Organização
17 maio 2012

10 dicas para trabalhar o desapego

Sabe aquela blusa que você ganhou de um parente querido e não quer passar pra frente por que ganhou? E aquele sapato velho que você adora… (deixar de castigo no armário por uns anos), tem também: “Um dia eu ainda vou usar esse XXX”, mas esse dia não nunca chega.

Não adianta: para nos livrarmos da bagunça é preciso também se desfazer daqueles objetos ou das roupas que você guarda há anos em casa e não usa mais. Essa foi a parte mais dramática da organização lá em casa, trabalhar o desapego, mas depois que aprendi a me desapegar das coisas,  liberou tanto espaço no meu armário, que comecei a fazer sempre que comprava algo novo: “Uma blusinha nova entra e outra blusinha velha tchau”, e isso tem funcionado muito por aqui. Você pode pensar assim também: “Energia nova entra e energia negativa sai”. Eu tenho certeza que pra muitas pessoas, não é fácil também  mandar seus pertences embora, por isso desenvolvi 10 dicas para ajudar no desapego e com isso ser mais feliz:
1- Simplifique seu guarda-roupa. De quantas peças você realmente precisa? Seja honesto com relação às coisas que você precisa realmente conservar.
2- Pergunte–se: “Qual é o propósito útil desse objeto em minha vida? Trata-se de uma coisa que você usa ou que lhe dá satisfação?” Em caso negativo, o objeto está apenas ocupando espaço. Desfaça-se dele.
3- Faça de conta que você está de mudança e pergunte-se: “Vale a pena o esforço de empacotar, transportar, desembalar e instalar esse objeto na nova casa?” Se a resposta for não, passe adiante o objeto.

Doações

4- Siga as regras do bom senso: se alguma coisa é feia e não lhe serve mais, doar a alguém que realmente precisa não tem preço.
5- Em caso de roupas, se você está em dúvida se vai dar ou não, vista esta roupa em frente ao espelho, olhe para seu armário e veja se ela combina com outras peças que estão ali guardadas, se não deu liga, pode mandar embora.
6- Procure tomar decisões com rapidez. Se você levar mais de 60 segundos para decidir se vai ou não conservar um objeto, é muito provável que não precise dele.
7- Quando tiver de tomar decisões sobre objetos de valor sentimental, conserve apenas aqueles que lhe trazem boas lembranças.
8- Quando encontrar um objeto e esse está coberto de poeira, é sinal que você não usa faz muito tempo, então pode passar pra frente. 
9- Essa é a sua última cartada: remova todas as coisas que não usa, mas das quais não consegue se “desgrudar” e guarde-as numa caixa. Escreva na caixa o conteúdo e a data. Se no prazo de seis meses ou um ano não precisar dessas coisas, doe a caixa toda.
10- “Você tem coisas demais? Mudar-se para uma casa ou um apartamento maior não é a solução”
Se você tentou essas dicas e ainda não conseguiu se desfazer das coisas, pegue seu telefone e ligue para o seu S.O.S AMIGO para ajudar.

 

“Carrie” do filme Sex and the City trabalhando o desapego com as amigas

por Rafaela Oliveira
Comente aqui

4 comentários em “10 dicas para trabalhar o desapego”
  1. Sol Oliveira23/02/13 • 13h50

    Muito bom! Praticar o desapego relalmente não é fácil! Peguei sua dicas para usar em uma BC que estou participando nas Blogueiras Unidas! Beijos! Ah estou seguindo seu Blog, vem conhecer o meu!
    http://artescraps.blogspot.com.br

    • Rafaela Oliveira25/02/13 • 20h47

      Ah legal Sol! Depois me mostra tá? Bjão e vou conhecer sim pode deixar! Bjao

  2. Monick Izzi11/06/13 • 10h51

    Meninaaa, eu faço exatamente assim aqui em casa.
    Já determinei quantas peças de roupas preciso ter, se entra uma peça nova uma velha tem que sair e se passo um ano sem usar tal coisa trato logo de doar e todo final de ano faço AQUELA FAXINA no guarda-roupa!
    A-M-E-I seu post e isso só mostra que estou no caminho certo…
    Xeriin… :*

  3. Anonymous09/05/14 • 15h55

    Oláá! Descobri seu blog pesquisando “como quem não quer nada no google sobre organização há menos de um mês e simplismente viciei nos posts. Aí vim voltando até chegar no primeiro post e agora quero ler cada dia alguns que me interessam mais e ir colocando em prática. Parabéns, indico pra todo mundo que lembro.
    Bjinho,
    Nayara B.

Navegue pelas categorias
Voltar para a Home