08 mar 2016
9 Comentários
Organização

A importância da Organização Pessoal | por Thais Godinho

Olá pessoal! Vou contar uma novidade e tenho certeza que vocês vão adorar:  agora o blog tem uma colaboradora pra lá de especial, a querida Thais Godinho, do blog Vida Organizada ( Eba!! Seja bem vinda!!!). A Thais, além de blogueira é personal Organizer, especialista no método GTD (Getting Things Done) e autora do livro Vida Organizada (editora Gente). Simplesmente amo o seu trabalho, por isso estou muito feliz com a parceria, e tenho certeza que vocês vão desfrutar de textos muito especiais por aqui também =) Todo mês, ela escreverá sobre um determinado tema, com foco em Organização Pessoal e Gestão de Tempo. Perfeito, né? A vida não se resume apenas em organizar a casa, muito pelo contrário, antes de organizar o nosso cantinho é mais do que importante a gente se organizar e aprender como aproveitar melhor o tempo. Para ajudar, hoje o texto fala exatamente isso, confira abaixo:

 

Organização Pessoal

 

(Texto por Thais Godinho)

Quando a gente fala em organização pessoal, já pode ter percebido que não se trata apenas de organizar o ambiente. Organizar a casa, o escritório, é ótimo e faz grande diferença até mesmo na maneira que a gente encara as nossas atividades. Porém, o contrário também acontece: quando gerenciamos a nossa agenda, as nossas rotinas, conseguimos ter mais tempo para fazer outras coisas. Por isso a organização pessoal é algo integrado, que cuida do todo.

Assumir o controle da própria vida é algo que simplesmente temos que fazer, assim como preparar as refeições ou lavar a roupa. Muito se fala em ter disciplina para mudar hábitos, mas eu acredito que o principal, até mesmo para ter essa disciplina, seja uma mudança de pensamento. Não veja a organização pessoal como algo que “dá trabalho”, mas como uma forma de carinho com você mesma e com as pessoas ao seu redor – algo necessário para garantir que seu tempo esteja sendo investido da melhor maneira possível.

E seja paciente com o processo. Não adianta querer ter uma agenda organizada de uma hora para a outra e fazer com que as pessoas entendam quando você diz “não”. Confiança (em si mesma e nos outros) se constrói com o tempo, através de ações e cumprimento de acordos.

Vamos ver algumas dicas para começar essa organização pessoal então, sem pressa e sem dramas:

  • Foque no que é importante e faça uma coisa de cada vez. A cada momento do seu dia, pergunte-se: qual é a coisa mais importante que eu deveria estar fazendo agora? Faça essa atividade e não mude enquanto não terminá-la. Pode ser desde algo relacionado ao trabalho ou apenas descansar por 15 minutos sem fazer nada, para recuperar um pouco a energia. Permita-se realizar essas pequenas pausas.
  • Defina três metas para o seu dia. Todos os dias, ao acordar, defina quais serão as três coisas mais importantes que você poderia fazer. Aquelas três que, ao chegar ao final do dia, você quer se sentir satisfeita por ter realizado. Trabalhe nessas três metas, uma de cada vez, seguindo a recomendação anterior.
  • Planeje a sua semana. Uma vez por semana (de preferência quando seus filhos estiverem na escola!), reserve um tempo do seu dia para planejar a semana seguinte. Veja os compromissos da família, calcule os tempos e trajetos se precisar se deslocar, planeje as refeições (e, por consequência, o que comprará no mercado) e os tempos de cuidados com os filhos (fazer lição de casa, ir às reuniões da escola, levar ao médico etc). Deixe tempo livre para dormir suficientemente bem e fazer atividades de lazer. O tempo disponível para essas atividades não acontece sozinho – precisa ser planejado.

Nos próximos posts nós vamos aprender a gerenciar melhor a nossa vida com algumas técnicas que costumam funcionar muito bem para a maioria das pessoas, inclusive destrinchando as dicas acima. Nós esperamos que você consiga aproveitar bem o seu tempo com as pessoas que ama e também ter tempo para cuidar das suas próprias coisas sem sentimento de culpa.

Lembre-se: você pode fazer tudo o que quiser, mas não tudo ao mesmo tempo! Vamos aprender a priorizar. Até mais!

 

Thais

 

Thais Godinho é apaixonada por organização pessoal e produtividade. Especialista no método GTD, é responsável pelo produto no Brasil dentro da Call Daniel, franquia oficial e exclusiva da metodologia no país. É autora do livro Vida Organizada (2014) e do blog com mesmo nome, que existe desde 2006. Tem como missão inspirar as pessoas a se organizarem para que tenham mais qualidade de vida.
Aproveita para conhecer mais sobre o trabalho dela:
Blog Vida Organizada: www.vidaorganizada.com
Instagram @vidaorganizada
Gostou? Compartilhe:
9 Comentários
Deixe seu comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

9 Comentários
  1. Lucia Coelho

    Adorei a participação da Thais por aqui. Já acompanho o blog dela a algum tempo e já li (e vou ler de novo) seu livro. Sempre que bate as dúvidas consultas suas dicas. Então está parceria é nota 10. Muito legal….

  2. Angelica Silva

    Amei a novidade! Já acompanho o trabalho da Thais há um tempo, ela é ótima e vc também!

  3. Ana Teixeira

    Desde ja quero dizer-lhe que adoro o seu blog. O seu teabalho, a dua dedicação estão espalhados nos seus textos e nos videos. Não a conheço pessoalmente mas é como se conhecesse. Sigo os seus conselhos e ja consegui organizar quase todas as divisões ca de casa.
    Posso dizer que mudei muito a minha vida, para melhor, garças a si. Por isso o meu muito obrigada.
    Também visito o blog da Thais Godinho, numa perspetiva de organização pessoal.
    Agora esta novidade. Ouro sobre azul !
    Mais uma vez obrigada. Continue assim. Um beijo

  4. Giselle

    Q legal a Thais por aqui! Sou leitora assídua do blog dela e tb já li seu livro, adoro seu trabalho!!! Inclusive já botei em prática várias dicas q ela sugere! Parabéns ao blog pela escolha!!!

  5. Juliana

    Nossa, vocês adivinharam, hein!! Os únicos dois blogs que leio sobre organização (de casa e de vida) são o Vida Organizada e o Organize sem Frescuras. Parceria mais do que perfeita!!! Parabéns para as duas!! Seguirei leitora fiel de ambas!! Beijos!
    Juliana.

  6. Thamires

    Adoreeeiiiii a parceria! Acompanho a Thais também e amei o livro dela, estou muito feliz, parabens as duas!

  7. Janaina

    Oi Rafa! Gostaria de sugerir que postasse vídeos mostrando o seu dia a dia. Como se organiza na prática, como administra seu tempo … Acho que isso seria muito inspirador!
    Grande abraço!!!

  8. Daiane

    Uau, que demais! Excelente pareceria…Você conseguiu unir o útil ao agradável, ou seja, o que era bom agora ficou muito melhor. Parabéns! #Adorei

  9. Andréa Silva

    Simplesmente amei essa postagem. Confesso que travo uma briga diária para me organizar com as tarefas de casa. Trabalhar fora, cuidar da casa , cuidar do marido e dos filhos não é tarefa fácil. Acho que realmente preciso ME organizar primeiro (rsrs).