Organização
27 jun 2012

Fotos organizadas e protegidas

Quem tem uma máquina fotográfica sabe a maravilha que é tirar fotos. Você registra os momentos mágicos da vida para guardar como lembrança e mostrar com orgulho. No tempo do filme de 12, 24 ou 36 poses era só revelar e guardar em álbuns (até que era fácil). Agora com a máquina digital a quantidade de fotos triplicou, assim como a facilidade e a qualidade das fotos também.  Aí surge um probleminha: como organizar e proteger essa imensa quantidade de fotos?  Para deixá-las de fácil acesso, e para você lembrar dos melhores momentos, separei algumas dicas para ajudar:

Leia também o link: “Quadros de recados simples e úteis“.

Reserve alguns minutos por semana para selecionar as fotografias da família, até concluir essa tarefa. Assim você saberá o número necessário de álbuns ou caixas para guardá-las. Se você não tempo, então reserve 15 minutos para isso durante vários fins de semana.
Divida as fotografias entre cinco e sete grupos, tais como: amigos, família, netos, lugares onde moramos e lugares que visitamos. Você também pode classificá-las por eventos (formatura), por etapa da vida (aniversários) ou por membros da família. Depois de separá-las por categoria, guarde-as em caixas com rótulos ou em álbuns também rotulados. Se quiser também,  separe cada álbum por cor, fica mais fácil achar o que procura.

Divida cada categoria de fotos em subcategorias. As fotos de férias, por exemplo, podem ser divididas por ano ou por membro da família. Use sacos de papel com rótulos, para guardar as subcategorias de fotos enquanto não compra os álbuns necessários ou opte por pastas do tipo sanfona e rotule por divisões.

Escolha o método que preferir para organizar suas fotografias e persista nele: álbuns ou caixas do tipo arquivo com divisórias.

Uma ideia ótima de organizar suas fotos é separar as mais legais, coloca-las em molduras e fazer uma composição na parede, se revelar todas em preto e branco, por exemplo, dá um efeito muito bacana.

Outra ideia muito legal, é fazer um quadro com suas fotos prediletas, adorei!

Se você tiver tempo e quiser usar sua criatividade, uma ótima opção é fazer um álbum de scrapbook, fica maravilhoso, sou fã!

Jogue fora fotos que não ficaram nítidas ou são muito parecidas com outras de melhor qualidade, vai aliviar a tarefa de organização de seus álbuns.
Descarte duplicatas de fotos ou coloque-as num envelope com essa etiqueta e guarde-o junto com os álbuns ou as caixas.
Adote o hábito de revelar logo suas fotos e escreva lembretes até você se acostumar. Arrume imediatamente as fotos reveladas em álbuns para não dar preguiça depois.

Organizando as fotos no computador

Se você não gosta de lidar com álbuns, organize suas fotos em pastas no seu computador em categorias (ano, eventos, aniversários, viagens, etc) e subcategorias (mês do ano, membros da família, lugar que visitou, etc), só não esqueça de fazer back-up regularmente, para não perder suas fotos. Depois é só gravar em CD ou pendrive e guarda-los em caixas com divisórias.

Separe uma pasta e escreva o nome “imprimir”, facilita na hora de revelar suas fotos e você não  perde tempo na loja, escolhendo as que vão revelar.

Dica de ouro: Se você tem filhos, registre em vídeo os aniversários e outros eventos importantes da vida das crianças.

Obrigada pela visita e até a próxima!

por Rafaela Oliveira
Comente aqui
4 comentários em “Fotos organizadas e protegidas”
  1. Gislainne Ozaki28/06/12 • 22h59

    Olá Rafaela adorei as dicas das fotos.
    Vou aproveitar a proxima sobre colchões também,
    estou para comprar um novo.
    Parabens e sucesso sempre …
    Beijos
    Gislaine

  2. Nicole L.09/07/12 • 21h53

    Dicas muito boas, adoro tirar fotos mas acabo deixando a maioria no computador ou posto nas Redes Sociais, mas sinto falta de olhar aqueles álbuns cheios de fotos da família, dos amigos… Pretendo seguir as tuas dicas!

    Beeijos

  3. Ro Archela30/01/13 • 13h01

    Gostei das dicas de organização de fotos. Acabo de conhecer seu blog e me inscrevi para seguir. beijos

Navegue pelas categorias
Voltar para a Home