Limpeza da Casa
14 set 2012

Rotina de limpeza do banheiro

Para muitas pessoas, o banheiro é definitivamente o ambiente mais temido da casa na hora da limpeza. Se você gosta de um banheiro sempre limpinho e cheiroso, aqui estão algumas dicas para organizar a limpeza sem temer! Saiba que quanto maior a frequência com que você o limpa, menos tem a limpar. Reserve apenas cinco minutinhos para limpar três vezes por semana ao invés de 30 minutos para acabar com “aquela” sujeira. Há algumas coisas muito simples que você ou sua empregada pode fazer todos os dias e que vão dar adeus à sujeira, bactérias, mofo e o bolor em alguns minutinhos, portanto mãos à obra:
 Leia também o link: ” Ideias simples para organizar o seu banheiro“.


Todos os dias
Mantenha a pia limpa. Todas as manhãs, depois que o banheiro já tiver sido usado por todos, borrife um produto de limpeza na pia, torneira e o tampo da pia. Se estiver com muita pressa, passe apenas uma lencinho umedecido de bebê.
Mantenha o vaso sanitário limpo. Use um produto de limpeza que seja liberado quando se dá a descarga no vaso, ou então o esfregue com uma escova própria todos os dias. Se tiver mega sujo, esfregue a parte inferior do assento e outras superfícies com um desinfetante.
Pendure as toalhas. Pendure as toalhas para elas secarem mais rápido e ficarem limpas entre os banhos. Troque-as a cada dois ou três dias.
Livre-se da umidade. Quando tomar banho de chuveiro, abra a janela para que o ar úmido saia. Não deixe de fechar bem o box ou a cortina, para evitar que a água pingue no chão ou nas paredes próximas. Quando terminar o banho, feche ao box ou sacuda delicadamente a cortina.
Esvazie as lixeiras. Deixe alguns saquinhos no banheiro para ficar sempre á mão.
Mantenha a bancada da pia com o mínimo possível de objetos.

Deixe o produto de limpeza agir por alguns minutos para amolecer a sujeira ressecada e só depois comece a esfregar.

Uma vez por semana (fazendo a limpeza completa)
Use um produto multiuso ou específico para banheiros para limpar a pia, bancada e o box. Se a bancada for de mármore, use detergente neutro para não manchar.
Na pia e na banheira não use produtos abrasivos como saponáceos ou esponja abrasiva. Use esponjas ou panos de limpeza diferentes para limpar o vaso sanitário, onde se concentra os nossos inimigos germes.
Sacuda os tapetinhos e por último passe um pano úmido no chão.
Esvazie as lixeiras.

Limpando do jeito que dá
Limpe o vaso, a pia e o espelho enquanto supervisiona as crianças no banho.
Se usa um produto atóxico, experimente limpar o box enquanto estiver tomando banho ou fica com o creme no cabelo por exemplo.
Deixe alguns panos de limpeza embaixo da pia para fazer a faxina rapidinho.

Dicas importantes

Jogue fora todos os produtos de beleza e banho que você não usa mais. Se puder também, jogue fora todos os produtos que mudaram de cor ou consistência, ou com cheiro esquisito.

Não deixe remédios no banheiro por causa da umidade.

Use e abuse de ganchos, prateleiras dentro do box e gavetas extras na bancada da pia para manter a organização.

Evite guardar escovas de dente perto do vaso sanitário. A cada descarga, partículas de água (e germes de E. coli) podem ser borrifadas e pousar a 60 cm de distância. Feche a tampa do vaso, depois dê a descarga.
por Rafaela Oliveira
Comente aqui
22 comentários em “Rotina de limpeza do banheiro”
  1. Eros in House11/10/12 • 09h07

    Tenho sérios problemas de organização, já é o terceiro post que leio do seu blog e esta sendo muito util!
    Gratidão!

    • Rafaela Oliveira11/10/12 • 16h32

      Olá que bacana! Fico muito feliz e orgulhosa em saber que as dicas estão ajudando na organização da sua casa,qualquer dúvida ou se precisar de ajuda, será um prazer ajudar! Obrigada bjinhos

  2. Anonymous26/12/12 • 19h55

    muito boas as dicas adorei.

