Maternidade
20 jan 2013

Dicas lá de casa- organizando os brinquedos e controlando a bagunça!

Infelizmente, não são todos os dias que o quarto de brinquedos da minha filha fica como a foto. É claro, um quarto de criança existe bagunça, isso é fato.  Mas dá para controlá-la e de presente para as mamães, a criança guardará os brinquedos nos seus devidos lugares (um sonho, né?). Aqui ficam algumas dicas de como organizo os brinquedos da minha filha, deixando fácil para ela pegar e ajudar a guardar:
 
 
 



1- A primeira coisa a fazer é tirar todos os brinquedos dos lugares que estão guardados e separá-los em três grupos. Para ajudar pegue dois baldes ou cestos para ajudar na tarefa:
 
A- Brinquedos para organizar
 
B- Brinquedos estragados ou sem conserto e sem uso- para o lixo (reciclável)
 
C- Brinquedos velhos e de faixa etária passada – para doação
 
2- Depois da “operação pente fino” (assim que eu chamo), selecionei todos os brinquedos do grupo 1 (brinquedos para organizar) em categorias, como: brinquedos pequenos, brinquedos grandes, bonecas (ou carrinhos se tiver menino), peças de montar, brinquedos de faz de conta (kit médico, kit salão de beleza, …), jogos, massinhas, tintas, lápis de cor, fantoches e o que tiver em casa.
 
3- Cada categoria foi guardada em uma caixa diferente. Para ficar fácil de a minha filha achar os brinquedos, coloquei os brinquedos em caixas de cores diferentes e guardei-as ao seu alcance, exemplo: caixa rosa claro (fantoches), caixa rosa escuro (brinquedos de personagens) e caixa vermelha (peças pequenas).


 

 
4- O brinquedo que ela brinca pouco como massinhas, tintas e pincéis foi guardado nas caixas brancas em um lugar mais alto. Quando ela quer brincar, me pede.
 
5- No quarto tem dois cubos de madeira com rodinhas. Eles são profundos, e para não virar uma “zona” de brinquedos, coloquei algumas categorias em caixas de plástico transparente para sapatos. 
 
 
 
 
6- Etiquetei o seu conteúdo para ficar fácil de achar e depois guardar. Se a criança for pequena, desenhe ou tire uma foto do brinquedo e fixe na caixa.
 
 
 
 
 
7- Nos nichos guardo somente as capinhas dos DVDs. Os DVD ficam  todos em um case para ficar mais fácil de achar e levar para qualquer ambiente. Obs: só guardo as capinhas, pois sobram espaços no quarto e minha filha gosta, pois se não, elas iriam para um outro lugar ou para o lixo!






8- Para organizar os brinquedos vale qualquer produto organizador, desde que ele não comprometa a segurança da criança. Para guardar os brinquedos maiores e ursos de pelúcia, contei com a ajuda de cestos de tecido.


 


9- Um antigo cachepô em acrílico que acomodava uma planta, foi transformado em  um organizador de bonecas.



 

10- Esta é uma dica que postei aqui no blog e vou repetir: as sapateiras são peças curingas para organizar qualquer coisa. Lá em casa, coloquei atrás da porta e guardei os bichinhos que ela mais gosta.
 
 
 
 
 
 
por Rafaela Oliveira
Comente aqui
11 comentários em “Dicas lá de casa- organizando os brinquedos e controlando a bagunça!”
  1. Monique20/01/13 • 20h09

    Muito legal as dicas vou fazer no quartinho das minhas filhas beijus

  2. Karlaakemi21/01/13 • 09h44

    Ah adorei! Gosto de deixar tudo arrumadinho e com os brinquedos o melhor sem dúvidas é classificar na hora de guardar e tudo ter seu lugar. Na minha opinião o melhor disso (além de ficar arrumadinho) é que os pequenos vão se habituando a ser organizados também.

    • Rafaela Oliveira22/01/13 • 20h49

      É isso aí Karla, a melhor maneira para os pequenos acharem seus brinquedos e depois guardá-los é separar e guardar nas suas “casinhas”. Nas salas de aula da pré escola ou maternal, é assim que as professoras fazem e dá super certo ( e olha que são várias crianças rs), bjinhos e obrigada

  3. Nubia fonseca23/01/13 • 16h16

    Sempre arrasando nas dicas, parabéns!
    aqui preciso fazer isso só ta faltando a coragem, bjoss.

    • Rafaela Oliveira24/01/13 • 14h08

      Obrigada Nubia! Faça um pouco a cada dia para não desanimar e coloque suas músicas prediletas para tocar que ajudará muito! Bjinhos e boa sorte

  4. Anonymous20/02/13 • 20h25

    Lindas estas caixinhas coloridas, onde vc comprou?
    aliás, parabéns pelo seu lindo,útil e indispensável blog.

    • Rafaela Oliveira22/02/13 • 21h11

      Olá! Estas caixas comprei em um supermercado nos EUA. Mas você pode procurar nas lojas on line de organizaçao da casa ou no site da Amazon. Espero ter ajudado, bjão

  5. Elisangelaacioli16/05/13 • 09h42

    Amei esse post..agora que minha filha finalmente terá o seu quartinho, fico pegando altas dicas de como mante-lo arrumadinho!

  6. meu emagrecimento10/06/13 • 15h21

    Amei seu Blog!!! Estou precisando de uma ajudona aqui em casa esta tudo fora do lugar!!! Socorro!!!

  7. […] Fonte: Organize sem frescuras […]

Navegue pelas categorias
Voltar para a Home