Organização
12 jan 2013

As três regras para guardar os itens na cozinha

Qual é o princípio que rege uma cozinha organizada? Segundo Cynthia Townley Ewer, autora do livro Acabe com a Bagunça, “quanto mais uso tem um item, mais perto fica. Itens menos usados são alcançados se você se curvar ou se esticar, e os utensílios que usa raramente são enviados lá para o equivalente a um buraco negro”. Para deixar a cozinha mais prática, avalie tudo o que nela tem e guarde de acordo com estas três regras:
 
 
 
Regra 1 – (“A” itens usados todos os dias)


 
Quais são?  Pratos, copos, tigelas, xícaras, canecas, talheres de mesa e de servir, panelas, frigideiras, facas de cozinha e tábuas de cortar, abridor de latas, chaleira e bule.
 
Lugares ideais: Estes itens devem ficar em lugares especiais e fáceis de pegar e guardar, como: bancadas, a parte da frente das prateleiras dos armários, gavetas de cima e parte da frente das gavetas inferiores.
 
Regra 2- (“B” itens usados com frequência)
 
Itens usados com frequência são aqueles que não são usados todos os dias.
 
Quais são? Ralador, peneira, formas e tigelas grandes.

Lugares ideais: prateleiras mais baixas, áreas no fundo das gavetas. Para alcançar o “B” você terá que ficar na ponta do pé ou se esticar um pouquinho, mas ainda está acessível.
 
Regra 3 – (“C” itens usados raramente)
 
São aqueles itens que você algumas vezes durante o ano.


Quais são? Formas de biscoitos, louças para festas, espremedor de batatas, travessas muito grandes, aparelho de waffle, máquina para fazer pão, etc.
 
Lugares ideais: parte de trás das prateleiras de baixo dos armários. Se forem decorativos, deixe de enfeite na bancada. Armários pequenos sobre a geladeira são lugares perfeitos. Outra opção é guardá-los em outras áreas de sua casa, como áreas de serviço
 
Atenção: Analise muito bem os itens “C”. Se você nunca usou um item, a melhor pedida é doar para alguém ou a uma amiga para ganhar mais espaços e ela (e) ficar feliz!

Um ótimo final de semana a todos:)

por Rafaela Oliveira
Comente aqui
7 comentários em “As três regras para guardar os itens na cozinha”
  1. Nubia fonseca12/01/13 • 13h54

    Adorei as dicas!
    Como sempre suas postagens são perfeitas!
    Um ótimo fim de semana, beijos.

  2. Verônica Lima28/04/13 • 20h39

    Fiz uma obra na minha cozinha e agora estou arrumando os armários novos. Graças ao seu blog estou conseguindo guardar tudo de forma organizada e funcional. Obrigada pelas dicas! Minha cozinha tá ficando linda!

  3. Marcia Wilson07/04/15 • 11h07

    Odoroooo seu blog, estou usando muito suas dicas.

  4. Odilene08/04/15 • 08h04

    Me ajude organizar minha cozinha.

  5. Carlos Henrique09/06/15 • 23h34

    Rafaela, excelente site.
    Na foto do item B, são usados bastões/hastes ajustáveis para organizar o armário. Você tem dica de algum site que eu possa comprar estes produtos online?
    Abraço,
    Carlos

  6. […] Esse post foi inspirado no Blog Organize Sem Frescura. […]

Navegue pelas categorias
Voltar para a Home