20 set 2016
1 Comentário
Organização

Organize sua Vida de acordo com a sua Realidade | por Thais Godinho

Você já deve ter ouvido muito a frase: “os imprevistos acontecem..”. Acontece mesmo e, muitas vezes não sabemos como lidar com eles, não é mesmo?  A nossa querida colaboradora e autora Thais Godinho, do Vida Organizada, conta no texto abaixo, como podemos organizar a nossa vida e lidar com os imprevistos de uma forma positiva. Confira!

organize

 

por Thais Godinho

Ter uma vida organizada é o sonho de muitas pessoas. A principal razão de elas não conseguirem se organizar é porque quando acontece algum imprevisto, erro, interrupção, elas não sabem lidar com eles. E então voltam ao estado anterior, de “não organização”. Acham que organização é uma coisa difícil, inatingível. Não é. Ela só precisa estar de acordo com a sua realidade.

Uma das principais coisas que você precisa aprender a fazer é antecipar o que puder. Isso significa, no domingo, por exemplo, deixar os materiais e uniformes dos seus filhos prontos para o dia seguinte na escola, arrumar a sua bolsa, verificar a previsão do tempo. São poucas atividades, esparsas, que você pode fazer ao longo do dia, que juntas, se deixadas para fazer na segunda de manhã, podem te atrasar. Mas, se você fizer ao longo do domingo, trarão uma tranquilidade imensa ao seu começo da semana.

Uma vez por semana, veja seus compromissos externos e planeje os seus trajetos. Veja os prazos que vencerão e planeje as atividades. No dia a dia, antecipe o que puder, sempre. Utilize uma agenda funcional, onde possa centralizar essas informações. Não deixe nada para a última hora, via de regra, a não ser quando necessário. Toda vez que você conseguir identificar algum evento ou problema com antecedência, você pode se planejar para que as coisas aconteçam com mais tranquilidade, antes que algo se torne urgente.

Muitas pessoas vivem o dia a dia achando que nunca dará nada errado e a vida seguirá o seu fluxo leve e automático. E sinceramente, é o que todos nós queremos, de verdade, mas dificilmente é! Para que seja assim, precisamos tomar algumas providências. A vida é desenhada para te tirar dos eixos, e o que essa antecipação das atividades faz é garantir que você enfrente essas intempéries de forma livre e automática, como se nada de errado estivesse acontecendo. Não tem nada pior, para uma pessoa organizada, que ouvir de uma pessoa desorganizada que ela não conseguiu fazer algo porque “aconteceu um imprevisto”. Todos sofrem com imprevistos.

Pensar em “planos B” não é ter uma atitude pessimista, mas pensar nas soluções realistas das coisas. E, quando você se antecipa, na verdade está pensando assim: “vou terminar esse negócio três dias antes do prazo, porque eu não sei como estará minha agenda nesses dias antes de entregar”. Basicamente isso. Não tem milagre – é colocar a mão na massa mesmo.

Outra coisa que ajuda é não se comprometer com tantas atividades. As pessoas ficam tão preocupadas em dizer NÃO, que não se preocupam com o preço do SIM. Toda vez que você diz SIM a alguma coisa nova, está deixando de fora tempo que poderia ser investido em outras atividades – que fosse descansar, ou dedicar a qualquer outra coisa. E eu sei que muitas vezes queremos mostrar serviço, ou fazer bastante atividades. Mas até quando manteremos esse ritmo? E o problema de aceitar tantas atividades é que, se mudarmos de ideia, conseguiremos sair delas tão facilmente? Portanto, é melhor se comprometer a fazer menos e fazer mais do que criar a expectativa – até em você mesma – e frustrar todo mundo.

Analise sua vida como é hoje e procure não encher seu dia ou sua semana de atividades, deixando livres de 20 a 40% do seu tempo, de acordo com as suas possibilidades. Não se preocupe – as demandas do dia a dia preencherão esse tempo. O que estou dizendo é para você não comprometê-lo, se tiver esse poder de escolha. Você vai me agradecer.

 

Thais Godinho

 

Thais Godinho é apaixonada por organização pessoal e produtividade. Especialista no método GTD, é responsável pelo produto no Brasil dentro da Call Daniel, franquia oficial e exclusiva da metodologia no país. É autora do livro Vida Organizada (2014) e do blog com mesmo nome, que existe desde 2006. Tem como missão inspirar as pessoas a se organizarem para que tenham mais qualidade de vida.

Aproveita para conhecer mais sobre o trabalho dela:
Blog Vida Organizada: www.vidaorganizada.com
Instagram @vidaorganizada
Gostou? Compartilhe:
1 Comentário
Deixe seu comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

1 Comentário
  1. Adriana

    Gostei muito do texto .
    Certíssima, nada de tantas atividades.