19 maio 2015
9 Comentários
Organização

Os 5 grandes inimigos da organização e como acabar com eles

Para algumas pessoas, organizar a casa, pode soar como uma tarefa difícil  ou impossível de fazer por conta de vários fatores. Sem a gente se dar conta, a bagunça tomou conta de casa e pior, da nossa vida.  Abaixo, você vai conhecer os cinco grandes inimigos da organização e soluções simples para evitar e acabar com eles.

 

inimigos

1- Tempo

Pode-se dizer que o tempo é o inimigo número 1. Nossa vida é uma correria e temos que “rebolar” para dar conta do trabalho, dos filhos, da casa, da beleza, entre outras tarefas, não é verdade? Organizar e fazer as tarefas da casa, podem ficar em segundo plano, já que o queremos após um dia cansativo de trabalho é: chegar em casa, tomar o banho e descansar. Quando percebemos, a bagunça dominou nossa casa e, junto com ela, surge o desânimo, preguiça ou falta de motivação.

Solução: Para quem não dispõe de tempo, antes de começar a dar um jeito na casa é preciso se organizar. Organizar as tarefas por etapas, ajudará muito. Claro, não vamos ver a casa organizada de um dia para outro, por isso é preciso  ter paciência e organizar aos pouquinhos. A medida que for organizando, verá os resultados maravilhosos da organização e não vai querer parar… A dica que dou é separar as tarefas de organização e limpeza por dias da semana. Nesse post tem um checklist com algumas sugestões de tarefas para você imprimir e seguir.

2- Falta de ânimo, motivação ou preguiça

A falta de ânimo pode estar relacionada à noites mal dormidas, excesso de trabalho, stress e claro, a falta de interesse. Se você não tem interesse ou tem medo de mudanças, será difícil começar a organizar.

Solução. Pense nas vantagens da organização. Uma casa organizada, não é uma casa cheia de frescuras, e sim, um ambiente saudável e prático para todos. O tempo que perderá procurando um documento na pilha de papeis ou uma blusa na montanha de roupas, é o tempo que você ganharia para começar um novo projeto, executar outras tarefas e ter mais qualidade de vida. Para ficar mais claro, cinco minutos perdidos por dia, totaliza um tempo de 2 horas e 30 minutos perdidas no mês, o que é muito tempo perdido. Outra dica que ajuda muito é procurar algo que dê prazer durante as tarefas, como escutar uma música, por exemplo. A música torna as tarefas mais divertidas e o tempo passa voando, experimente! Se gosta de cantar enquanto trabalha, manda ver! Tudo é válido para deixar as tarefas prazerosas e você mandar a preguiça ou falta de vontade pra bem longe. Chame a família para ajudar nas tarefas de casa. Ah! Não deixe de conferir o post: Primeiros passos para organizar

3- Procrastinação

Está aí o grande inimigo da organização. Se você é daqueles que gosta de deixar tudo para depois, você faz parte desse time, então pule para a solução abaixo. Se você já pensou em procrastinar, tome muito cuidado, pois quando você menos imagina está procrastinando.

Solução: lista de tarefas sempre! Anotar todas as tarefas e compromissos no papel em formato de listas, fica difícil esquecer e você controla melhor o tempo para cada item da lista. Reserve alguns minutos para fazer a lista do dia, ou a lista do mês. Quer uma ajuda para criar uma lista simples e eficiente ? Confira as dicas nesse post.

4- Desorganização financeira

Você acaba de receber o salário, ebaa! Dim -dim no bolso, agora é só aproveitar.  Uma parte do dinheiro voa  mais rápido do que um foguete, não é mesmo? Depois do torra, torra, você chega em casa e pensa: será que estava realmente precisando disso? Resultado: item parado e ocupando espaços.  Comprar é uma delícia e eu adoro! Comprar exageradamente, ou comprar aquilo que não  sabe nem se vai usar, só porque estava em promoção é um perigo para o orçamento. Para mim, a organização financeira é tudo e reflete diretamente na auto- estima das pessoas. Se organizar financeiramente é controlar melhor os gastos e investir nos seus sonhos.

