Organização
22 ago 2014

Dicas de como gerenciar seu tempo e aproveitar a vida

Essa semana dei uma palestra sobre um assunto que acho super importante na nossa vida: gerenciamento de tempo e qualidade de vida. A palestra foi dada para alguns funcionários da RPC TV, e amei poder compartilhar dicas para aproveitar melhor o nosso tempo. Como é um assunto muito bacana, por que não fazer um post sobre esse assunto? Abaixo ficam algumas dicas para deixar sua vida muito mais feliz:


 

Organização
 
A organização é um hábito que se cria ao longo do tempo, ou seja, ninguém nasce organizado. Segundo pesquisas, para criar novos hábitos é preciso fazer a mesma tarefa durante 21 dias. Depois que o hábito é criado, ele entrará na nossa rotina de vida. Um exercício básico é arrumar a cama. Experimente arrumar a cama todos os dias durante 21 dias. Além de criar esse excelente hábito, o quarto ficará organizado sempre.
 
 
Planejamento
 
Se a gente planejar o nosso dia, com certeza seremos mais felizes. Alguns minutinhos que reservamos para planejar tudo o que temos que fazer no dia ( ou semana, ou mês), sobrará tempo livre para aproveitar a vida. Mas, de que forma poderemos planejar o nosso dia? Fazendo listas de tarefas.
 
 
 
Listas de tarefa
 
As listas além de ajudarem na organização pessoal, elas controlam melhor o nosso tempo. Para fazer uma lista de sucesso, fique atento a essas dicas:
 
1- Coloque no papel, ou na agenda, ou no computador ou no celular todas as tarefas do seu dia. Faça a lista na noite anterior.
 
2- Deixe as tarefas prioritárias sempre no topo da lista.
 
3- Seja realista consigo mesmo, ou seja, coloque na lista apenas o que você realmente poderá cumprir, do contrário, ficará uma lista muito extensa, você não vai conseguir executar todas e vai desistir.
 
4- Estipule um tempo para cada tarefa, assim fica mais fácil controlar o tempo que gastará com elas.
 
5- Dedique-se 100% em cada tarefa. Se começar, não pare no meio, termine.
 
6- Dê um OK nas tarefas cumpridas no final do dia. Essa é minha parte preferida e mostra o quanto somos capazes de terminar a tarefa.
 
Se você não está acostumado em fazer listas, comece aos poucos. Coloque as três principais tarefas do seu dia. Depois que cumpri-las, acrescente mais tarefas.
 
Procrastinação
 
A procrastinação é o maior inimigo do tempo e da organização. Deixar para depois, ou para amanhã tomará seu tempo e poderá transformar a vida num verdadeiro caos, por isso muito cuidado! A lista de tarefas é um poderoso remédio para acabar com esse hábito terrível.
 
 
 
 
 
Foco
 
Quando estiver trabalhando, foque na tarefa. Não perca tempo com assuntos desnesserários e evite entrar nas redes sociais durante o trabalho. Lembre-se que o Facebook (entre outros) é o melhor amigo da procrastinação.
 
Ganhe mais tempo!
 
Você viu acima que as listas são poderosas para aproveitar o tempo, certo? Para ganhar mais tempo, mantenha o ambiente de trabalho ou sua casa sempre em ordem. A organização deixa qualquer ambiente mais prático e, se é mais prático, terá tempo livre para aproveitar a vida!
 
O que vocês acham de um post sobre organização do ambiente de trabalho? Comente abaixo…
 
Espero que tenha gostado das dicas! Agora é botar tudo em prática!
 
Bjinhos Rafaela
por Rafaela Oliveira
Comente aqui

28 comentários em “Dicas de como gerenciar seu tempo e aproveitar a vida”
  1. Mari Rehermann22/08/14 • 09h43

    Adorei as dicas, preciso agora me organizar e colocar em prática!! E principalmente, dar um “chega pra lá” nessa preguiça que insiste em me perseguir!!

    Tenha um ótimo final de semana, com boas energias e muitas alegrias!! ♥

  2. Adriana Moreira22/08/14 • 09h46

    OI, Rafaela!
    Obrigada pelas dicas valiosas… estou aprendendo!

    Abração,

    Drica.

  3. Eliane Lima22/08/14 • 10h04

    Adorei o post gostaria de um post sobre organização no ambiente de trabalho beijos um bom findi Eliane Lima.

  4. Rafa, adorei o post de hoje. Como trabalho em casa, vejo que organizar o tempo, planejar e cumprir as tarefas é muito necessário para que as coisas dêem certo.

    Vou achar ótimo um post sobre organização do ambiente de trabalho, principalmente, em ambiente de trabalho em casa.

    Beijos

  5. Karin Filgueira22/08/14 • 10h36

    Rafa, querida!
    Estou mais feliz nos últimos dias com relação à gerenciar melhor o meu tempo, sabe, e isso dá uma sensação maravilhosa!
    E sabe o melhor de tudo?
    Diferentemente da maioria das pessoas, gosto demais de cumprir rotinas e sou adepta das listas tbm – facilita, né?

    Sobre o post de organização do ambiente de trabalho?
    Super aprovado!!! ;-)

    Bjs e ótimo post, como sempre!
    Deus abençoe!

