Organização
19 out 2012

As três regras da organização da casa

O teste definitivo da organização é tudo funcionar bem. Sua casa funciona para você? Você consegue achar as coisas, executar tarefas e viver o dia a dia sem stress? Para organizar a casa, siga as três regras da organização doméstica: ter um lugar para cada coisa, fazer com que a família participe e criar “centros” de atividade. Veja detalhado:
Leia também o link: “Como manter a casa organizada“.
1- Um lugar para cada coisa. Sabe aquele ditado: “um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar”? Ele praticamente é um mantra da organização. As coisas, assim como as pessoas, precisam de uma casa própria. Encontre a “moradia” delas, marque-a com etiquetas, divisórias e produtos organizadores, e você terá vencido boa parte da batalha.
2- Fazer com que a família participe. Para conseguir organizar a casa é um processo que envolve a família toda. Envolva a família quando for organizar as coisas e os ambientes, por exemplo: quando organizar os itens na cozinha, guarde pratos, travessas e copos em armários mais baixos para ficar de fácil acesso para todos da casa, inclusive  para as crianças. Outra dica que ajuda muito é identificar as prateleiras ou caixas com etiquetas.
3- Criar “centros” de atividades. Para driblar a bagunça e manter a casa organizada, crie “centros”, isto é, lugares específicos para concentrar todas as atividades realizadas todos os dias numa casa. Para isso, adapte o conteúdo de cada um destes centros, às necessidades de sua família. Para criá-los você precisa escolher:

– Um foco. Para cada centro, uma só atividade.

– Uma área específica. Estabeleça um lugar para a realização da atividade.– Locais de guardar utensílios e suprimentos. Faça com que todos os itens necessários estejam no  centro.

Exemplos:

Entrada de casa ( porta chaves e correspondência).

Telefone(listas, agenda telefônica, calendário, blocos de recados, canetas, pasta com panfletos de disque-pizza e delivery).

Higiene pessoal (produtos para a pele, utensílios de barba, cosméticos e apetrechos para os cabelos perto de uma pia de banheiro com espelho).

Acessórios de inverno (casacos, chapéus, luvas, cachecóis, guarda-chuvas e botas).

Faxina e manutenção (vassouras, rodo, aspirador de pó, kit de faxina com utensílios, lâmpadas para substituição, panos, esponjas de limpeza, produtos de limpeza).

Papelada (escrivaninha, telefone, computador, arquivo, canetas, papéis e pastas).

Área de brincar das crianças (tapetinho ou almofadas, livrinhos, mesinha, brinquedos em caixas de plástico ou em outras).
Leitura (poltrona confortável, luminária de leitura, mesinha de apoio, óculos de leitura, travesseiro, caneta marca texto e marcadores de página).
Lição de casa(mesa, boa iluminação, canetas, lápis e marcadores, papéis e livros de referência ou apostila).
Entretenimento (TV, controles remotos, sofá, bandejas para lanches, almofadas).

Lavanderia (lavadora, secadora, espaço para passar roupa, cestos, produtos de limpeza e roupas).

Artesanato (espaço de trabalho, lugar para guardar tintas, papéis, cola e demais materiais).
Costura (máquina de costura, ferro e tábua de passar, utensílios de costura, tecidos e acessórios).

 

 Fonte: Acabe com a bagunça, Cynthia Townley Ewer
por Rafaela Oliveira
Comente aqui
7 comentários em “As três regras da organização da casa”
  1. Simone19/10/12 • 14h25

    Oi Rafaela, adorei tudo aqui, parabéns viu!
    Preciso começar a faxina de fim de ano rs, só está faltando tempo…vou olhar suas dicas, tenho certeza que o resultado será ainda melhor.
    **Bjs**

    • Rafaela Oliveira21/10/12 • 22h03

      Olá Simone tudo bem? Lá na frente vou postar sobre a faxina de fim de ano de uma forma mais prática, assim sobrará tempo para curtir o restinho dele. Aguarde e obrigada pela sua mensagem! Bjinhos

  2. Simone Portella19/10/12 • 14h38

    Oi Rafa,suas dicas são essenciais,sabendo onde tudo fica,poupamos tempo e tempo é dimdim,bjks!

    • Rafaela Oliveira21/10/12 • 22h01

      Olá Simone! Assim fica fácil, não é mesmo? E realmente tempo é dinheiro! Obrigada pela visita, seja sempre bem vinda, bjinhos

  3. Rosaria Amorim26/10/12 • 10h01

    Oi Rafa,muito obrigada por sua visita lá no meu blog, me sinto honrada quando uma pessoa chiquérrima como vc vem me visitar,olha a minha casa é outra depois que conheci seu blog com suas dicas, meus armários são todos arrumadinhos tenho um lugar para cada coisa e nunca mudo nada de lugar, para sempre encontrar tudo que procurar,tenho sido muito relapsa com vc pois venho aqui ler seus post e não tenho deixado comentário, sou muito sincera com as coisas viu? Mas vou me corrigir,tenha um dia abençoado por DEUS, bjs no seu coração.

  4. personal organizer25/02/13 • 17h40

    Muito bom!!! Parabéns por esse trabalho tão importante. Bjs.

Navegue pelas categorias
Voltar para a Home