03 out 2013
33 Comentários
Organização

Guardando as roupas fora de estação

O inverno se foi, e que tal dar uma geral no seu guarda-roupa? Existe uma técnica muito conhecida (e eficiente) na organização que é o rodízio das roupas no armário de acordo com a estação do ano. Para ficar mais fácil entender, as roupas de inverno (ou de outra estação) dão lugar para as roupas mais leves e que você usará com mais frequência. Com esta técnica sobrará mais espaços no armário e ficará muito mais fácil achar as roupas. Até aí tudo bem, mas onde guardar as roupas de inverno? Para protegê-las e você aproveitar melhor os espaços, aqui ficam algumas dicas:


Antes de guardar
 
Lave ou mande lavar a seco as roupas antes de guarda-las, mesmo se parecerem limpas. Manchas ocultas podem não estar evidentes agora, mas você as verá daqui a seis meses, depois que estiverem ressecadas. E a gordura da pele atrai traças e causa odor se não for removida.

Evite guardar as roupas em sacos plásticos (lavanderia), pois eles retêm umidade, provocando bolor. Aposte em capas de algodão ou TNT que permitem a circulação de ar.

Escolha um lugar fresco e arejado para guardar. Evite locais com temperaturas muito altas, pois poderá ocasionar danos às fibras. Procure não guardar roupas numa área que recebe diretamente a luz do sol, que irá desbotá-las.

Escolha de cabides

Escolha os cabides certos para guardar as roupas fora da estação. Evite cabide de arame. Guarde paletós e casacos em cabides estruturados. Pendure as calças pelas bainhas (sem dobrar) para evitar vincos. Cabides de plástico ou madeira podem ser usados para blusas e camisas. Veja mais dicas sobre a escolha dos cabides, clicando aqui.





Onde guardar?


Caixas para roupas. Se escolher guardar as roupas em caixas, não se esqueça de identificar o conteúdo com etiquetas.




Embalagem com fechamento a vácuo. Esta embalagem faz mágica dentro do armário, isto é, você ganha muuuito mais espaços dentro dele. Guarde casacos, blusas mais pesadas de frio, edredons, entre outras peças. Super indico!





Malas. Para quem guarda malas no maleiro do armário, esta é uma excelente opção para guardar as roupas fora da estação. Coloque as roupas dentro de capas de algodão ou TNT para maior proteção e guarde-as dentro da mala. Se não tiver capas, utilize fronhas. Outra ideia que gosto muito é guardar dentro de malas estilo vintage e transformá-las em criado mudo.


 

Maleiro. Se você dispõe de um armário com maleiro, aproveite esse espaço para colocar as roupas sazonais. Disponha as roupas fora da estação em capas de algodão ou TNT ou em caixas.


Roupas em caixas

 

 

Araras de roupas. Para quem tem pouco espaço no armário, conte com a ajuda de uma arara de roupas. Guarde os casacos e jaquetas dentro de capas especiais para protegê-las do pó e do mofo.




 

Embaixo da cama. Este espaço funciona super bem para guardar as roupas fora da estação. Use organizadores e, se necessário, erga a cama com blocos para eles caberem.

 
 
Roupas dos pequenos
 

Se o guarda-roupa do seu filho é pequeno e a quantidade de roupas é enorme, sem problemas. Utilize caixas de plástico transparente e separe as roupas por sexo, tamanho ou por idade. Ponha cada pilha de roupa numa caixa e coloque etiqueta, exemplo: menina – 8 anos, menino 6 anos. Guarde as caixas numa área de depósito, empilhando-as por sexo e tamanho.





E você, como guarda suas roupas de frio? Comente abaixo gostaria muito de saber.

Tenha um excelente dia,

Bjinhos Rafaela

Imagens: Pinterest

Gostou? Compartilhe:
33 Comentários
Deixe seu comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

33 Comentários
  1. Ótimas dicass!
    Beijo

  2. Ótimas dicas….eu geralmente guardo em sacos específicos, e coloco nas partes de cima do guarda roupas, mas adorei a ideia!!!!

    Beijocas

    Andressa
    http://www.pimentasdocepimentas.blogspot.com.br

  3. Eu tinha um colchão (herança da tia, que já estava no apê quando me mudei), mas ele era duro pra burro, e para amaciá-lo um pouco colocava 2 edredons e dormia por cima. Mas do domingo, comprei um colchão novo, daí não precisava mais afofá-lo. Para guardar, resolvi comprar a embalagem para fechar a vácuo; menina, o que é isso?! Ameeei!
    Beijos.

    • É tudo né Ju! A primeira vez que usei não acreditei no que vi rsss. E nada como dormir em um colchão novinho e confortável, em? O único problema é que não dará vontade de levantar #preguicinha rs Bjão

  4. Anonymous

    Gostei muito. vai ser util bjs

  5. Nossa, Rafaela. Sou completamente viciada no seu blog…… Espero todos os dias as novidades….. Amo, amo e amo. Parabéns por nos ajudar…..

    • Muito bom saber Natalia, fico muito orgulhosa! rs E venha mesmo, sempre estarei postando novidades por aqui! Bjinhos e muito obrigada pelo carinho.

