Casa em ordem
26 ago 2012

Como manter a casa organizada

Missão cumprida: você deu o primeiro passo e organizou um ambiente da casa (eba), mas e agora, como manter tudo organizado? Para adquirir um novo hábito são necessários de 21 dias, isso significa que vai precisar de uma força de vontade diária para driblar os antigos hábitos.  Para preservar a organização da sua casa, você terá que guardar umas coisinha aqui, outras ali repetidas vezes, e é claro, se livrar da bagunça. Eu sei que vão ter dias, que vai dar preguiça ou vontade de largar tudo, mas por mais que seja difícil, nāo desista, pois valerá muito a pena, você verá! Para ajudar, aqui estão algumas estratégias simples para se manter organizado  e  nunca desanimar:


A melhor forma de manter a organização é executar hoje as tarefas de hoje. Alguns minutos diários de atenção reduzem o esforço necessário para manter a casa organizada.

Não ponha de lado- ponha no lugar! Antes de ignorar qualquer objeto encontrado pelo caminho, pergunte a si mesmo se ele está no devido lugar, por exemplo, com as roupas: mesmo que esteja com muita pressa, pense que só levará uns minutinhos para guardar as peças que acabou de despir, bem menos tempo e trabalho de organizar aquela “montanha” de roupas da semana inteira.

Estabeleça regras para toda a família. A união faz a força! Se você está cansado de organizar tudo sozinho, nada mais justo de cada membro da família  ser responsável pela sua própria bagunça!
Recolha todos os dias os objetos espalhados. Reserva alguns minutinhos diários e recolha com um cesto ou uma caixa, todas as coisas que encontrar pelo caminho para depois devolver nos seus devidos lugares.
Arrume enquanto percorre a casa. Aproveite enquanto estiver passando de um cômodo para o outro e coloque alguma coisa em ordem: recolha jornais velhos, endireite os quadros, feche portas do armário e gavetas, recolha e lave as louças e acostume arrumar a cama logo quando levantar. Uma cama limpa e bem arrumada deixa o quarto muito mais bonito e confortável, depois é só chegar em casa e se jogar!
Estabeleça limites para os descartáveis. Quantos sacos plásticos são necessários para a sua casa? De quantos potes vazios ou objetos sem uso você realmente precisa? Se você tem mais descartáveis do que necessita, você está desperdiçando espaços valiosos em seu armário ou gavetas. Conserve alguns e recicle os outros.
Compre menos. Comprar é muito bom, mas você precisa mesmo de tudo o que compra? Pense duas (ou mais) vezes antes de comprar, as vezes será mais um ocupando espaço e ficar perdido no fundo do armário pedindo por socorro!
Simplifique sua vida com a regra 80/20. A maioria das pessoas usa apenas cerca de 20% das coisas que possui. Os 80% restantes servem apenas para ocupar espaços valiosos, dificultar as tarefas de organização e limpeza. Para ser mais clara, promovem a bagunça. Livre sua casa do acúmulo de coisas: tome a decisão consciente de se manter rodeada apenas dos objetos que mais gosta.

Seja mais rápido que a bagunça. Se você conhece muito bem os lugares em que a desordem se instala, trace um plano: coloque caixas ou recipientes decorativos nesses lugares para recolher revistas, correspondências, chaves, bugigangas encontradas no bolsa ou bolsos e objetos avulsos.

Tenho certeza que se você seguir estas dicas infalíveis, sua casa vai se manter organizada e sua vida ficará muito mais prática! Boa sorte e um ótimo domingo
por Rafaela Oliveira
Comente aqui
19 comentários em “Como manter a casa organizada”
  1. Eliane Lima26/08/12 • 11h27

    Oi Rafaela parabéns pelo teu blog adorei estava precisando de dicas para me organizar ando muito bagunceira vou virar tua seguidora beijos Eliane lima do blog atelielianelima passa lá.

  2. Ana Lúcia Sampaio26/08/12 • 12h02

    Muito boa! Adorei!

  3. Anonymous26/08/12 • 20h28

    Dicas simples que não paramos para pensar ou colocar em prática. É mais fácil reclamar… Adorei vai facilitar muito e economizar um tempão na faxina geral, hehehe. Obrigada

  4. Anonymous18/10/12 • 16h07

    Muito bom adorei ,gosto de tudo limpinho ,mas não parece porque sou desorganizada.

