica e com dificuldades.
    Gosto de tudo arrumado e organizado, mas sem muitas neuras.
    Bjs

  8. Angelica Lins06/10/15 • 21h15

    Gostei muito do depoimento, é muito vê fotos e ter dicas tão preciosas para o nosso dia a dia, uma inspiração! Beijos a todos.

  9. DAISY09/10/15 • 16h43

    UMA CASA ORGANIZADA, NOS DÁ MENOS TRABALHO E AINDA SOBRA TEMPO PARA NOS CUIDAR.

  10. Tárcia17/02/16 • 13h28

    Acompanho o blog há algum tempo. Me ajuda muito na minha organização diária. Porém estou com muita dificuldade de administrar meu tempo, pois tenho 02 filhas (1 ano e 3 meses e 4 anos) , trabalho o dia td. O tempo que estou em casa e sempre organizando alguma coisa. Tem alguma dica para me auxiliar.?

Navegue pelas categorias
Voltar para a Home