27 jan 2014
8 Comentários
Organização

Organizando a mudança antes, durante e depois

Não existe mudança fácil, mas um pouco de planejamento e organização pode reduzir o caos antes, durante e depois da mudança. Quanto mais preparado estiver, menos desgaste sentirá e mais cedo poderá instalar-se e desfrutar a casa nova. Quer uma ajuda? Papel e caneta na mão e bora anotar as dicas abaixo:


 

Antes

 
Leve somente o necessário. Mudanças são boas ocasiões para se livrar de muitas coisas, especialmente se você se mudar para uma casa menor ou decidir renovar a decoração. Leve apenas o que for realmente usar, o resto fica para trás. Lembre-se menos coisas, menos tempo, menos custo e MAIS espaço na sua casa nova.
 
Material de apoio. Quando encaixotar seus pertences, tenha em mãos sacos de lixos ou três caixas: uma para as coisas que serão jogadas fora, outra para coisas para doação e a terceira para o que vai ser encaixotado.
 
Embale. Não deixe de embalar as coisas para última hora. Se estiver cansado, faça uma coisa por dia ou peça ajuda para familiares e amigos.
 
Caixas e afins. Você precisará de muitas caixas, por isso compre caixas em lojas de embalagens ou peça em supermercados. Utilize plástico bolha ou jornais para embalar os objetos. Se for contratar uma empresa de mudança, algumas fornecem o material.
 
Uma coisa de cada vez. Empacote os utensílios de um cômodo por vez, mantendo objetos semelhantes juntos nas mesmas caixas.  Coloque os objetos mais pesados na parte de baixo da caixa e os mais leves por cima. Deixe as roupas de pendurar nos cabides, assim fica mais fácil guardá-las depois. Deixe a cozinha por último.
 
Todo cuidado é pouco. Arrume nas caixas uma quantidade suficiente de coisas para preencher todo o espaço, evitando que se joguem e se quebrem durante o transporte, mas não exceda a capacidade de cada caixa.
 
Etiquetas sempre. Depois que colocar tudo nas caixas, ponha etiqueta nos quatro lados de cada caixa, com o nome do cômodo a que se destina. Na outra etiqueta anote todo o conteúdo da caixa. Se forem peças delicadas, não se esqueça de escrever a palavra: frágil.
 
Dica importante: deixe a casa nova limpa (inclusive dentro dos armários) antes de chegar a mudança. 
 
Durante
Por precaução, no dia anterior à mudança, peça para cada membro da família preparar uma mochila com uma muda completa de roupa, pijama, kit higiene, documentos, remédios e outras coisas necessárias para as próximas 24 horas. Coloque esta mochila no carro e não no caminhão de mudança.

 
Depois
 
O grande dia chegou: casa nova, vida nova!

 

 
Organize totalmente um cômodo da casa nova para ter um refúgio de todas as caixas espalhadas pela casa.
 
Arrume um cômodo por vez para não ficar cansado. Coloque a mobília no local adequado e comece a abrir as caixas respectivas de cada ambiente. Não ponha as coisas simplesmente em qualquer lugar, encontre o lugar certo para tudo. Se não conseguir guardar alguma coisa, coloque-a numa caixa e leve-a com você para outro cômodo.
 
Comece pelo armário de roupas. Comece guardando as roupas que usa com mais frequência. Tire as roupas (de pendurar) das caixas e pendure-as no cabideiro.

Cozinha. Depois que guardou as roupas, arrume a cozinha. Guarde as louças (mesmo sujas) nos seus devidos lugares, desta forma você perderá menos tempo. Só não se esqueça de lavá-las depois.
 
Coloque papel higiênico, toalhas, sabonetes e shampoo no banheiro.
 
Conte com a ajuda de um saco de lixo para juntar as folhas de jornal ou embalagens e jogue fora. Tire as fitas adesivas das caixas e desmonte-as.
 
Leia as dicas do blog para ajudar na organização da sua casa.
 
Aproveite sua nova casinha!
 
Mil felicidades,
 
Bjinhos
 
Rafaela
Imagens: Google Images
Gostou? Compartilhe:
8 Comentários
Deixe seu comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

8 Comentários
  1. Este comentário foi removido pelo autor.

  2. Ahhhhh Rafaaaa vc seempre posta tudo oq eu preciso!!! Alguns meses atras te pedi um post desse pq estava de mudança … Mas adivinha estou de mudança novamente to gravidinha e vou me mudar pra casa ao la pq tem um quarto a mais … Vou usar suas dicas que uso no meu dia-dia e essa novinha em folha
    NÃO TE LARGO NUNCA MAIS …. TE AMOOOOOO

    • Oba! Acertei em cheio rs! Mil felicidades na sua nova casa e muita saúde para seu baby, que delicia, né? Também estou grávida e muito feliz! Bjao

  3. Buen post amiga mía yo bastantes veces me cambie de casa y me Bolivia una experta !,, buenos tips amiga

  4. este post eu amei demais…muito obrigada….bjs

    Jubi

  5. Fatima

    Rafaela, suas dicas sempre ótimas, só tenho uma observação, o jornal mancha muito, solta tinta e deixa marcas para sempre ( experiência pessoal triste!) , recomendo para quem mora nas capitais, comprar nas regiões atacadistas, próximas ao Ceasa, p.ex., rolos de papel próprios para embalar , pois o custo x benefício, vale a pena.

  6. Michelle de gaspari

    Nossa Rafa ,já tinha costume de quando me mudava de separar por caixa, mas as dicas de separar por comodo de cada vez e guardar por comodo também é maravilhosa você é demais bjos

  7. Patricia

    Oi Rafaela! Gosto muito dos teus vídeos! Gostaria ver vídeos que ajudassem , com dicas e ideias para fazer desde um jantar de dia dos namorados , como almoço com os amigos, festinha de aniversário adulto e infantil … Beijo, Patrícia .