  6. Oi Rafa
    Adorei a dica, eu sempre tive medo de usar o vácuo sei lá.. acabar com a roupa ou edredom, hauauh
    Mas adorei as caixas para guardar as camisas de lã

    Bjs
    Dai
    http://www.dekoratie.blogspot.com.br/

    • Oi Dai, vale a pena experimentar. Eu uso estes sacos apenas quando faltam espaços, do contrário, prefiro as embalagens de TNT. Bjinhos

  7. Rafa, tenho uma pergunta: Mesmo que eu lave todas as roupas de cama antes de guardá-las…. se eu armazená-las em caixas, não ficaram com cheiro de mofo?! Pois a caixa não tem ventilação como os sacos de TNT, certo? O que é melhor?! Caixas plásticas ou sacos de TNT? Obrigada…beijos

    • Oi Rafa tudo bem? Pense assim: seja onde for que as roupas sejam armazenadas, deve ser um lugar limpo e seco. Armazenar roupas em um lugar úmido irá somente fazer crescer mofo e bolor, e pode até mesmo atrair insetos ou pragas.Se as roupas forem armazenadas em um lugar onde a temperatura varia muito ou não é livre de umidade, não é uma boa ideia coloca-las em sacolas plásticas. Se optar por caixas ou sacos de TNT, é sempre bom de vez em quando arejar as roupas que estão dentro. Bjinhos

  8. Rafa, adorei as dicas.
    Aqui como as estações são bem definidas, tenho um armário com roupas de inverno e outro de verão.
    Eu agora estou fazendo o contrário, estou tirando as de inverno…kkkk…
    As blusas de lã guardo num gavetão da comoda, cachecóis guardo numa caixa em cima do armário, já tentei usar aquele cabide com aros, mas ficou muito entulhado.
    Eu já tinha lavado tudo antes de guardar, mas agora estou colocando casacos no sol, e lavando algumas peças de novo, além de fazer uma limpeza do que não vou usar mais.
    Besitos

    • Oi Michelle tudo bem? Onde mora? Pelo jeito já está tudo quase pronto, muito legal, adorei!
      Bjinhos e tenha uma ótima semana

  9. Olá…
    Eu guardo no maleiro embrulhadas em um lençol.
    Adorei aquelas caixas para colocar embaixo da cama, a com rodinhas tá um charme. Sabe onde encontrar?
    Adoro organização!!!

    Abraços.

    • Olá Cristhiane! Embrulhar as roupas com um lençol também é uma excelente opção :) As caixinhas com rodinhas são fofas, né? Você pode adaptar mandando cortar uma chapa de madeira do tamanho da base da caixa e colocar pequenas rodinhas. Este material todo você vai encontrar em lojas que vendem produtos para marcenaria. Bjinhos e venha sempre!

  10. Ahhh… os sacos à vácuo não gostei, as roupas ficam completamente amassadas, inclusive blusas de lã, que só lavando para desamassarem.

  11. Olá, passei apenas pra dizer que já estou te seguindo e voltarei aqui futuramente pra fazer comentários sobre os posts.
    Seu blog é maravilhoso, convido você e suas leitoras a conhecer meu blog
    http://toobege.blogspot.com.br/
    Beijinhos

    Quem seguir no insta, sigo de volta http://instagram.com/theworldofmari

  12. Oi Rafa!
    Ótimas dicas!!!
    Por enquanto sempre guardo normal dobradas, apenas coloco nos armários de cima e as da estação mais em baixo acessível… mas depois com o closet vou guardar em sacos a vácuo ou em caixas de plástico, para deixar tudo limpinho para a outra estação :D
    Beijos!
    Construindo Minha Casa Clean

  13. Lo mejor cuando uno guarda ropa de otra estación es en cajas transparentes ,, así se ve todo lo que se tiene

    • Realmente Angélica, com as caixas transparentes fica muito fácil a visualização das roupas. Bjinhos e obrigada pela visita!

  14. Rafa, seu blog é uma bola de cristal rs! Sempre que venho, tem um post que fala exatamente sobre meu dilema atual hahaha! Menina, tô na crise do closet, ainda. Mas com fé as coisas se acertam hahaha! Enquanto isso, vou seguir o conselho de encaixotar as roupas e colocá-las sob a cama. Bem prático e não ocupa espaço.
    Beijão!
    Mariana

    • Oi Mari que bom que acertei rss! Agora com seu ape novo fica mais fácil organizar as roupas no closet. Dá um pouco de trabalho, mas vale a pena! Precisando de algo, dá um grito rss Bjinhos

  15. Com a profundidade dos armários cada vez menos profundas :-), é um desafio conseguir organizar tudo.
    E é por isso msm que guardar as roupas correspondente ao final de cada estação é essencial – e otimiza espaço, o que é mto legal, né?
    Obrigada, linda, pelas dicas!

    Deus abençoe!
    Bjs!!!
    Karin Filgueira
    BLOG: – Meu Doce Lar

    • Oi Karin! O rodízio das roupas no armário ajuda muito para quem tem pouco espaço, do contrário, fica super lotado de roupas e dificulta a procura (e o pior, roupas amassadas) Bjinhos e obrigada!

  16. Oi Rafaela
    Estou conhecendo seu blog hj e amannnnnnnnnndo mto!!
    Parabéns e continue nos presenteando com suas dicas!
    Seguindo!!!!
    Bjkas

  17. karin

    Olá,
    você tem indicação de marcas que vendem a embalagem a vácuo? Queria pra guardar os casacos de inverno, que ocupam um espação, mas não estou encontrando. Obrigada!

    • Olá Karin! Conheço a embalagem da Ordene. Vc vai encontrar na Leroy Merlin ou sites de produtos de organização =) Bjinhos

  18. Thais

    Oi Rafa! Sou nova por aqui, rs. Amei a idéia que li nos comentários sobre embrulhar as roupas num lençol para guardar nas malas. Eu ja guardava na mala as roupas de outra estação, mas quando ia usa-las era aquele trabalho. Com o lençol embrulhado da pra tirar de uma forma prática! Obrigada pela dica!! ;)

  19. Iva Paesi

    Meu guarda-roupa está entulhado de roupas.de verão, outono e inverno. A sapateira que é um armário, tem tanto sapatos e sandálias e chinelos. Não consigo me organizar.