Organização
03 set 2012

Atenção para as bactérias em sua cozinha

É pessoal nunca estaremos livres das bactérias em nossas vidas, mas não posso deixar de alertá-los sobre elas, se você as quiser bem longe, dê atenção à sua cozinha, pois lá existem itens que elas adoram se divertir:
 
 Leia também o link: “Cozinha linda e organizada“.
 
 
 
 
 
 
 
A pia é o lugar que bactérias e fungos mais gostam de ficar na casa e por isso merece atenção especial já na escolha do material. A pia de granito ou mármore, por exemplo, apresenta bactérias em suas porosidades e emendas. O mais indicado é o aço inox- no entanto, a higienização correta e constante elimina os problemas de contaminação do granito.
 
 
 
 
 
A esponja é o maior veículo de contaminação por microorganismos, por conta do uso múltiplo. Depois do seu uso, se puder,  limpe-a ainda úmida com sabão, envolva em papel toalha e coloque no microondas por um minuto, na potência alta. Retire e guarde-a seca. Nunca a deixe sobre ou sob o sabão. Troque-a cada semana se possível. Já a palha de aço, após o uso, deve ser lavada com água e detergente e ser imersa em água fervente por três minutos. Seque e guarde em local seco.
 
 
 
 
 
 
Esqueça as tábuas de madeira. A manutenção é complicada (precisam secar ao sol), têm facilidade de acumular bactérias e absorvem o cheiro dos alimentos. As mais indicadas são feitas de bamboo e para limpá-las basta apenas água morna. Uma ideia bem legal (e higiênica) é usar tábuas de plástico de cores diferentes. Separe cada cor para cortes variados como: peixe, carnes e legumes.
 
 
 
 

 

 
 
A mesma coisa serve para as colheres de pau, prefira as de silicone, pois além de suportarem à altas temperaturas, não retém  cheiros e são mais higiênicas.
 
 
 
 
 
 
 
 
Prefira as lixeiras com tampa e abertura por pedal. Esvazie-as sempre após o almoço, cheias ou não, usando sacos plásticos. Não use lixinhos na pia, pela proximidade da área de preparo dos alimentos. A lixeira, mesmo tampada, é um foco de contaminação, que transfere microorganismos causadores de doenças para os alimentos e objetos manipulados.
 
 
 
 
 
 
Evite ao máximo o pano de prato, um agente comprovado de contaminação em razão de reter umidade e de vários usos. O acessório foi proibido até em restaurantes, segundo Marta Kushida, professora de microbiologia e higienização de alimentos do Senac. Caso não seja possível, não misture o pano de louça com o usado para secar a pia ou as mãos e lave-os diariamente.
 
 
 
por Rafaela Oliveira
Comente aqui
3 comentários em “Atenção para as bactérias em sua cozinha”
  1. Josiene Vassallo03/09/12 • 13h25

    Oi Rafaela! Essas dicas são muito importantes, pois eu mesma já troquei as colheres e tábua por de plástico. Ah! Também o rolo de abrir massas, a pouco tempo eu comprei um de plástico, porque o meu de madeira tinha quebrado e eu me lembrei que fica mais propenso as bactérias. Beijocas! Ene ♥

  2. Anonymous03/09/12 • 20h35

    Adoro tudo qe posta aqui,tenho seguido a risca to aprendendo e passando a minha secretaria.

  3. Se não se usa pano de prato seca-se a louça com o que? Julgo que guardar a dita molhada seja pior.
    Quanto às tabuas, já vi em reportagens que as de madeira são melhores )só perderiam para as de vidro) uma vez que quando seca, seus veios se compactam e impedem a permanência das malditas bactérias. Será?

Navegue pelas categorias
Voltar para a Home