Organização
10 nov 2015

Dicas perfeitas para organizar de forma precisa!

Para algumas pessoas, organizar a casa pode soar assim: “não tenho tempo para isso”, ou “amanhã eu arrumo”, ou “não sei por onde começar”. Tem também a clássica: “eu me acho na minha bagunça”. Será mesmo? rs Organizar a casa e ter uma vida mais organizada, é ganhar tempo e ter mais qualidade de vida. Começar pode ser a parte mais difícil da história, mas não se você planejar todas as tarefas e metas do seu dia. Organizar com precisão é uma forma de ganhar mais tempo e praticidade. Abaixo, listei algumas diquinhas para você acertar na organização e ter resultados incríveis!

 

Lista To Do

Listas

Ela poderá ser sua melhor amiga e companheira pra todas as horas. Fazer listas de tarefas faz seu dia render muito e você consegue dar um rumo para tudo. Num papel ou no computador, liste todas as tarefas e metas do seu dia, de preferência no dia anterior. Estipule um tempo para cada uma delas e execute da melhor forma possível, isto é, comece, termine e não procrastine. No final do dia, dê OK nas tarefas cumpridas.

Dica: seja leal com você mesmo, coloque apenas na lista o que realmente poderá cumprir, do contrário, poderá achar que não foi capaz de cumprir todas as tarefas da lista, resultado: desânimo e stress! Veja nesse post como fazer listas de tarefas eficientes tim tim por tim tim , aqui.

Desapego

Para uma organização 100% é preciso haver o desapego. Lembre-se da frase: um novo objeto ( roupa, sapato, …) entra e um velho sai. Renovar as energias faz muito bem, de quebra você ganha espaços extras. Desapegue de tudo aquilo que não faz bem e que está guardado só por estar, muitas vezes recheado de pó. Sim, eu sei, não é fácil e muitas vezes rola um sentimento por trás daquela roupa. Mas você pode tirar foto dela e guardar com carinho num outro cantinho, que tal? Você pode esperar anos e anos para usar aquela roupa novamente, e francamente, será que você realmente vai usar quando o grande dia chegar? Por que não doar a quem realmente precisa? Pense nisso e dê uma reviravolta na sua casa e na sua vida, só depende de você!

Mãos à obra!

Olha que legal: você tem uma listinha na mão de todas as tarefas que serão feitas no dia, desde a hora que você acorda até a hora de dormir. Nessa lista (só um exemplo) tem um pouco de tudo: médico, reunião, organização das gavetas do banheiro, limpeza da cozinha, etc. Quando chegar a hora da organização, respire fundo e manda ver! Quer uma dica para organizar de forma precisa? Coloque suas músicas prediletas para tocar enquanto organiza, assim fica tudo mais divertido e o tempo passa voando. Por falar em tempo, estipule tempo para cada tarefa, exemplo: organização das gavetas do banheiro- 30 minutos. Programe o alarme de um cronômetro para tocar em 30 minutos. Esse, sem dúvida é um ótimo exercício para você dominar o tempo e as tarefas. No começo poderá se atrapalhar um pouco, já que terá tarefas não finalizadas no tempo que estipulou, mas com o tempo ficará craque, amará as listas e ser organizado (depois me conta)

Organizar tudo de uma só vez ou aos poucos?

A Marie Kondo, autora do famoso livro “A Mágica da Arrumação”, escreve em seu livro que a melhor maneira de organizar e ter resultados satisfatórios é organizar de uma só vez. Com esse método radical, o resultado da organização é imediato, muito visível e será mais difícil ver a desordem novamente. Acho muito legal essa técnica e os resultados chocam de tão incríveis, mas o que também devemos levar em consideração é o nosso tempo. Para mim, a organização em etapas funciona melhor, ou seja, gosto de fazer aos poucos e assim conciliar a organização e meu tempo. Claro, se eu tivesse uns três dias livres para organizar tudinho tudinho seria perfeito, mas infelizmente essa não é a minha realidade e sei que não é a realidade de muitos. Por isso, ter uma lista sempre em mãos, você consegue colocar como meta a organização no seu dia. Veja o que é melhor para você e o que faz mais efeito. Afinal de contas, o que importa é organizar, não é verdade?

