05 jul 2012
8 Comentários
roupas

Arrumando as malas

Arrumar bem a mala não significa colocar todo “guarda-roupa” dentro dela, malas muito cheias ficam tão pesadas que não dá nem para carregá-las, é quase uma tarefa para o super homem. Uma mala organizada,  sobra espaços extras para acomodar suas comprinhas da viagem e você não ficará no empenho de carregar várias delas com você. Não existem fórmulas para se arrumar malas, mas algumas dicas ajudam muito:

Sapatos e meias: Limite o número de sapatos a um par mais formal, um par confortável para andar e uma par de sandálias. Coloque as meias dentro dos sapatos, assim como as roupas de baixo e outras peças pequenas. Para proteger suas roupas, coloque seus sapatos dentro de saquinhos. 
Agasalhos: em vez de levar um casaco pesado, opte por um casaco e um suéter mais leve que possam ser usados juntos. Leve o suéter com você em vez de colocá-los na mala (será bem útil no avião e em noites mais frescas).
Roupas: prefira roupas versáteis e peças coordenadas que formem combinações diferentes. Não leve roupas que requerem maiores cuidados e roupas que nunca usa. Tecidos naturais são mais frescos e sintéticos amassam menos (são bem práticos em viagens), para ganhar mais espaço na mala, faça rolinhos.
Jóias e acessórios: não leve jóias nem objetos de valor com você em suas viagens. Limite os acessórios a um cinto, poucos lenços e talvez duas gravatas.
Cosméticos e artigos de higiene: restrinja-se ao básico. Não leve embalagens grandes, exceto do protetor solar. É preferível passar para frascos menores produtos como xampus, hidratantes e perfumes. Verifique se o serviço do hotel inclui facilidades como secador de cabelos e ferro elétrico. 

Truque para ganhar espaço na mala: guarde suas roupas em embalagens com fechamento à vácuo (space bags) dentro da mala, ficará super compacto e caberão mais coisas, só não se empolgue, pois isso não faz diminuir o peso dela.

Truque para desamassar suas roupas: Se você esqueceu de levar o ferro de passar roupas sem problemas, pendure a roupa amassada no banheiro para aproveitar o vapor do chuveiro. O vapor tende alisar o tecido.  Não guarde a roupa em seguida, pois pode amarelar, deixe secar.

Se for viajar de avião, segundo a TAM, o limite de peso para voo nacional é de 23 kg no total e voo internacional é de duas malas até 32 kg cada (América do Norte e América do Sul) e 45kg em voos para a Europa. 
Bagagem de mão

Faça lista do que colocar na bagagem de mão, pois muitas vezes a gente acaba esquecendo das coisas mais óbvias! A lista deve ter:

Confirmação de reservas, passagens e itinerários.

Passaporte e carteira de motorista.
Carteira e chaves (casa e carro).

Cartões de convênio médico.

Dinheiro, cartões de crédito, cheques de viagem.

Cartões telefônicos pré-pagos.
Óculos e lentes de contato com material de limpeza.
Receitas e medicamentos.
Máquina fotográfica e bateria.
Revista, livros, mapas e guias.
Cosméticos e artigos de higiene.
Agenda de endereços e telefones
Uma muda de roupa.
Se for viajar de avião, atenção:

Despache na mala objetos que possam ser considerados agressivos (facas, qualquer objeto de cortante, giletes, alicates de unha, tesoura, etc).

Evite enchê-las demais (máximo 5 kg por pessoa).

Para vôos internacionais, líquidos, géis ou aerosol e pastas devem ser conduzidos em um saco plástico tipo Zip (daqueles que servem para guardar alimentos no freezer) de até 20 cm x 20 cm (1 litro), apresentados na inspeção do raio-X separadamente da bagagem. Cada recipiente não pode exceder o volume de 100 ml. 

Cosméticos em saco tipo Zap

Dica de ouro: Em vez de lotar as malas com lembranças locais, escreva um diário para registrar os melhores momentos de suas férias, tire fotografias ou compre cartões postais.
Gostou? Compartilhe:
8 Comentários
Deixe seu comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

8 Comentários
  1. OI Rafaela,vc m adicionou no Comunidade Minha Casa e eu te achei aqui,gostei do blog estou te seguindo faz uma visita no meu blog acho q vc vai gostar, andei um pouquinho por aqui e já vi coisas interessantes como a ideia de guardar lençóis dentro da fronha gostei porque aqui em casa eu deixo as coisas tudo sempre em ordem mas os lençóis fico sempre procurando as peças soltas, assim fica mais fácil não tem como perder as peças,valeu a dica.BJK

    • Olá Rosaria, esta ideia é ótima mesmo e muito prática, não tem como perder as peças e o armário fica super organizado. Obrigada pela visita e comentário, bjinhos

  2. Colocar calcinha dentro do sapato nas malas?????????? Quinojuuuuuuu !!! meias tudo bem…mas roupa de baixo dentro de sapato…..hummmmmmmmmmm

    • Olá Maria! Você não precisa colocar necessariamente direto (eu também não gosto) no sapato, coloque dentro de saquinhos para proteger ou em outro lugar que goste mais. Foi apenas uma opção que dei para ganhar mais espaço dentro da mala, não é uma regra… Bjinhos

  3. Roupa de baixo dentro dos sapatos não rola mesmo!!! Sobre as malas, eu sempre mesclo as roupas e demais itens meus e do meu marido nas 2 malas, pq se uma extraviar, nós 2 ficamos com roupas para alguns dias.

  4. Oi Rafaela,passeando pelo seu blog vi varias dicas super bacanas e consegui colocar muitas coisas em ordem aqui na minha casa.O resultado foi muito satisfatório.Todos os dias dou uma olhada nas dicas pois sempre tem alguma coisa nova para nos ajudar.Gosto muuuuuuuuuuuito.

  5. Adriana

    Oi Rafaelaz! Amei conhece seu blog, gostaria de saber como faço
    Pra ter o meu? Sou uma pessoa ativa, no momento estou desempestoque… sou a chamada sacoleira.