Organização
15 ago 2012

Organize sua família e a rotina do seu filho

Quais são as rotinas diárias da sua família? Elas ajudam a organizar a casa e a mantê-la organizada? Se a ideia de estabelecer rotinas parece sufocante, pense nisto: elas podem proporcionar mais tempo livre, porque ajudam as crianças ( e você também ) a administrar melhor o tempo e faz com que as crianças se sintam mais seguras por saber o que as espera (e o que espera delas).
Leia também o link: “Organizando a rotina doméstica”.

Rotina da minha casa
A rotina funciona muito na minha casa, principalmente a hora de dormir da minha filha, ela dorme entre oito e nove horas da noite. Para estipular uma rotina, no começo deu um pouco de trabalho, mas com várias tentativas (todo santo dia), minha filha acabou se acostumando e hoje vai dormir sempre no mesmo horário e sem reclamar!

Quando minha filha chega da escolinha ela janta (chega faminta), toma um banho, assiste a um filminho ou brinca, eu leio um livrinho para ela e depois “capota”. Na hora que ela está dormindo, aproveito a companhia do meu marido, leio um livro e escrevo aqui no blog. Posso dizer que minha filha é uma criança bem tranquila, uma parte com certeza se deve a rotina que ela tem.

Minha filha antes de dormir já com o livrinho na mão…

Separei algumas ideias para estabelecer rotinas que deram certo comigo:

Rotina matinal

– Leve as crianças para a escola sempre no mesmo horário.
– Se for muito difícil acordar seu filho de manhã, tente acordá-lo com alguma brincadeira, como fazer cócegas nos pés ou tocar a música preferida deles bem alto, eles vão acordar rapidinho.
– Seu filho não desgruda da televisão de manhã? Tente desligá-la vinte ou trinta minutos antes da hora de sair (ou nem ligue).
– Faça uma lista de afazeres matinais e ponha-a em local bem visível enquanto as crianças se vestem.

Rotina da volta da escola

– Assim como nós adultos, as crianças precisam de tempo para relaxar depois de um dia movimentado, certo? Então dê tempo a elas para fazer um lanchinho, ver TV, brincar no computador ou brincar com um amiguinho. Mas atenção: se os deveres da escola e de casa não estão sendo feitos, talvez você precise estipular horários específicos para essas atividades.
– Programe, se puder um período para fazer a lição de casa.
– Faça com que as crianças se habituem a colocar todos os bilhetes e avisos da escola no mesmo lugar, para que você leia, assine e depois guarde na mochila.

Rotina da hora de dormir

– É muito importante pra você e para a criança dormir o suficiente. Carência de sono é uma das principais causas do cansaço diurno e está associada ao mau desempenho escolar.
– Crie o hábito de fazer seus filhos dormirem sempre no mesmo horário todas as noites.
– Depois do jantar, reserve algum tempo para atividades mais tranquilas como ler, escrever, fazer a lição de casa ou ver TV.
– Para a criança ficar relaxada, conte uma história para ela antes de dormir, ou se quiser cante uma canção e dê muito carinho.
– Estabeleça uma hora de “apagar as luzes” e insista nisso.


Palavra de pedagoga

A palavra rotina não deve estar ligada à disciplina rígida e não pode ser estabelecida de forma severa. A pedagoga Sandra Dias Costa explica que a definição de horários e compromissos deve ser feita com afetividade e flexibilidade, de forma que a criança sempre se sinta em um ambiente organizado e possa entender que a rotina pode ser modificada. “Muitas crianças têm agendas cheias de atividades que nem sempre são desejadas. A família precisa conversar e se organizar. Todos devem falar a mesma língua, lembrando que o exemplo dos pais vale muito”, diz.

por Rafaela Oliveira
Comente aqui
9 comentários em “Organize sua família e a rotina do seu filho”
  1. Marcella Rodrigues16/08/12 • 01h01

    Oi Rafa, olha esse post ai é um verdadeiro puxão na minha orelha rs. Quando eu morava na minha casa, meu filho tinha horário…tudo certinho. Mas há dois anos estou morando com a minha mãe e tenho uma filhinha de 2 anos, e casa de vó é fogo…eles dormem super tarde, não sei mais o que faço, ai ai…Bjoks, Deus te abençoe!!

    • Rafaela Oliveira16/08/12 • 20h20

      Oi Marcella! Você sabe que não é muito diferente aqui em casa, quando minha filha dorme nos avos ou quando viajamos, a rotina muda mesmo (a rotina muda totalmente), mas vá tentando aos poucos e converse com sua mãe, numa dessas a coisa muda rs, boa sorte bjinhos

  2. Josiene Vassallo16/08/12 • 14h42

    Querida Rafaela! Essas dicas de rotina que você deu são muito importante, pois eu também faço com a minha filha e é bem legal. Assim a família fica com tempo para fazer o que precisa em casa com bastante organização e sem estresses, parabéns amiga! Bjs! Ene

    • Rafaela Oliveira16/08/12 • 20h22

      Olá Ene! É verdade sobra tempo para fazer muitas coisas que as vezes com criança acordada, se torna impossível! Parabéns e obrigada pela visita e comentário! bjão

  3. Olá! Eu sou a Sâmia!29/01/13 • 10h09

    Eu estou um pouco atrasada para comentar, rs, mas essa matéria caiu como uma luva para mim! Estou procurando estabelecer uma rotina para minhas duas filhas (de 4 anos e 1 mês), para mim e meu marido enquanto estamos provisoriamente na casa dos meus pais, aguardando sair o nosso apartamento (e será entregue em março/2013). A minha vida tá super bagunçada, pois minha casa se resume ao quarto onde dormimos. Durante o dia ficamos na casa da minha sogra, que é maior, e a noite voltamos para casa dos meus pais…ufa!Tá difícil! Semana que vem começam as aulas da mais velha, aí é que o bicho pega, porque ela têm de acordar às 5 da manhã…

    • Rafaela Oliveira30/01/13 • 22h05

      Olá Sâmia tudo bem? Obrigada pelo comentário. Casa com criança, às vezes é uma loucura, né? Eu te entendo perfeitamente… Tente estipular a rotina, no começo pode até ser difícil, mas com o tempo as coisas vão sem encaixar melhor e sobrará tempo para você curtir também. Aqui em casa, minha filha dorme cedo, e só consigo escrever aqui, pois existe esta rotina, se não, o blog nem existiria… Ficarei torcendo por vc e tenho certeza que dará tudo certo! Bjinhos

  4. Flavia Rodrigues23/04/13 • 16h41

    Olá Rafaela
    Tenho uma filha que acabou de fazer dois anos..mas tenho um enorme problema não sei como montar uma rotina para ela.Não trabalho e ela não vai para escolinha ainda.Será que você poderia me ajudar?
    Desde já agradeço,
    Flavia

  5. Adryan12/05/13 • 22h44

    Adorei as dicas, tenho 5 filhos e sempre procuro inovar mas mantendo a disciplina, abraços!

  6. Francis Lene29/07/14 • 19h56

    Oi aqui em casa a rotina é certa. Meus filhos não ensistem muito quando digo que é hora de dormir ou de tomar banho. E por causa dessa rotina eles são super calmos. Eu aconselho a todas as mamães a colocar rotina em seu ambiente familiar.

Navegue pelas categorias
Voltar para a Home