Organização
31 out 2012

Como organizar o freezer e deixá-lo prático

Olá!! Algum tempo atrás, fiz um post sobre como organizar a geladeira, vocês se lembram? Se não, vale muito a pena conferir clicando aqui. Para a organização da geladeira ficar completa (e  até virar capa de anúncio), falta apenas a organização do freezer. Demorou, e aqui está o post repleto de dicas especiais que vai deixar o freezer organizado e prático. E praticidade todos nós queremos, não é mesmo?

Aquecimento: reserve algumas horinhas do dia, coloque sua seleção de músicas para tocar e mãos à obra:
 
 




 
A primeira coisa a fazer antes de organizar é desligar o freezer.
 
 
A próxima etapa é tirar tudo o que tem dentro dele. Remova toda a comida e se tiver muito calor neste dia, coloque-as em uma caixa de isopor enquanto faz à limpa.



Jogue fora as carnes cobertas por uma grossa camada de gelo, alimentos que não puder identificar e qualquer coisa que esteja congelada há mais de um ano.
 
 
  
Limpeza. Quando não tiver mais gelo no freezer, esfregue todo o seu interior com uma pasta suave de bicarbonato de sódio e água. O bicarbonato absorverá os odores das comidas e removerá os resíduos dos alimentos. Se precisar, lave as prateleiras ou divisórias com água morna e detergente. Enxugue-as bem antes de recolocá-las.
 
 
 
 
Etiqueta em tudo. Rotular alimentos congelados é o segredo de manter o freezer organizado e você ter uma noção de quanto tempo o alimento está ali. Coloque uma etiqueta em cada item (caseiro ou comprado pronto), com o nome, conteúdo, número de porções e data em que foi congelado. Se quiser use um marcador e escreva diretamente nos sacos de plástico próprios (ziploc). Escreva em uma etiqueta à mão ou no computador e fixe também nos frascos e vidros.


 
 
 
  
Coloque data em tudo. Para administrar com eficiência os alimentos congelados, você precisa saber se ainda estão bons. Escreva sempre a data em cada item que você adiciona ao freezer. Para ter alimentos sempre em dia, faça sempre um rodízio, isto é, os mais novos ficam atrás dos mais velhos.
 
 
 
 
Organize o freezer por categorias. Agrupe alimentos similares, como: vegetais, carnes, aves, peixes e frutos do mar, pães e sobremesas, para facilitar o acesso e a reposição.
 

Deixe na porta do freezer as coisas que você mais usa, como: sucos congelados concentrados, pães, doces congelados e café em pó ou em grãos.



 
 
Mantenha todos os alimentos preparados numa área e peças de carne e bifes crus em outra parte. Frango (inteiro ou em pedaços) e peru congelados, devem ser mantidos na prateleira de baixo do freezer, onde fica de fácil acesso.
 
 

 
 
Use recipientes vazados no freezer. Cestas vazadas de plástico são ideais para os sacos de plástico e organizam o conteúdo do freezer. Recipientes especiais para freezer se encaixam uns nos outros e não racham em baixas temperaturas, sendo uma boa opção para freezer horizontal.
 
 
 
 
 
Vá de quadrada. Ao congelar sopas ou ensopados caseiros, prefira os recipientes quadrados ou retangulares, em vez dos redondos. Recipientes com ângulos retos se encaixam melhor e ocupam muito menos espaço do que os de formato cilíndricos.
 
 
 
 
Se seu freezer não tem muitas prateleiras, você pode criá-las usando suporte de metal ou cestos empilháveis de metal também.
 
 
 
 
Super dica: para tirar pequenas porções de carne moída (congelada), use um palito e separe a carne em quadradinhos antes de ir ao freezer.
por Rafaela Oliveira
Comente aqui
7 comentários em “Como organizar o freezer e deixá-lo prático”
  1. erickprl29/08/13 • 15h56

    Oi Rafaela,
    Achei seu Blog muito interessante.
    Estou montando uma área para receber amigos e fazer churrasco, o que é melhor comprar um freezer horizontal ou uns coolers legais?

    Erick Resende

    • Rafaela Oliveira29/08/13 • 17h09

      Oi Erick tudo bem? Obrigada! Depende da quantidade de bebidas que gosta de servir. Eu gosto de ter um ou dois coolers em algum cantinho para ficar mais fácil para os convidados pegarem, e o resto deixo no freezer da geladeira. Bjinhos

  2. Luciene Pereira02/12/14 • 12h52

    Onde encontrar potes de vidro

  3. Luciene Pereira02/12/14 • 12h56

    Amei as dicas ,onte encontro esses potes de vidro?

  4. Zana02/05/16 • 16h28

    Onde posso comprar o cesto azul que encaixa? Qual é marca do que você expôs lá em cima?

  5. TATIANA ALMEIDA GOMES19/05/16 • 07h49

    gosto muito conteúdos que posta em seu BLOG, com as suas dicas estou conseguindo organizar, minimizar espaços, controle maior das validades dos itens comestiveis.

    BLOG PERFEITO

  6. Elayne Nobre19/08/17 • 19h28

    Adorei a dica. Super importante.

Navegue pelas categorias
Voltar para a Home