09 jun 2012
8 Comentários
Organização

Operação: Casa organizada!

Chegou a hora de dar outra cara para sua casa e sua vida. Uma casa organizada é sinal de praticidade e qualidade de vida, siga essas dicas e diga adeus à bagunça que te acompanha por muito tempo. Use as dicas como se fossem “mandamentos” para uma casa organizada, assim fica mais fácil tornar seu sonho, uma realidade.

Leia também o link “Primeiros passos para organizar
Agrupe objetos de acordo com a função. Controles remotos, remédios, documentos, material escolar das crianças, presilhas de cabelo, pilhas e baterias ou manuais de aparelhos eletrônicos ficam juntos para serem úteis e não ficarem perdidos, largados ou sem manutenção.
 
Determine lugares certos para todos os objetos. Itens que não tem onde “morar” vai estar sempre perdido. Escolha onde vão ficar os documentos pessoais, o pó do café, os remédios ou os acessórios do computador e siga a sua própria regra. Fica mais fácil se esses espaços ficarem perto de onde o objeto é usado e se forem de fácil acesso.
 
Doe, recicle ou jogue no lixo tudo o que for possível. Não adianta acumular roupas fora de moda no armário, nem acessórios de computador aposentados, ou até presentes que você ganhou e não tem coragem de pôr na sala. Leia também o item “Trabalhando o desapego”.
 
Quem guarda, tem, mas precisa conservar bem seus pertences. Há coisas que mesmo não servindo mais para nada, é impossível doar ou jogar fora. Mas não vale ter um vestido da sua vó no armário se ele está sendo comido por traças. Use caixas com furos para passagem de ar, por exemplo, para guardar suas preciosidades. Deixe suas fotos, heranças de família e tudo mais que for importante para a sua história em bom estado.
 
Sua casa deve servir ao seu estilo de vida. Muita gente tem problemas para manter a organização, pois a própria maneira como os espaços da casa foram planejados não ajudam. Quando for reformar ou trocar os móveis, pense sempre em como você usa mesmo os cômodos, no seu cotidiano. Não pense que você vai mudar para acomodar à decoração. A decoração é que tem de mudar para facilitar os seus dias.
Crie rotinas. Checar despensa, geladeira, banheiro, data de vencimento de contas ou da matrícula da escola do seu filho deve ser feito periodicamente para você não ser pego desprevenido. Se você conseguir inserir rotinas para as tarefas mais básicas, vai ser mais fácil criar outros hábitos que podem melhorar sua vida em casa.
Manter a casa em ordem é mais fácil do que pôr em ordem.Nada de ir deixando os problemas, os papéis, os sapatos e tudo mais se acumulando num canto e pensar: depois arrumo tudo. É bem melhor conservar o trabalho de organização sempre feito,  e só ir repondo os objetos em seus devidos lugares. É o seu tempo que vai para o lixo quando você ignora as pilhas de papéis que vão se juntando na escrivaninha.
 
Seja democrático. Em uma casa com mais de uma pessoa, vai haver mais de uma opinião sobre como deve ser a organização. Mulheres que já tentaram convencer o companheiro a jogar aquela camiseta furada de 20 anos de idade, sabem que até uma simples limpeza geral é difícil. Mas não adianta encarnar o furacão e deixar todo mundo furioso ao descobrir que você deu sumiço em metade da casa e guardou o que sobrou em lugares misteriosos. Esse tipo de organização não dura nada. Deixe que cada pessoa da casa encontre sua própria fórmula para ordenar seu espaço e permita que todos deem palpites nos cômodos principais, como a cozinha.
 
Mantenha um espaço para a bagunça. Pode ser um quartinho, uma parte de cima de armário que está sobrando. Deixe nesse espaço os objetos que você não tem certeza se devem ficar na sua casa, como uma quarentena. De vez em quando, reviste seu depósito e decida se não está na hora de se despedir da “quinquilharia”. Nenhuma casa é prefeita, ainda bem.
Fonte: Guia organização Casa e Jardim
Gostou? Compartilhe:
8 Comentários
Deixe seu comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

8 Comentários
  1. Organizar é uma eterna briga interna. Gosto de ordem mas sou desorganizada. Fiz até uns mini cursos para tentar organizar. Melhorou, mas estou longe de atingir meu objetivo.
    Quem sabe vendo suas dicas eu possa melhorar ainda mais.
    Abraços

  2. Olá Telma! Obrigada pelo comentário, espero que as dicas do blog ajudem na organização da sua casa e sua vida, é só querer e ir começando aos poucos, tenho certeza que ficará empolgada e feliz com o resultado.Boa sorte!
    Bjos

  3. Olá Rafaela, cada dia me apaixono mais pelo seu blog!
    Como tem pouco tempo que o descobri fico vendo as matérias antigas e louca pra aplicar tudo lá em casa. Já fiz algumas arrumações por causa de seu blog e confesso que tem muito trabalho a fazer. Mas o que me deixa muito feliz é que ao mostrar seu blog para minha irmã (uma bagunceira nata) ela gostou tanto que tá organizando a casa dela tb, já fez algumas mudanças e tá amando.
    Gostaria de registrar aqui o meu agradecimento por contribuir na melhoria da nossa qualidade de vida!
    Muito Obrigada…
    BJS!

  4. Olá Rafaela! Estou amando seu blog! Muito legal, tudo o que eu estava procurando! Obrigada, Mell.

  5. Adorei … Ainda não consegui tempo pra organizar minha casa toda, mas aos pouquinhos consigo ! Amo suas dicas de organização !!!

    • Obrigada! Tenho certeza que aos pouquinhos você vai conseguir deixar a casa como sempre sonhou… Bjinhos e felicidades!

  6. RAFA VC E DIGUINA DE OSCAR NUNCA VI TANTA DICA BOA

  7. Semíramis Pereira da Silva

    Oi Rafaela, tenho visto seu trabalho e estou adorando, pois estou numa fase de pré-aposentadoria e me sentindo meio deslocada e decidi começar a organizar minha casa e outros aspectos de minha vida, pois sempre fui muito desorganizada, eu sozinha consigo bagunçar tudo e depois fico na maior aflição para arrumar. Vou confessar: tenho transtorno de deficiência de atenção e hiperatividade, começo mil tarefas e não concluo nenhuma. Tenho uma amiga que faz a faxina uma vez por semana, mas mesmo assim eu vejo que não tenho essa qualidade de vida de quem tem o senso de organização. Ainda bem que conheci seu blog e agora que estou tendo mais tempo quero aprender a ser mais organizada e vç está me ajudando muiiito, obrigada, beijos!!!