15 mar 2016
4 Comentários
Organização

Casa e Vida Organizada|Etapa 3: Por onde começar a organizar?

Por onde começar a organizar? Recebo muitos emails com perguntas como esta. Por falta de tempo, ou até mesmo por falta de ânimo, acabamos deixando a organização de lado. Quando a gente se dá conta, a nossa vida está uma bagunça total, e consequentemente a nossa casa também. Pode-se dizer que a nossa casa é reflexo da nossa vida, por isso é preciso ajustar algumas coisas na nossa vida, antes de organizar a nossa casa. O ponta pé inicial só depende de você! Para ajudar, listei algumas dicas para você se animar rs

 

organize já

Foco! 

O primeiro passo para a organização se resume em apenas quatro letrinhas: FOCO. Se você focar na organização, seja ela pessoal ou do espaço físico, só tem a dar certo. Mentalize essa palavra e pense de forma positiva!

Planejamento

É muito importante colocar no papel tudo aquilo que precisa ser ajustado na vida pessoal, do trabalho e da nossa casa. Faça listas de tarefas e coloque no topo da lista as tarefas urgentes. Divida a lista em três: Pessoal, Trabalho e Casa. Estipule um tempo para cada tarefa que você colocou no papel, exemplo: responder emails – 30 min; organizar uma gaveta da cozinha- 20 min, e por aí vai. Uma dica que sempre funciona por aqui é colocar o tempo no cronômetro e realizar cada tarefa no tempo selecionado. Quando o alarme tocar, passe para a próxima etapa. Aos poucos você vai dominando o tempo de cada tarefa e depois vira automático ;)

Importante: Seja realista consigo mesmo, isto é, coloque no papel apenas as tarefas que poderá cumprir no dia, do contrário, não conseguirá finalizar a lista e poderá desanimar ou procrastinar (deixar a tarefa para amanhã ou depois).

Organize em etapas

Segundo a famosa Marie Kondo, autora do livro “A Mágica da Arrumação”,  para ter resultados satisfatórios na organização, é preciso organizar de uma só vez. Eu concordo com ela, em partes. Acho que realmente ver todos os ambientes, gavetas e prateleiras organizadas dá aquele sentimento de “tarefa cumprida”, sem contar que a casa muda totalmente, e para melhor! Agora, vamos combinar, para organizar a casa de uma vez só é preciso de um tempo extra para isso, não é mesmo? Eu, por exemplo gostaria de ter um tempo extra para organizar tudo, mas infelizmente não tenho esse tempo e sei que muitas pessoas também não tem. É preciso pensar num plano que dê para organizar e conciliar o trabalho,o tempo,  a família, amigos, enfim, tudo. Para mim,  o melhor plano é organizar aos poucos. Num dia você organiza uma coisa (ou mais), no outro mais alguma e assim vai. Para o plano “organizar em etapas” dar certo, é importantíssimo ter foco, persistência, paciência e você se propor a isso. Fazer listas de tarefa é fundamental para você não desistir.

Comece pelo pior ambiente

Sabe aquela gaveta que dá até medo de abrir de tanta bagunça?  É essa gaveta (ou prateleira ou cômodo) que será a primeira vítima, ops sortuda. Respire fundo e manda ver! Se você começar organizar a pior gaveta, por exemplo, verá a diferença no ato. Quer experimentar? Tire uma foto do antes e tire uma foto do depois da organização. Tenho certeza que ficará muito feliz com a transformação e isso dará ânimo para organizar os demais ambientes.

Você se lembra do post do Desapego? Essa é próxima etapa da organização, leia esse post para ajudar.  Para organizar de forma precisa, os itens devem ter uma moradia. Veja como definir um lugar para cada coisa, aqui.

Pense nas chances que uma casa organizada lhe dará: você terá mais tempo e mais espaço para investir nos seus sonhos e aproveitar melhor a sua vida.

Espero que as dicas possam ajudar de alguma forma!

Bjinhos

 

Gostou? Compartilhe:
4 Comentários
Deixe seu comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

4 Comentários
  1. Alexandra

    Olá, bom dia Rafaela!
    Adoro seu trabalho, parabéns!
    Gostaria de saber como você organiza exames do tipo mamografia, raio x, que são maiores que outros exames.
    Grande abraço

  2. Ana Cristina Silva

    Oi, Rafaela!!!
    Um singelo recado de quem não trabalha no ramo da organização para quem não começou a viver a organização.
    É algo que depois de um tempo fica tão fácil, tão natural que você não sabe como viveu sem ser assim, tudo na minha casa tem um lugar se não tiver não fico, quando passo pelos cômodos já vou pegando as coisas que estão fora do lugar e guardando. Enfim seu olhar muda, sua vida muda pra melhor, vale muito apena. Eu que tenho dois filhos e marido e percebo que eles já estão mais organizados (exemplo é tudo) mãe e esposa felizzzz.
    Bjs…

    • Ana Cristina Silva

      Apenas uma observação.
      Eu começaria por um ambiente menos crítico pois você vê mais rapidamente a mudança, em ambientes muito críticos você tem que praticar o desapego rapidamente é mais difícil. Eu comecei assim.
      Apenas uma opinião, mais não trabalho na área.

  3. Jacque

    Adorei!!! Vou tentar acuar na minha vida!!!Beijos