  3. Anonymous10/01/13 • 16h47

    Na última frase você diz:”Feche a tampa do vaso depois de dar a descarga”…o correto não seria fechar a tampa ANTES de dar a descarga?

    • Rafaela Oliveira10/01/13 • 19h50

      Ops! É claro, antes de dar a descarga!! Na verdade a frase era para ficar: Feche a tampa do vaso e depois dê a descarga”. Muito obrigada pela correção, passou e eu nem vi rss Bjinhos

  4. Anonymous10/02/13 • 08h52

    Sobrepor sacos na lixeira, e retirar um a cada dia!É super pratico!

  5. Anonymous25/02/13 • 22h31

    eu tento manter meu banheiro limpo e perfumado , mas tenho 2 homens muito relaxados em casa, de manhã pasta de dente pra todo lado, toalha molhada no chão , molham o banheiro todo msm com o box, o vaso parece “pequeno”. Cansa viu. Desanimador.

  6. Anonymous01/03/13 • 12h32

    Querem uma dica para rejunte branquinho, sem mancha ou mofos?
    ½ xícara de vinagre branco
    ¼ de xícara de bicarbonato de sódio
    ½ xícara de amônia
    Misture em um borrifador e vicie-se nesta receitinha rsrs…
    Ao fazer a mistura, utilize luvas de borracha e não respire diretamente sobre o produto. O ideal é usar máscaras protetoras, afinal a amônia é um produto químico forte, por isso tenha cuidado ao manuseá-lo e ao guardá-lo: deixe-o longe do alcance de crianças e animais domésticos e do calor intenso.
    Enxágue bem depois de aplicar qualquer produto de limpeza, senão o produto continua agindo e pode danificar o local.
    Eu faço uso 1 vez por semana o uso desta receitinha milagrosa!
    Depois de faxinado e organizado, uso um produtinho hiper cheirosinho (em liquido) com um pano úmido, fica “o” banheiro!!!!

  7. Unknown23/03/13 • 12h35

    DICA IMPORTANTE:!! Muita gente,ao limpar o vaso ,esquece de limpar o “pé “do vaso sanitário e a parte de trás da tampa (onde ficam as dobradiças) de vez em quando .São lugares que acumulam muito pó ,cabelo,(bactérias!) etc e que fazem toda a diferença entre um banheiro bem ou mal limpo.

  8. Ana Paula Candia11/04/13 • 13h38

    Parabéns!!!!! Seu blog é simplesmente FANTASTICO… Peguei várias dicas para tentar deixar minha casa organizada… pois tento e não sou muito organizada, mas suas dicas vão me deixar craque… PARABÈNS…..

  9. Anonymous29/04/13 • 23h56

    muito boas dicas… tenho uma bebê de tres meses e uma de 2 anos e tah bem dificil manter td em ordem sozinha!

  10. Anonymous25/06/13 • 20h45

    valeu estas dicas,tenho tres filhos pquenos e marido bagunçeiro nao sei mais o que fazer ,gostaria de ter a casa organizada mas ta dificil estou sobrecarregada ,mas essas dicas vão me ajudar com certeza

  11. Osman Ferreira da Silva05/07/13 • 10h41

    Parabéns pelo Blog. Um grande abraço. Vou inserir seu link em meu Blog: http://www.voando-na-arte.blogspot.com.br. Um grande abraço e bom final de semana.

  12. Anonymous01/11/13 • 16h31

    muito bom as dicas

  13. Anonymous01/05/14 • 15h02

    eu usei as dics sao muito otimas

  14. Anonymous21/11/14 • 09h00

    minha pia do banheiro é de vidro e tem silicone de vedação, o silicone mofó, como faço para remover o mofo?

    • Rafaela Oliveira26/11/14 • 07h14

      Olá! Experimente borrifar vinagre branco e bicarbonato, espere alguns minutos e esfregue com uma escova de dente. Se não der certo essa solução, passe água sanitária… Espero que dê certo!

  15. Edmeia22/10/15 • 00h31

    Esse site caiu do céu para mim!! Minha casa tá uma desordem, nem sabia como começa, agora estou mais animadar. Muito obrigada por compartilhar essas dicas na web. Santa ajuda!!

  16. Edmeia22/10/15 • 00h33

    Ah, seguindo no pinterest, twitter e pelo email. Bjs

Navegue pelas categorias
Voltar para a Home