Solução. Compre aquilo que realmente precisa. Faça planilhas de gastos todos os meses para ter um maior controle de como usar melhor seu dinheiro.  Para ajudar separei  posts sobre organização financeira:

Planilha de gastos para imprimir

Organizando a vida financeira em apenas 4 passos

5- Apego

Quando vamos organizar a casa, o closet, ou qualquer ambiente, o primeiro passo é se desfazer do que não é mais usado, ou que está guardado por muito tempo, recheado de poeira. O desapego é uma palavra que envolve o emocional, por isso é o processo mais delicado da organização. Manter os itens não usados no armário, é roubar espaços preciosos, por fim, atrapalhar a organização.

Solução. Trocar o armário, não é a solução. Sei que poderá ser muito difícil se desfazer daquela blusinha fofa, mas se você não a usa, está na hora de passar para frente, ou melhor, doar para quem realmente precisa. Acredite, além de fazer uma boa ação, em troca terá um armário organizado, prático e com espaços extras para organizar o que quiser. Se é muito difícil você se desfazer de algo, dá uma lidinha nesse post para ajudar.

Espero que esse post possa ajudar a de alguma forma

Respire fundo e organize tudo!

Boa sorte!

bjinhos

 

 

Gostou? Compartilhe:
9 Comentários
Deixe seu comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

9 Comentários
  1. Michelle de gaspari

    Gostei muito dessas dicas,tenho que admitir que fico meio perdida no que faço ,começo um monte de coisa e no final não consigo terminar tudo..

  2. Michelle de gaspari

    Gostei muito das dicas,tenho que admitir que ainda fico meio atrapalhada no que começo fazer..começo varias coisas ao mesmo tempo e não consigo terminar todas

  3. miriam silvestre

    acho legais suas dicas abraços

  4. Erica Ricardo

    OI, Amiga. Comecei a assistir seus vídeos a 2 meses e estou muito feliz, coloquei em prática muitas ideias suas e minha vida melhorou muito em relação a organização na minha casa. Continue fazendo essa bondade e que Deus te proteja sempre! Obrigada

  5. Viviane

    Ola Rafa, tudo bem? descobri você através de pesquisas para me organizar… kkk e estou apaixonada por todas as suas dicas, idéias, fotos, sugestões. Acabei de comprar meu apartamento estou sonhando para colocar todas as caixas organizadoras, etiquetas, potes….kkkk ahhh e já tenho seu aplicativo e te acompanho todos os dias. Também já passei o seu blog para varias amigas. Parabéns você é muito criativa e passa muita inspiração. Estou amando tudo aqui. Estou até procurando curso para aprender mais. Sucesso, saúde e Parabéns!!!!!!!

  6. maria inês da Costa

    Eu amo estes ensinamentos da Rafaela, aprendi a organizar cada dia um pouquinho, sempre estou conectada a procura de idéias dela! Rafaela amo você beijos

  7. Rosa

    Estava procurando orientações sobre tarefas domésticas e cheguei ao seu blog. Tudo muito bem explicado, o de cara me deixou motivada. Sem falar que voce é uma pessoa de fácil acesso, que apesar de ter um alto grau em formação academica é simples e de uma educação contagiante. Só tenho que agradeçer o fato de voce gostar de compartilhar os seus conhecimentos conosco. Gente fina é outra coisa! Beijos e que Deus lhe abençoe sempre.

  8. Kátia Maia

    Olá, boa tarde. Amo seu blog e todas as dicas que ele trás. Obrigada por tudo!

  9. dania cristina matassi da silva

    eu so conhecia seu canal, não havia ainda visitado seu blog, eu amei. Suas dicas são muito melhores do que imaginei. parabéns e um super beijo.