  5. Anonymous11/11/12 • 20h15

    Olá, meu nome é Mariana, meu sonho é um dia ser organizada. Tenho três filhos e minha casa é uma bagunça, não tem um comodo sequer que fique arrumado. Meu marido não briga, mas ele gosta das coisas organizadas. Eu sempre tento mudar e fazer meus filhos mudarem, mas na hora que eu vejo já está tudo bagunçado de novo. Um dia, se Deus quiser, eu consigo. Seu blog é ótimo, vou tentar seguir suas dicas. Beijos.

    • Rafaela Oliveira14/11/12 • 21h59

      Olá Mariana, muito obrigada! Tenho certeza que se fizer um pouquinho a cada dia, você vai ver o resultado e adorar. Pode ser um pouco difícil no começo, mas depois vc verá: ficará tudo automático! Bjinhos e comente sempre que puder!

  6. Anonymous02/12/12 • 19h14

    ola rafaela como fazer a organizaçao com visitas em casa?

    adorei suas dicas,,,franciellebugel colorado do oeste rondonia

    • Rafaela Oliveira03/12/12 • 20h49

      Olá Francielle tudo bem? Adorei a sugestão, aguarde em breve um post sobre isso. Obrigada e qualquer outra coisa é só pedir! Bjinhos

  7. Anonymous13/12/12 • 14h07

    MUITO BOM ADOREI,VOU SEGUIR SEUS CONSELHOS.
    FELIZ NATAL E UM ANO NOVO MUITO ORGANIZADO
    PRA TODOS NOS.BEIJOS

  8. Anonymous31/01/13 • 12h08

    Oi Rafaela! Sou mae de duas criancas e divorciada. Estava quase louca com a bagunca aqui em casa. Achei vc e amei as dicas! Vou seguilas, depois te escrevo o resultado.

    Um abraco!

    Leticia Hall

  9. Anonymous17/02/13 • 13h05

    adoreiii!!!otimas dicas!!!gosto da casa arumada e organizada…mas de final de semana eh mt dificil!!!!!como fazer q as criancas juntem seus brinquedos?minha casa pode tar arrumada…maaaas BRINQUEDO NO CHAO nunca falta…n consigo controlar isso!!!
    Debora

  10. Amélia Mendes25/02/13 • 11h49

    Oi Rafaela! Adoro suas dicas, estou transformando minha casa com elas, sempre gostei de manter tudo organizado, mas com 2 crianças pequenas e sendo a única adulta da casa (sou separada) fica complicado! Mas com suas dicas estou conseguindo! Obrigada e parabéns pelo seu trabalho!

  11. Anonymous26/03/13 • 14h39

    gostei muito dessas dicas

  12. Anonymous26/03/13 • 14h41

    eu gostei muito mais não parece nada com minha casa as diferencas são apenas uma:
    a minha não é organizada

  13. Anonymous03/04/13 • 15h54

    essas dicas fizeram uma diferença enorme na minha casa ma seu não tenho certeza se foram essas dicas que fizeram diferença ou se foi o meu irmão que não tava em casa porque ele mesmo tendo 19 anos dexa a casa bagunssada

    de:anonimo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  14. Anonymous04/04/13 • 07h24

    obrigada pela diga poissou muito desorganizada!!! quando pego arrumo tudo depois no outro dia a bagunca ta feita!!!

  15. Anonymous04/04/13 • 11h37

    Olá, me chamo Nájla tenho 18 anos, estudo, trabalho, só que moro com meu pai, ainda assim sou completamente independente,mais agora minha mae está reformando uma casa para mim, e falta pouco para eu passar a ter minha vida só! Eu venho fazendo planos, vendo moveis novo, por que eu quero minha casa bem bonita, confortável e aconchegante! Eu vivo em sites vendo como organizar uma casa, por que eu gosto muito… achei interessante essas dicas, mais você poderia tambem colocar como arrumar uma casa,moveis em seus lugares,tipos de moveis, detalhadamente, iria me ajudar muito !!! mais essas dicas valeu bastante !!Obrigada :)

    • Rafaela Oliveira07/04/13 • 12h01

      Olá! Que delícia morar sozinha! Felicidades na sua casinha. Obrigada pela sugestão, mais além postarei algumas dicas aqui sobre a disposição dos móveis na casa. Se puder, aguarde! Bjinhos e tenha uma ótima semana!

  16. Rafaela Oliveira07/04/13 • 12h02

    Obrigada a todas pelo carinho e comentários! Voltem sempre que puderem, a visita de vocês me dá mais inspiração para continuar escrevendo sempre! Bjinhos

Navegue pelas categorias
Voltar para a Home