26 jan 2016
18 Comentários
Organização

Casa e Vida Organizada| Etapa 1: Desapego de roupas, objetos e afins

Ano Novo, Casa Nova, Vida Nova… Vamos focar nas mudanças em 2016? Pra começar, a organização é fundamental para deixar a vida mais prática, você controlar melhor o tempo e ter mais qualidade de vida, quem quer? Muitas pessoas me perguntam como e por onde começar a se organizar. A resposta é:  focar naquilo que deseja. A organização não muda somente a estética da casa, mas sim, a vida por completo. Se você quer entrar para o time da organização, vou mostrar em vários posts como é viável para todos, até para os mais desorganizados. Para facilitar, vou dividir a organização por etapas, assim podemos começar do zero e lá na frente, quero saber de você, quais foram as mudanças, combinado? O post de hoje é sobre o desapego. Desapegar, ou se preferir destalhar o que está parado por muuuito tempo, é o primeiro passo para colocar a organização em prática, veja algumas dicas abaixo:

 

Desapego

 

** Destralhar: livrar se das tralhas, do que é inutil e sem valor. Objetos,roupas etc. que não se usam mais. Jogar fora.

Segundo a famosa Marie Kondo, autora do livro A Mágica da Arrumação, “desapegar de tudo aquilo que não traz felicidade é o ponto chave”. Não existe organização 100% se você não desapega, e isso serve para roupas, objetos, papelada, tralhas, entre outras coisas. Sim, eu sei, as vezes é muito difícil se desfazer de algo, mas pense: você vai realmente usar um dia? É um objeto ou roupa que te faz feliz? Aquela papelada vai fazer falta se ele não existir mais na sua vida? Se você respondeu uma das perguntas como NÃO, talvez seja hora de dar outro rumo para esse objeto, roupa, etc… Pra quem tem dificuldades em desapegar, as dicas abaixo vão ajudar =)

Remova todas as coisas que não usa e coloque numa caixa. Etiquete o conteúdo e a data que guardou ali. Se em 6 meses ou 1 ano você não usou o que estava guardado, tá na hora de passar pra frente. Aproveita para fazer uma doação ;)

Você tem uma blusinha linda, mas você enjoou de usa-la ou não serve mais. A atitude mais comum é guarda-la num cantinho e pensar na frase: “um dia vou usá-la novamente”. Mas vem cá, será que você vai querer usá-la novamente mesmo? Pode ser que ela fique esperando uma nova chance por mais de um ano e, depois dessa data, pode ser que a blusinha nem seja mais tão linda como você achava antes… Faz assim, vista a blusinha, e tire uma foto de você com ela. Quando olhar a foto, analise se realmente gosta dela e vai querer guarda-la. Se demorar muito para decidir, pense nos espaços extras que poderá ter no armário sem ela. O que prefere?

Pra quem está de mudança, é a hora perfeita de selecionar o que vai ou o que fica. Pense: vale a pena o esforço de empacotar, transportar, desembalar e instalar esse objeto na nova casa? Se a resposta for não, passe adiante o objeto. Casa Nova, energia nova =)

Quando temos dificuldade em desapegar de algo que não usamos mais, muitas vezes doamos para alguém da família ou para um amigo, não é mesmo? Muito cuidado com isso… Quando recebemos algo da família ou de um amigo, rola um sentimento, “porque foi o fulano quem deu”. Esse simples “presente”, pode dificultar o desapego da outra pessoa… Pense nisso…

Quando tiver de tomar decisões sobre objetos de valor sentimental, conserve apenas aqueles que lhe trazem boas lembranças.
Quando encontrar um objeto e esse está coberto de poeira, é sinal que você não usa faz muito tempo, então pode passar pra frente.
Simplifique seu guarda-roupa. De quantas peças você realmente precisa? Seja honesto com relação às coisas que você precisa realmente conservar.
Bem, depois que você tirou tudo que não faz mais sentido para você, está na hora de colocar tudo em ordem. O próximo post está cheio de dicas de como começar a organizar, não perca!! Pra quem quiser participar, comente abaixo como foi a tarefa do desapego pra você, vamos trocar novas experiências?

 

Gostou? Compartilhe:
18 Comentários
Deixe seu comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

18 Comentários
  1. simone

    Bom dia. Mudarei de casa em breve e colocarei o desapego em prática.
    outras dicas

  2. cheiva zilma dos santos

    Olá
    Vivo tentando desapegar e me desfazer das tralhas,mas na verdade,embora eu esteja sempre lutando c/ esse meu lado “acumuladora”,Ainda restam,minha mãe e irmã mais nova….
    Algo que atualmente estou s/ argumento é tirar o MONTE de lembrancinha de casamento da estante….tem de vários tipos,inclusive de nascimento também…por favor,me auxilia à como convencer minha mãe a tirar p/ que a estante fique mais clean
    Desde ja,agradeço a atenção
    Bjinhosss

    • Olá Cheiva! Que tal tirar umas fotos dessas lembrancinhas, montar um álbum bem lindo e dar de presente para sua mãe? As fotos é um excelente registro das recordações, não juntam pó e não ocupam espaços ;) Experimente! Bjinhos

  3. maria aparecida isabel barros dos santos

    Tenho dificuldade em desapegar,gosto muito de guardar roupas que não serve mais,um dia ela vai servir,gostaria de não ser assim.
    obrigada

  4. Rita Justo

    Ótimo

  5. zilda bairros moreira

    Mto bom vou começar ja a organizar melho minha casa……..agradecida.

