20 fev 2015
10 Comentários

10 dicas de como ser mais organizado

Acredite se quiser, a bagunça atrapalha (e muito) na produtividade do trabalho, no relacionamento e, sem você se dar conta, a bagunça poderá transformar  sua vida num verdadeiro caos. A procrastinação, a falta de ânimo e tempo são os grandes vilões da organização, por isso é preciso criar certos hábitos para ter uma vida organizada, produtiva e feliz. Abaixo, selecionei 10 dicas de como se organizar melhor e mandar a bagunça pra bem longe da sua vida:


 

1- Tenha uma agenda e anote tudo! A agenda é um item indispensável e ajuda muito. Anote compromissos, datas importantes, metas e tarefas para não esquecer nada! Se preferir, recorra a aplicativos no celular de organização, como o Evernote, por exemplo.
 
2- Faça lista de tarefas ou mapas mentais. A lista é o grande remédio para evitar a procrastinação e ajudar você a se organizar melhor. Monte uma lista simples contendo apenas as tarefas que poderá cumprir ao longo do dia. Coloque as tarefas prioritárias no topo da lista e cheque as tarefas completadas no final do dia. Os mapas mentais é outra maneira de se manter organizado sempre.
 
3- Começou, termine… Se começar qualquer tarefa, execute-a até o final. Não pare no meio, pois ficará mais difícil voltar depois. Diga não a procrastinação!
 
4- Cada objeto tem sua casa. Se tirou qualquer objeto do lugar, guarde imediatamente no seu devido lugar. Esse simples hábito evita que a bagunça se instale no ambiente.
 
5- Não abrace o mundo. Para quem tem arrepios só de escutar as palavras limpar e organizar, o jeito é dividir as tarefas em etapas. Limpe um cômodo hoje, organize uma gaveta amanhã e assim vai. Se decidir organizar e limpar a casa toda em um único dia, ficará ainda mais cansado e esses nomes assustarão ainda mais. 
 
6- Mesa organizada X Tempo extra. Para ganhar mais tempo e melhorar a produtividade no trabalho, mantenha a mesa em ordem. Você levará menos tempo procurando algo e não se distrai com os milhares de objetos espalhados. Antes de ir embora do  trabalho, deixe a mesa organizada e limpa. Um verdadeiro “up” para começar bem o dia seguinte.
 
7- Tenha produtos organizadores num cantinho de cada ambiente. No final do dia, coloque os itens que não pertencem ao ambiente e devolva-os nos seus devidos lugares.
 
8- Crie hábitos. Segundo estudos, para criar novos hábitos é preciso repetir a mesma tarefa durante 21 dias. Depois, ela entrará na sua rotina de uma forma automática. Arrumar a cama ao acordar e lavar a louça antes de dormir são excelentes exercícios. Manda ver!
 
9- Organizadores na entrada. Sapatos espalhados pela casa não dá, né? Deixe uma cesta na área de serviço para acomodar os sapatos. Ah! Aproveita que eles estão ali, para passar um pano no solado antes de guardá-los no armário. 
 
10- Não acumule. Acumular roupas ou objetos sem uso é roubar espaços preciosos no armário ou num cantinho de casa. Coloque todos os itens que você não usa numa caixa, se não usa-los durante seis meses é bem provável que ele não faz falta para você. 

Se precisar, imprima esse post e coloque dentro da sua agenda, próximo da sua lista de tarefas =)

Bjinhos


Acompanhe outras dicas e inspirações nas redes socias do Organize sem Frescuras, é só clicar e seguir!

 
 
Aplicativo gratuito para celular ( Android- Google Play), IOS clique aqui



Gostou? Compartilhe:
10 Comentários
Deixe seu comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

10 Comentários
  1. Anonymous

    Amei as dicas. Tenho transtorno de ansiedade, fazer uma tarefa por vez se torna um verdadeiro desafio principalmente quando vejo muita coisa acumulada aí quero fazer tudo de uma só vez, quase me descabelo, no outro dia tô um trapo e não giz tudo. Me ajudem por favor. Obrigada.

  2. Oi, Rafa!

    Eu sempre preciso de dicas assim para minha organização pessoal. Sou muito lenta nas tarefas normais e preciso estar mantendo as coisas no lugar para ganhar tempo. Legal demais vir aqui e ler mais dicas para impulsionar meu dia-a-dia! Obrigada.
    Beijão!
    Drica.

  3. Oi Rafaela
    É a primeira vez que comento aqui e vou confessar me considero uma pessoa organizada, mas tenho aprendido muito com seu blog e suas dicas, tanto que fiquei viciada em organização. Legal, né. Quer saber de uma coisa: assistir a seus videos, todos de uma tacada só, meu marido que está de férias até comentou “de novo”, mas de tanto que eu assisti, os videos contagiaram até ele, antes ele achava até frescuras os organizadores, hoje ele até me ajuda a compra com sugestões ou instalando um item ou outro. Fico feliz que ele participe da organização da casa e se sinta bem com isso. Bjs, vc ajudou muito. Estou ansiosa pelas novas dicas, tudo bem?
    Vera

  4. Anonymous

    Rafa, tenho muitos pensamentos desorganizados, arrumar por fora me ajuda a me organizar por dentro muito obrigada pelas dicas.
    Roberta Ribeiro

  5. Olá Rafa, adoro listas e gostei de faça um pouco por vez. Sou bem ansiosa, mas a lista me ajudou a datar e priorizar…
    Sua dicas ajudam muito nosso dia a dia.
    Fale mais sobre mapa mentais. bjkas

    Cristiane Meloni
    http://blog.atelienatureza.com.br/

  6. Faz muito tempo que acompanho seu blog mas não comento, decidi dar minha opinião e dizer que adorooo seu blog… amo organização e aprendo muito por aqui. Ótimas dicas!! Eu uso o aplicativo Wunderlist e anoto tudo o que tenho que fazer, comprar..etc. Uma vez por semana vejo essas listagens e passo para a agenda o que posso (pretendo) fazer em cada dia da próxima semana. Para mim esta funcionando..mas tenho muito o que melhorar… :)

  7. Anonymous

    Oi Rafa! Adoro seu blog e sempre coloco suas dicas em prática aqui em casa! Gostaria de pedir que você desse algumas dicas de como podemos organizar o preparo das refeições durante a semana! Afinal, as mulheres modernas trabalham fora e precisam cuidar da casa, dos filhos e da alimentação da família quando chegam da jornada de trabalho. Tenho tido dificuldades para preparar o jantar diariamente e organizar os lanches e o almoço que levamos para o trabalho e a faculdade no dia seguinte. Garantir uma refeição equilibrada e saudável nesse dia a dia corrido tem sido bem difícil! Conto com você! Beijos

  8. Adorei a lista, e saber tb dos 21 dias para criar o hábito,,rss interessantes bjs e bom domingo
    http://www.antestardedoquenunca1.blogspot.com

  9. Anonymous

    Oi amei posso fazer uma pergunta????
    Pode ser um caderno sem uso?

  10. Anonymous

    Acordar cedo por exrmplo sera depous desses 21 dia irei tentar