11 dez 2013
20 Comentários
Organização

Como organizar e decorar a ceia de Natal em etapas

Natal está chegando, e se você pretende fazer a ceia em sua casa e não sabe por onde começar, separei algumas dicas para você se organizar melhor nesse dia tão especial. Vamos ver?

Aproveite também, para ver a matéria onde contribuí com algumas dicas especiais para a ceia no Portal Gaz, clique aqui.
 
 
 
Convidados
 
A primeira coisa a fazer é uma listinha de convidados. Mande o convite por e-mail ou convide por telefone.
 
Cardápio
 
Pronto! Depois dos convites, chegou a hora de bolar o cardápio dos pratos que serão servidos. Você pode botar a mão na massa ou, se quiser facilitar a vida, encomendar todos os pratos (inclusive as sobremesas) em restaurantes ou lugares que fazem esse serviço. Se optar por encomendar, ligue o quanto antes. Aqui em casa, já encomendei a ceia uma vez e deu super certo. O único trabalho que tive foi de colocar os pratos sobre a mesa e comê-los com gosto rss. Para quem for cozinhar em casa, se organize no dia para não cozinhar em cima hora.
 
Compras básicas
 
Faça uma listinha de compras com antecedência contendo todos os itens que serão servidos: alimentos (se for fazer em casa), bebidas que serão servidas, guardanapos, gelo (se quiser), louças que estiverem faltando, entre outros. Quer uma ajudinha? Montei uma listinha pronta de supermercado para imprimir, clique aqui.
 
Quantidade de comida X convidados
 
Em relação aos pratos quentes, cada pessoa come em média 550 g, sendo que crianças comem menos e, alguns adultos, mais. Dois perus de 5 kg servem mais ou menos 24 pessoas. Cuidado com comidas muito exóticas, pois podem não agradar.
 
Casa organizada e limpa
 
Dia de festa em casa não combina com casa suja e bagunçada. Separe um dia ou alguns dias antes e dê uma geral na casa. Só não deixe para fazer estas tarefas no dia, reserve o dia da ceia para preparar os pratos, organizar a mesa e checar a decoração.
 
Decoração
 
Esta parte é minha preferida. Acho que a decoração não precisa ser exagerada, porém simples com estilo. Uma árvore montada com os presentes embaixo, alguns enfeitinhos natalinos, velas decoradas e uma mesa especial ficarão perfeitas. Se quiser sair do básico vermelho, verde e dourado, aposte  em cores da sua preferência nos objetos e toalha de mesa. Utilize uma cor mais ousada lisa e trabalhe com outras cores para dar contraste. Como é um dia especial, a decoração da ceia não precisa combinar com a decoração da casa.
 
Decorar gastando pouco
 
Isso é ótimo, né? Se não quiser gastar com a decoração da ceia, pense na palavra: improviso! Quer ver algumas ideias lindas gastando pouco? Corre conferir este post, aqui.
 
Organização
 
Para qualquer festa ser um sucesso, a organização com antecedência é fundamental. Para você ficar tranquilo nesse dia, deixe a mesa montada a tarde, por exemplo. Coloque sobre ela, uma toalha de mesa bem linda que combine com o Natal e, para dar um “up”, conte com ajuda de sousplats, guardanapos de pano ou de papel decorado, taças/copos, velas e mais velas. Para facilitar a vida dos convidados, separe uma mesa (ou aparador) para as saladas e sobremesas e coloque os pratos principais na mesa principal. As bebidas, coloque-as na mesa somente na hora ou, se quiser, coloque um coller com bebidas em algum cantinho para que os convidados se sirvam à vontade.
 
Muita gente e pouco espaço
 
Minha casa é pequena e não sei onde acomodar todos… Se sua casa é pequena, afaste os móveis para não atrapalhar a circulação e você ganhar mais espaços. Se não tiver cadeiras ou bancos suficientes, ofereça um apoio ou uma bandeja de colo para alguns convidados.
 
Praticidade
 
Vamos tornar esse dia mais prático? Invista nos pratos, taças e copos descartáveis. Em lojas de festas tem modelos lindíssimos de plástico e descartáveis. Uma ótima pedida, assim você não fica horas e horas lavando o mundaréu de louças e não corre o risco de ter louças quebradas.
 
Dicas importantes
Um ambiente que ás vezes é esquecido nesse dia é o banheiro ou lavabo. Troque as toalhas, deixe mais de um rolo de papel higiênico no local e acenda uma vela aromática para perfumar.

Espero que dê tudo certo!

Tenha uma noite repleta de felicidade e muito amor! 

Bjinhos

Rafaela
Gostou? Compartilhe:
20 Comentários
Deixe seu comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

20 Comentários
  1. Muito legal essas dicas..
    Beijo

  2. Amei as dicas!!!Beijos
    Meu blog: FABIOLA KEFFER

  3. adorei as dicas!!!

  4. A meta do natal 2014 é faz lá em casa!
    Já vou aguardar as dicas para o ano que vem!

    Ho ho ho

    Blog Dona Ingrid

  5. Maravilhosas dicas!

  6. Anonymous

    Me ajudou muito. Obrigada

  7. Anonymous

    Muito legal essas dicas.

  8. Anonymous

    Obrigado querida amei bjuuu boas festas thalita diniz

  9. Anonymous

    Otimas ideias.

  10. renata

    Ola de dicas de onde encomendar a ceia…principlmente onde vc gostou
    bj