Maternidade
13 maio 2012

Especial dia das mães: Como fazer as crianças ajudarem nas atividades da casa


O que uma criança mais gosta de fazer em casa? Brincar, brincar e brincar, mas e depois quem arruma toda a bagunça? Se for você ou outra pessoa, atribua tarefas domésticas na rotina do seu filho, é uma excelente maneira para aprenderem a ter responsabilidades desde cedo e o compromisso com o trabalho, é um presente para nós mamães. No começo pode ser muito difícil, mas com um pouco mais de paciência pode se tornar mais uma brincadeira deliciosa para eles. Separei aqui algumas atividades apropriadas para cada idade, mas lembre-se nem todas as crianças são capazes de fazer as mesmas tarefas com a mesma idade.

Leia também o link: ” Como deixar a casa mais segura para a criança“.



Alice, minha pequena




Como começar?


Uma dica muito importante antes do seu filho arregaçar as “manguinhas”, é que vocês devem trabalhar juntos e cada um deve fazer a sua parte.


Outra dica é deixá-lo escolher qual atividade que mais o agrada.


Crianças de 2 a 3 anos: Guardar brinquedos, colocar roupas sujas no cesto, limpar o pó das estantes mais baixas, acredite elas vão adorar se sentir úteis.Minha filha tem três anos e quando eu dou um paninho para ela “limpar”, seu olhinho brilha de felicidade.


Crianças de 4 a 5 anos: Arrumar a cama, esvaziar lixeiras, arrancar ervas daninhas, varrer migalhas, regar flores, lavar louças (de plástico).

Crianças de 6 a 7 anos: Aspirar o quarto, ajudar a preparar o almoço, manter o quarto sempre arrumado, preparar seu lanche, atender ao telefone.

Crianças de 8 a 9 anos: Lavar a louça, guardar mantimentos, ajudar a fazer o jantar, preparar a mesa, dobrar e guardar roupa, descascar legumes, passar pano no chão.


Crianças a partir ou acima de 10 anos: lavar, secar e guardar louça, dobrar roupas, limpar banheiros, lavar o carro, preparar refeições simples com a supervisão de adulto, passar roupa, cuidar da roupa suja, cortar a grama e trocar a roupa de cama.

Lembre-se cada criança é diferente da outra, então não empurre seu filho pra fazer muito em pouco tempo, pois pode resultar em uma criança, sobrecarregada e frustrada.

Espero que tenham ótimos resultados!

**Fonte: Revista Crescer
por Rafaela Oliveira
Comente aqui

Navegue pelas categorias
Voltar para a Home