Organização
10 dez 2014

Dicas de como se organizar melhor, ter mais foco e evitar a procrastinação

Um dos maiores inimigos da organização é a procastinação. Deixar algo para amanhã (ou depois de amanhã, ou sabe Deus rss), o que você pode fazer hoje é procrastinar. Só para você ter uma ideia, cogita-se que 80% das pessoas procrastinam com certa frequência e, como consolo, provavelmente 99% das pessoas devem procrastinar de vez em quando. Pode ter certeza, que esse super inimigo atrapalha ou já atrapalhou e roubou o precioso tempo. Esses dias, li um artigo muito bacana da revista Super Interessante com dicas de como evitar a procrastinação, você ter mais foco naquilo que faz e mais qualidade de vida. Confira abaixo: 



 
Separe o urgente do importante. Urgente: tudo aquilo que gera punição caso você não resolva no prazo estabelecido. Algumas tarefas urgentes podem ser importantes. A diferença está em saber dosar, dando conta das pendências e também fazendo o que traz satisfação. Muitos estão presos ao acúmulo de urgências, enquanto as coisas importantes ficam apenas no plano do sonho.
 
Fatie o que importante em tarefas. Mesmo que você crie uma lista de coisas importantes, há uma armadilha: objetivos não são tarefas. Um dos principais segredos do foco é aprender a transformar sonhos em ações práticas. Assim, você tem clareza do próximo passo. 
 
Divida as tarefas em minitarefas. Cumprir tarefas dispara a sensação de prazer. Use isso a seu favor criando tarefas pequenas. O cérebro fica mais estimulado ( e propenso a ter foco) quando sabe que poderá ter uma recompensa no curto prazo e não terá de esperar dias, semanas, meses. Se você está escrevendo um livro, não quebre o objetivo apenas em capítulos. Fatie em páginas-ou até parágrafos.
 
Anote tudo. Você já passou por isso: senta para fazer algo, tenta se concentrar, mas a mente é invadida pela lembrança de outras tarefas. E você tenta esquecê-las, mas eles prejudicam a concentração. A solução é uma só: anote tudo isso, de preferência colocando prazos para resolver ou voltar a pensar no assunto.
 
Cuide do corpo. Encaramos o foco como um assunto da mente, mas ele também vem de um corpo saudável. Aquela dorzinha tira, sim, sua concentração. Se dorme pouco, perde horas produtivas do dia seguinte. Por outro lado, se você pegar no batente depois de ter feito academia, as tarefas não vão influenciar tanto no seu humor. Moral da história: agende tarefas chatas na sequência de uma sessão de exercícios.
 
Desligue focos de desatenção. Está calor e o ar condicionado está estragado? dê um jeito nisso. O ambiente de trabalho é barulhento? Fuja para outra sala. Nem sempre temos controle do ambiente, mas, sempre que possível, tente criar as condições mínimas para o foco.
 
Abrace rituais próprios. O ambiente de trabalho ficou legal? Hora de cuidar das suas manias. Se você precisa de música para se concentrar, capriche na playlist da estação de trabalho. Se o sapato aperta, fique descalço. Cada um é refém de suas manias na hora de se concentrar. Portanto, leve-se a sério e crie o seu ritual. É um prazer pessoal e intransferível que  ajuda desempacar.
 
Replanejar
 
Tudo falhou. Você está atrasado e angustiado com o andamento das coisas. Calma: hora de reavaliar o planejamento. Jogue as tarefas não urgentes para o futuro. Reduza as expectativas de concretizar grandes planos no prazo que criou. Peça ajuda caso esteja sobrecarregado. Você não precisa se compromenter a planejamentos que não estão funcionando. O importante é adotar o hábito de repensar tudo, todos os dias. E não empacar.



Organize agora, não deixe para depois! Foque o que interessa e ganhe mais tempo para aproveitar a vida!

 

 

Super beijo
 
Rafaela

 

por Rafaela Oliveira
Comente aqui
7 comentários em “Dicas de como se organizar melhor, ter mais foco e evitar a procrastinação”
  1. Daniela10/12/14 • 11h41

    Aff… Confesso q procrastino muito… Mas vou melhorar! Seguirei as dicas! Bjos!

  2. Ana Maria Braga10/12/14 • 13h20

    Por mais organizada que eu seja, procastino meus afazeres. As vezes tenho vontade, mas não tenho coragem e vou deixando. Mas, quando “baixa do santo arrumador”, ai saio organizando tudo que pensei e algo mais.
    E como fico feliz com o resultado!!!
    Bjs, Rafa.

  3. Juliana Amado10/12/14 • 13h44

    Adorei esse post, Rafa. Algumas dicas caíram como uma luva para mim. Obrigada!

    Beijos.

  4. Mirian Mendonça13/12/14 • 12h38

    Por que a gente faz isso né? A uma semana peguei um trabalho que a tempo venho procrastinando ele.. espero ter forças pra terminar… Obrigada pelo post.. adorei.. bjs

  5. Liliana de Avelar18/01/15 • 13h54

    Procrastinar virou meu sobrenome, preciso mudar isso urgentemente.

  6. Emanuele15/02/16 • 22h39

    Eu sou uma procrastinadora compulsiva, fico no facebook, instagram, site de compras por horas!! preciso de foco!

Navegue pelas categorias
Voltar para a Home