casa organizada
07 jul 2012

Cozinha linda e organizada

Hoje em dia a cozinha não é mais como antigamente, hoje vamos à cozinha não apenas para comer, mas também para receber nossos amigos. Em várias casas, a cozinha é eleita como o ambiente mais frequentado, na sua também? Agora pare e pense: se ela é bem frequentada, deve existir alguma baguncinha por lá, não é mesmo?! Para existir alguma organização, você precisa dar uma mudada na sua cozinha, depois é só preparar a sua receita predileta tranquilamente.

Leia também : Passo a passo de como organizar a sua geladeira“.

                               Como organizar a despensa sem frescuras“.

Divida a organização em pequenas tarefas: arrume a pia hoje, limpe a geladeira e o freezer amanhã e organize uma coisa de cada vez até você ficar satisfeito com o resultado.



Retire tudo de seus armários (um de cada vez) e jogue fora potes de plástico sem tampa, passe adiante os objetos que você nunca usa por serem muito grandes ou muito pequenos e jogue também tudo o que não tem utilidade e que acaba ocupando muito espaço dentro dos armários.
Organize os itens do café da manhã todos juntos (café, filtros, açúcar, adoçantes,chás..), isso facilita na hora da procura, ainda mais se for bem cedinho.
Para os copos, organize-os em armários de fácil acesso, ficando os maiores atrás e os menores na frente. Você pode também, fazer fileiras de copos maiores iguais seguidos de menores lado a lado.
Os pratos são empilhados lado a lado, conforme o tamanho e a necessidade, você pode utilizar suportes que dão espaços extras dentro dos armários.

Xícaras e pires devem ser colocados juntos, faça uma pilha de pires e guarde as xícaras lado a lado ou em último caso em cima da outra (todo cuidado é pouco nesta hora).

Uma forma excelente de aproveitar espaços para acomodar a louça, é aumentar o número de prateleiras instalando modulados de metal entre as prateleiras já existentes. Além disso, você pode prender ganchos debaixo de suas prateleiras para pendurar xícaras e canecas, fica ótimo e você ganha muito mais espaços.

Tigelas, travessas refratárias ou de louça podem ocupar o mesmo armário ou o mais próximo. Os refratários ficam melhor guardados próximo ao microondas. Para ganhar mais espaços, coloque uma dentro da outra.


Panelas são colocadas em prateleiras ou gavetas próximas ao fogão, guarde-as sem tampas colocando uma dentro da outra se não tiver muito espaço. Para protegê-las, coloque uma folha de papel toalha entre elas, para não riscar.
Os potes plásticos famosos e que temos vários, guarde-os sem as tampas e coloque um dentro do outro, as tampas você guarda no ladinho ou debaixo dos potes.
Os eletrodomésticos mais usados você pode colocar em bancadas ou prateleiras e os demais, guarde-os em prateleiras baixas para facilitar o manuseio quando necessário, se não tiver espaço guarde-os na despensa.

Os talheres são guardados em gavetas que podem apresentar visores e divisórias para melhor acomodação e visualização e os talheres grandes você pode pendurar em suporte na parede, fica super organizado e prático.

Remova os utensílios de cozinha usados raramente como assadeiras grandes, sopeiras e poncheiras, e guarde em áreas de acesso mais difícil, como uma prateleira alta ou na despensa.

Dica de ouro: O tampo do balcão é um ótimo lugar para começar organização, uma simples arrumação desse móvel, já faz a cozinha toda parecer limpa e em ordem.
por Rafaela Oliveira
Comente aqui
5 comentários em “Cozinha linda e organizada”
  1. Rosaria Amorim07/07/12 • 14h13

    Oi Rafaela,menina adorei as dicas, gostei da arrumação dos potes plásticos,eles me irritam toda vez q preciso de um, é uma briga feia eu e os potinhos, aí resolvi coloca-los com tampa,ocupou muito espaço,tiro a tampa e não tenho paciência por que nunca acho a tampa, mas na foto esta arrumado por cor e cada tampa esta em baixo do conjunto,e esta arrumação de travessa e tabua de corte com esta divisória, excelente ideia.valeu mesmo .Bom fim de semana.BJK

  2. Priscila22/01/13 • 15h21

    Adorei a ideia para separação dos pratos, pq esse negocio de ter tantos tamanho atrapalha muito! já estou a procura do meu, achei modelos chamados de ganha espaço, já é um começo né…
    Bjuuus e parabens pelo blog!

    • Rafaela Oliveira22/01/13 • 20h59

      Obrigada Priscila! Os produtos “ganha espaços” são sempre uma mão na roda, além de deixar prático, vc ganha um espação no armário e espaço sempre é bem vindo, né?! Bjinhos

  3. Priscila09/05/13 • 17h00

    Adorei suas dicas, mas o meu problema é onde guardar meu microondas. Ele fica na bancada do armario, porque ainda não tenho um suporte. Pensei em colocar no balcão da cozinha, mas nem sei se fica bom!! Vou seguir suas dicas e tentar arrumar o resto..rsrs
    Beijinhos, adorei seu blog!

  4. Andressa Rodrigues01/09/13 • 13h31

    Adorei as dicas….já vou fazer uma arrumação esta semana!!!

    Beijos e obrigada por estar sempre ajudando!!! :)

    Andressa
    http://pimentasdocepimentas.blogspot.com.br/

Navegue pelas categorias
Voltar para a Home