  6. Ana

    Nossa Rafa, estou exatamente nesta fase, tivemos um problema em casa causado pela chuva e tive que desocupar todo o andar de cima da minha casa, estamos lixando tetos e paredes para depois pintar. E quero aproveitar para me desfazer de muita coisa, e dessa forma conseguir manter a ordem. Porque aqui somos 6 e temos apenas 4 armarios nos quartos. Vou acompanhar tudinho, como sempte faço….rsrs. super obrigada, bjim

  7. Maria José

    eu tenho um pouco de dificuldade em desapegar, mas esse ano quero fazer diferente e para isso vou seguir essas dicas.

  8. Patricia Renata Nobre da Silva

    Adorei a dica vou começar a fazer hj mesmas mudanças aqui em casa.

  9. Alexandra San juan

    Olá ! Primeiramente parabéns pelo blog! achei sua pagina do nada, e resolvi dar uma olhada….advinha…a amei! estou viciada, todos os dias assisto um vídeo e vejo as dicas e isso esta me ajudando muito! Hj vou começar a desapegar…. principalmente na brinquedoteca dos meus filhos que nem dá para entrar!!!!! Obrigada mesmo pelas dicas, virei sua fã um beijo!

  10. Não tenho apego a nada material. E estou sempre destralhando coisas sem uso.
    Acho que por ser assim, não entendo como muita gente se apega tanto e tem tanta dificuldade em descartar alguma coisa. Como por exemplo uma irmã minha.
    Bjs.

  11. Oi Rafa!
    Acompanho seu blog a tempo mas nunca comento… mas sempre temos a primeira vez! :D

    Sempre fui mega bagunceira… adoro limpar tudo e deixar brilhando mas vira e mexe deixo coisas fora do lugar, principalmente por não ter um lugar certo para elas (coisas de quem mora em casa pequena hehe).
    Por falta de espaço já doei muuuitas roupas e sapatos que não usava e insistia em guardar… até que percebi que a falta de espaço me incomodava mais do que me desfazer das coisas.
    Estou tentando por em prática muitas coisas que tenho aprendido aqui com você e em outros blogs.
    Como estamos em processo de construir uma casa maior, estou tentando inserir boas práticas tanto para mim quanto para meu marido, pois sei que na casa nova vamos querer tudo lindo organizado.
    E nada melhor para quem tem problemas de espaço como eu do que destralhar! O brabo é convencer o marido apegado a se livrar das coisas que não usa mais…mas com jeitinho vamos dando um jeito.
    Beijos

  12. Praticar o desapego é fundamental. Ajuda a limpar a alma e equilibrar a vida.

  13. Renata souza

    Melhor coisa que aprendi, tem um ano que estou destralhando minha casa, esta mais fácil de limpar, e com uma energia ótima.

  14. Marcia

    Eu tenho uma enorme dificuldade em desapegar, principalmente de papel, tipo apostilas de cursos, atividades que sobraram das aulas que ministrei, contas pagas….. o que faço??? Geralmente peço minha irmã pra vir fazer esse servicinho junto comigo. Mas é difícil! Muito difícil!!!

  15. Mirta Acosta Sagales

    eu prometo firmemente um desapego geral neste ano 2016.

  16. […] ♥ Bora destralhar? Bora! […]

  17. edmeia

    oi Rafaela! Sou sua seguidora há um bom tempo!
    Já tinha o gosto pela arrumação (que eu julgava ser organização) kkkk
    Com o seu blog aprendo sempre em todos os posts. Adoro!
    Aqui em casa o pessoal já mexe comigo por causa dos meus organizadores e das minhas etiquetas.
    Tem etiqueta em tudo! Até nos organizadores do banheiro! kkkk. Quem não tem este hábito as vezes estranha né!
    Tô sempre indo em busca de conteúdos para cada dias mais me organizar. A minha grande dificuldade ainda é com a minha ajudante. Gasto um tempo nas minhas horas de folga (que faço com prazer). Daí pra ela manter a organização ainda tem sido difícil. Mesmo eu mostrando a ela como deve deixar. Devagar vou criando o hábito nela! Ela sempre me diz: não gosto destas caixas (plásticas), ocupa mais espaço do que sem elas. Pode uma coisa dessas Rafaela?
    Sempre me encanto com os produtos que vc usa, mas nem sempre tenho facilidade em adquirir. Moro no interior e não se tem grandes hipermercados. Na verdade acabo adquirindo mais pela internet.
    Vai aí uma sugestão de post: indicação de lugares que podemos adquirir. Sei que muitas vezes vc comenta nos vídeos.
    Então é isto!
    Um grande abraço! Saúde pra vc e toda sua família