Organização
09 set 2012

Como organizar os livros

Suas estantes estão superlotadas? Talvez pense que a solução seja comprar mais uma estante ou instalar algumas prateleiras (dependendo do caso é preciso), mas antes disso examine todos os seus livros para ver se pode abrir mais espaço doando ou vendendo-os. Se você adora ver a biblioteca crescer, chegou a hora de organizá-la e deixar os livros sempre visíveis para você. Depois é só relaxar e aproveitar a leitura.

Existem duas formas funcionais de organizar os livros nas estantes:

A primeira é separar por categorias (ficção, não ficção, didática e infantil), subdividir por temas e depois organizar por autor ou título. Nas bibliotecas e livrarias os livros de ficção ficam em ordem alfabética por autor. Se quiser, você pode organizá-los por gênero (ficção histórica, romance ou drama).

A outra forma, mais simples, é organizar por tema, como os livros de designers, culinária, viagens. Se você tem vários destes em sua casa, arrume-os em ordem alfabética por autor depois de separá-los por tema e coloque-os na segunda prateleira.

Os livros infantis devem ser mantidos nas prateleiras mais baixas para ficar de fácil acesso para as crianças ou no seu quarto. Guarde-os do maior para o menor.



Se suas prateleiras estão forradas de livros e você não tem espaço para instalar mais nenhuma, experimente arrumar os livros no sentido horizontal (e não vertical), pois assim você consegue acomodar mais livros nas prateleiras.


Para organizar e ao mesmo tempo decorar, selecione alguns livros e coloque em cima de uma mesa de centro por exemplo.

Uma ideia muito bacana de organizar os livros e que gosto muito,é separá-los por cor das lombadas. Para ajudar, faça pilhas para cada cor e depois coloque todos na prateleira. Se você optar por esta opção, esqueça tudo que leu a cima ( autor, título, gênero) e organize apenas pelas cores.


Faltou prateleiras? Sem problemas, dá para inventar lugares para guardar e organizar alguns livros:

Em uma mala vintage…

Reutizando bobinas…

Improvisando prateleiras…

 e virando um elemento decorativo.

Cuidados importantes
Os livros deverão ficar num ambiente seco que receba luz direta e em estantes abertas, que permitam que os livros respirem.
Quando for tirar o pó do seus livros, passe apenas um pano seco.
por Rafaela Oliveira
Comente aqui
4 comentários em “Como organizar os livros”
  1. Lá na Casa de Mainha09/09/12 • 16h43

    Oi Rafa!! (posso chamar assim?) =D
    Adorei esse post! A organização dos meus livros foi feita a partir das cores e tá bem parecida com a imagem 3. bjoo e bom domingo!! Acho que preferi esquecer todas as regras de organização…kkk

    =D

    bjo e bom domingo!

    Nena Lira

  2. Deborha Rodrigues06/12/12 • 16h35

    Rafaela, tira uma dúvida minha, por favor. É ideal encapar os livros com plástico ou não? Essas capas padrão (plástico prensado feita em papelaria)geram mofo? Qual a sua indicação?

    É a primeira vez que posto aqui, mas sempre venho. Beijo e parabéns pelo blog.

    dizdeb.blogspot.com

    • Rafaela Oliveira09/12/12 • 16h51

      Olá tudo bem? Eu particularmente não gosto de encapar os livros, mas tem pessoas que gostam. Acho que no futuro a cola resseca o papel original do livro. Quanto ao mofo, sempre indico guardar os livros num lugar arejado.Se puder, não guarde em caixas, pois é um lugar propício para acúmulo de umidade e assim o aparecimento do mofo. Em breve postarei sobre como conservar os livros, aguarde.. Qualquer outra dúvida será um prazer ajudar, bjinhos e obrigada pela visita

  3. Samila Matos28/02/14 • 07h27

    Aqui, em casa, não dá pra seguir nenhuma dessas regras, pois meu marido é artista e os livros dessa área costumam ter tamanhos muito variados, então eu organizo, prioritariamente, por comprimento, começando pelas que ocupam mais espaço até as que ocupam menos, fazendo uma diagonal na prateleira, em seguida, vem a altura… fico chateada por haver uma ondulação aqui e acolá, como um gráfico de batimentos cardíacos, mas foi a melhor forma que encontrei para organizar!

Navegue pelas categorias
Voltar para a Home