Organização
01 mar 2016

Casa e Vida Organizada | Etapa 2: Definindo lugares específicos para cada coisa

Depois de destalhar e desapegar de tudo aquilo que está encostado, cheio de pó e ocupando espaços preciosos, chegou a vez da organização.  Você sabia que cada objeto (ou roupa) tem uma Casa para morar? Como assim?! Na organização é determinado um lugar especial para cada coisa, dessa forma facilita a procura por todos, mantém tudo em ordem e você ganha muito mais tempo. Quando os objetos não tem um lugar específico, eles ficam espalhados, misturados e vira aquela bagunça.  Veja abaixo como criar lugares específicos para cada objeto, roupas e itens em geral.

Veja também o post “Etapa 1- Desapego de roupas, objetos e afins”, aqui.

 

Cada coisa

 

Para uma organização funcional, reúna objetos, papelada e roupas em Categorias, Subcategorias, ou se preferir, Família. Vamos chamar as Categorias/Subcategorias de Casas, ok? Abaixo tem duas sugestões para ficar mais claro:

 

etqueta 9

 

Closet

Categoria: Roupas

Subcategoria: camisas, camisetas, roupas de ginástica, calças, peças íntimas, acessórios, etc.

Casa:

Prateleiras-  Camisetas

Gavetas- Meias

Cabides- Casa das Camisas

e por aí vai.

Home Office

Categoria: Papelada

Subcategorias: documentos, contas, certificados, etc

Casa: 

Pastas- Contas, certificados, …

Caixas de arquivo: documentos

O Closet e o Home Office foram apenas exemplos para você entender como separar os itens e selecionar uma moradia para eles. Você pode eleger lugares específicos para todos os itens da casa.

Identificação

Para ficar ainda mais prático e facilitar a vida de todos, dê nome para cada “Casa” com etiquetas. É um jeito fácil de achar qualquer item e depois devolve-lo no seu devido lugar. Para ajudar, nesse post tem várias ideias de organizar com etiquetas e alguns modelos lindos para você para imprimir, clique aqui.

etiqueta

 

 

et 1

 

Produtos Organizadores

Eles são perfeitos para organizar diferentes categorias de objetos e manter tudo em ordem. Aposte em caixas, cestas, divisórias de gavetas, bandejas, ou o que estiver dando sopa em casa. Mas, cuidado: não saia comprando sem necessidade. Eu sei que dá vontade de ter vários produtos organizadores, mas antes é preciso separar os itens em categorias e anotar o destino de cada uma delas. Caixas de sapato encapadas, potes de sorvete, potes de plástico sem as tampas são perfeitos para organizar, sem gastar $$. Se optar por comprar , meça seu espaço e leve uma trena para checar as dimensões de cada produto organizador. Já pensou comprar uma caixa e ela não entrar no seu espaço? Se você medir antes, evita comprar errado.

 

etqueuta 11

 

Mantendo a ordem!

Se você separar os objetos por categorias, já vai notar uma boa diferença na organização e praticidade. Procure devolver diariamente os objetos no lugar para manter a ordem de cada ambiente. Uma dica que sempre funciona por aqui é recolher todos os objetos num cesto grande (roupas) e, no final do dia, devolve-los nas suas respctivas casas ;)

 

Vamos tentar?

Bjinhos

 

 

 

por Rafaela Oliveira
Comente aqui
3 comentários em “Casa e Vida Organizada | Etapa 2: Definindo lugares específicos para cada coisa”
  1. Raquel Yoshioka02/03/16 • 06h59

    Ótimas ideias!
    Amo organização !

  2. Cleo02/03/16 • 09h49

    Organização é essencial aqui em casa, com a chegada dos gêmeos vi o quanto manter o foco, destalhar e manter a ordem me ajuda no dia a dia, mesmo estando em reforma/construção, consigo manter a ordem, claro que tem dia ou outro que sai fora, mas nada que precise esquentar muito a cabeça. Achei lindo a ideia dos postes de vidros para guardar batons e esmaltes.
    Abraços

  3. Aldeneide Paiva16/03/16 • 12h56

    Bom dia, Rafaela! Visitei seu blog hoje e já me apaixonei… comecei a semana perturbada com o caos que virou minha casa durante os dois meses que estive completamente envolvida na festa de formatura das minhas filhas. Foi tudo lindo mas a conta da bagunça chegou… e eu estava procurando planner para me organizar de uma forma mais eficiente e sem perda de tempo. Nesse teu post, minha cabeça fez plin ao ler isso: “Uma dica que sempre funciona por aqui é recolher todos os objetos num cesto grande (roupas) e, no final do dia, devolve-los nas suas respctivas casas ;)” … Amei, vai virar lei!!!

Navegue pelas categorias
Voltar para a Home