  6. Erica Amaral22/08/14 • 10h51

    Adorei as dicas, devemos ser mais organizados e otimizar nosso tempo. Vou seguir as dicas…
    Bjus ♥

  7. Ana Maria Braga22/08/14 • 13h11

    Post sobre organização do ambiente de trabalho? É o assunto que mais gosto: organização.
    Aproveito para te desejar um ótimo final de semana. Bjs

  8. Ana Yuan22/08/14 • 15h29

    Oi Rafa adorei seu post, adoro fazer listas, quando não as faço confesso que fico perdida e o dia não rende nadinha, bjs e bom fds
    http://www.antestardedoquenunca1.blogspot.com

  9. Sandra Leonel22/08/14 • 18h13

    Boa noite Rafaela!
    Adorei as dicas, vou começar a colocar em prática, pois estou precisando urgentemente de organizar uma porção de coisas, mas ando meio perdida sem saber por onde eu começo. Bjs e um fim de semana abençoado para você.

  10. Nana22/08/14 • 19h43

    Na verdade, agora estou em uma fase de tentar me desorganizar. O excesso de controle tem me feito muito mal.
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br/

  11. Joao Bellotti23/08/14 • 00h50

    Super importante e nada fácil é criar o hábito de ser organizado na vida.. Essa dica dos 21 dias é ótima. O post ficou muito bonito, agrada a vista ler posts assim, parabéns Rafaela!

  12. Grazi23/08/14 • 00h59

    Oi Rafa!
    Amei o post!!!
    Ótimo final de semana…
    Beijão!

    “Construindo Minha Casa Clean”

  13. Jucimara Ferreira23/08/14 • 13h08

    Da dicas que como manter a casa limpa e organizada mesmo com cachorro no apartamento…

  14. Daniela23/08/14 • 13h31

    Bjos, Rafa! Obrigada!

  15. Izabel Pariz24/08/14 • 00h50

    Eu gostei muito do post. das dicas… muitas delas eu sempre coloquei em prática, como por exemplo, fazer lista. Mas algo que eu realmente preciso tentar me policiar, é resistir às redes sociais…rsrs… isso ainda está complicado! Parabéns pelo post.

    Abraço.
    Meu blog: Izabel Pariz Art Blog

  16. Josy Santos24/08/14 • 14h45

    Gosto demais dos posts sobre organização, quer seja de qual assunto ou ambiente for. Sempre aprendo e coloco em prática no meu dia-a-dia, como a dica de fazer lista para o dia. Mas confesso que sou uma procrastinadora, por pura preguiça ou desânimo, estou me obrigando a fazer as coisas que me propus, para não chegar no dia seguinte com mais tarefas. E é claro que quero ver o organização no ambiente de trabalho!! Já estou no aguardo por esse post.
    Beijos,
    Josy Santos

  17. Juliana Amado27/08/14 • 10h42

    Eu gosto dos posts de organização, porque são quase sempre um puxão de orelhas para mim. No trabalho, até que não sou desorganizada, talvez até porque tenha pouca coisa. Mas adoraria um post sobre organização do trabalho, para usar as dicas no meu home office.

    Beijos.

  18. Lilian lica03/09/14 • 07h51

    Rafaela, parabéns pelo seu trabalho! Estou admirando te seguir e aprendendo muito! Você é muito talentosa e seu trabalho é muito IMPORTANTE!

  19. Anonymous12/09/14 • 02h18

    Ótimas dicas, você soube escrever de uma forma muito prática, isso ajuda muito.
    Acompanho sempre o seu trabalho, me ajuda muito!
    Obrigada por dividir conosco todo seu conhecimento sobre essa área.
    Sim eu gostaria muito de um post sobre organizao no ambiente de trabalho, na verdade preciso disso!
    Beijos, muito sucesso

  20. Noelle M. do Nascimento19/05/15 • 17h26

    Eu adoraria um post sobre ambiente de trabalho. Mesmo porque sou química e trabalho em um laboratório que, se um mínimo de descuido aparecer, terei resultados científicos importantíssimos equivocados. Entao, nao posso procrastinar e ser desorganizada nem um segundo!

  21. iara24/05/15 • 08h43

    adora seu site sempre estou vendo a informações dele que muito me me ajuda, gostaria que fizesse um poster ou vídeo falando como se organizar para cuidar da nossa aparência “como toda peça roupa que toda mulher tem que ter no guarda roupa, rotina para unha, cabelo, depilação, acadêmia”. Sim amei o poste gerenciamento do tempo, gostaria sim de dicas para se organizar mas no trabalho. Um grande abraço e que Deus continue te iluminando p/ desenvolver essa missão que a ajudas as pessoas se organizarem e automaticamente uma melhor qualidade de vida.

  22. Valderia30/05/15 • 16h58

    Gosto muito das suas dicas sao muito uteis.Mais preciso deixar de procastinaçao pois eu quero ser organizada e sempre deixo para amanha.

  23. Cristiane20/10/15 • 16h51

    Eu gostaria muito de um post sobre organização no ambiente de trabalho.

  24. […] Como gerenciar melhor o seu tempo e aproveitar a vida […]

  25. Sorelena Paula bessa de abreu10/11/15 • 19h23

    Adorei suas dicas.post maravilhoso,parabéns!

  26. Angela Tranchezzi11/11/15 • 12h45

    sempre oportuna!!leve-se em conta que tenho 61 anos, e nao tenho vergonha que aprendi 90% do que faltava…Parabens vc é maravilhosa,competente,lucida e com um grau de criatividade extraordinario!!!

  27. XIMENA12/07/16 • 14h53

    bom seria um post sobre organização do ambiente de trabalho. eu agradeço. pois tenho um trabalho que não tem muita delimitação, nem pressão no tempo e isso é um perigo… para a organização…

  28. Bruna Ferreira22/07/16 • 09h01

    Adoraria km postado sobre organização em ambiente de trabalho, onde há o locais de uso comum! Adoro seus posts !

Navegue pelas categorias
Voltar para a Home