Produtos Organizadores

Eles são a sacada para deixar tudo organizado e prático, adoro! Mas cuidado: não dá para sair comprando todos os produtos que você encontra com a intenção de organizar a casa toda. A minha sugestão é você organizar antes e comprar os produtos organizadores depois, assim saberá onde ficará cada produto e pra que serve cada um. Outra coisa muito importante é você tirar as dimensões do seu espaço ( gaveta, prateleira,…) e levar uma trena na loja para medir cada produto, não tem erro, viu?

Cada coisa em seu lugar

Destinar um lugar ideal para cada coisa é uma maneira precisa de ter tudo em ordem e manter a organização. Outra vantagem é que facilita a vida de todos os membros da casa acharem seus pertences, depois devolverem no seu devido lugar, sem desculpas. Separe as roupas e objetos em categorias e escolha produtos organizadores para eles. Use e abuse de etiquetas para identificar o conteúdo de cada produto.

Organize no ato!

Para não acumular as tarefas e não juntar bagunça, organize imediatamente, isto é: usou, guardou. Não vale largar pelos cantos e devolver só depois – perigo, perigo, perigo! O simples hábito de usar e já devolver no seu lugar é a forma mais precisa de manter tudo em ordem sempre! Vá por mim ;)

Espero que tenha gostado das dicas =)

Tenha um ótima dia.

bjinhos

por Rafaela Oliveira
Comente aqui
5 comentários em “Dicas perfeitas para organizar de forma precisa!”
  1. Marisa10/11/15 • 09h19

    Suas dicas são ótimas. Acompanho seu blog há alguns meses e finalmente consegui organizar minha casa. Parece que não iria conseguir mas é possível. É um exercício constante, cada coisa em seu lugar, se pegou, guarde, não procrastinar. Você não tem ideia do bem que me fez e de como vc é inspiradora. PARABÉNS!

  2. Miliane10/11/15 • 17h22

    Olá Rafaela, assisto seus vídeos parabéns muitas dicas excelentes que ajudam a gente no dia a dia. Tenho uma dúvida em um vídeo vc disse que abaixo da pia no armário é úmido e não seria bom guardar panelas de inox. Eu deixou potes de alimentos como arroz, feijão, condimentos e temperos neste espaço, mas acho que com a umidade pode prejudicar . O que vc me indica para colocar neste espaço do armário abaixo da pia, próximo ao sifão e cuba da pia. Desde já agradeço. bjim

  3. […] ♥ Dicas práticas para começar a se organizar agora! […]

  4. ALINE19/01/16 • 21h44

    Oi! amei suas diquinhas… de verdade! Há muito tempo procurava um blog ou página que pudesse me ajudar. Não sou bagunceira nem desorganizada, mas como moro sozinha tenho que me virar com as tarefas e tenho MUITAAAA dificuldade em começar e terminar um projeto. Eu já tentei por vezes fazer listas, seguir a agenda, mas com o passar dos dias eu vou me desleixando com ela.. enfim…
    No final das contas, as tarefas diárias saem, mas geralmente no final de semana. Eu estudo em tempo integral e nem sempre tenho aquele horário reservado pra tal coisa. Sinceramente eu espero que esse ano eu consiga seguir a minha agendinha e minhas listas, deixar minha casa mais aconchegante e organizada e o principal: dar o OK nas tarefas depois de conseguir fazê-las no tempo determinado.
    Bjs

  5. Letícia Ioshimine08/03/16 • 10h30

    Olá Rafaela,

    Tudo bem? Queria que você me ajudasse em uma questão simples, eu posso pintar móveis prontos? Se sim, como? Que tinta eu posso usar? E como eu faço para enverniza?

    Desde já agradeço

    Beijos

Navegue pelas categorias
Voltar para a Home