02 jan 2013
24 Comentários
Limpeza da Casa

Rotina de limpeza da cozinha

Em muitas casas, a cozinha é eleita o ambiente mais frequentado, por isso, é comum encontrar por lá, pouca ou muita sujeira (isto inclui germes e bactérias, viu?!). Em minha opinião, a cozinha é o ambiente que dá mais trabalho de limpar – são louças e mais louças, é pia, fogão, geladeira, armários, entre outros eletrodomésticos. Complica ainda mais, se tiver sujeira acumulada de vários e vários dias. Para que a tarefa da limpeza não fique cansativa (e você ganhar mais tempo), dá para dividi-las em etapas, para isso siga este plano de rotina e deixe sua cozinha um brinco:
Limpeza diária
Comece com os itens de hoje:
Lave os pratos depois de usá-los.
Enxugue todos os líquidos derramados na mesma hora, para evitar uma faxina mais trabalhosa depois.
Crie o hábito de ir lavando tudo o que você suja enquanto prepara uma refeição. Encha uma bacia com água quente e detergente líquido. Coloque lá utensílios, xícaras ou qualquer objeto sujo.
Passe esponja com detergente por dentro e por fora das panelas enquanto elas ainda estão quentes.
Lave os pratos toda noite depois do jantar.
Limpe qualquer gordura que estiver no tampo da pia, azulejos, na parte de cima do fogão e no microondas.
Desinfete as esponjas e panos de prato*.
Varra o chão e esvazie o lixo orgânico e reciclável.
Faxina semanal
Eleja um dia da semana para estabelecer uma programação regular
Piso. O chão da cozinha deve ser limpo pelo menos uma vez por semana ou mais vezes se você tiver animais de estimação que trocam o pêlo a toda a hora, crianças que estão engatinhando ou se você for uma cozinheira que faz muita bagunça quando prepara uma refeição. Prepare um balde com água e detergente líquido, ou se preferir, um produto multiuso. Se o chão estiver mega sujo, uma boa pedida é esfregá-lo com uma vassoura, água e detergente.
Sifões. Partículas de comida ficam presas no sifão, criando um ambiente perfeito para o desenvolvimento de bactérias e mofo. Limpe o sifão da pia uma ou duas vezes por semana derramando no ralo meia xícara de bicarbonato de sódio seguida de outra xícara de vinagre branco e deixe efervescendo por alguns minutos. Enxague em seguida com uma chaleira de água fervendo.
Geladeira. Dê uma geral em sua geladeira pelo menos uma vez por semana e jogue fora tudo o que estiver com a data de validade vencida.Fogão. Para não acumular sujeira e não ficar difícil de limpar depois, dê uma geral dentro forno pelo menos uma vez na semana (ou após o uso) usando um produto desengordurante.

Faxina mensal
Para não esquecer, planeje a limpeza para o primeiro dia de cada mês.
Geladeira. Faça uma limpeza completa limpando a parte de dentro com uma solução de 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em 1 litro de água.
Parte da frente de armários e gavetas. Misture meia xícara de detergente líquido, com 4 litros de água quente para eliminar a gordura. Embeba um pano limpo na solução e passe em todas as superfícies. Só tome cuidado para não molhar demais.
Interior de armários de gavetas. Esvazie um armário ou gaveta de cada vez e use uma escova de dente velha para tirar a sujeira dos cantinhos. Depois, passe um aspirador para remover farelos, pó e sujeira. Borrife o interior com um produto de limpeza multiuso e água. Depois passe um pano úmido e deixe secar totalmente antes de recolocar os objetos.
Lixeira. Limpe a lixeira com água quente e detergente. Borrife álcool ou desinfetante e deixe secar totalmente antes de recolocar os sacos de lixo.
Eletrodomésticos pequenos. Desligue os aparelhos da tomada e deixe esfriar completamente antes de limpá-los. Esfregue-os com uma esponja ou pano úmido e seque–os com uma toalha de papel ou pano macio. Para limpar aparelhos que entram em contato direto com o alimento, como mixers, batedeiras e liquidificadores, use um produto de limpeza multiuso. Para remover a gordura, passe um pano de microfibra com bastante espuma e, em seguida, um pano úmido e limpo.
* Para desinfetar as esponjas de louça, coloque-a úmida no microondas por 1 minuto na potência máxima (nunca coloque a esponja seca, pois pode pegar fogo). E para lavar os panos de prato, use água quente.
Dica de ouro: depois de limpa, invista em vasos de flores para deixá-la alegre e perfumada!
Gostou? Compartilhe:
24 Comentários
Deixe seu comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

24 Comentários
  1. Adorei as dicas!!!! Vou colocá-las em prática!!!!

  2. Oi, Rafa!
    Um dos meus planos de vida é transformar em realidade estas teorias, haha! Sou meeega preguiçosa (o que é uma vergonha sem fim!). Mas quando não temos quem faça por nós temos que fazer nós mesmos, né? Por isso, o melhor a fazer é criar estas rotinas e determinar as datas pra que as coisas aconteçam, assim não procrastinamos, rs.
    Um beijo e tenha um feliz ano novo!

    • É isso mesmo Mari, fazer uma listinha com as tarefas à fazer é o primeiro passo e ajuda muito, confome for fazendo, vá dando um ok! Isso empolga e trará resultados positivos! O que precisar dá um tok! Bjinhos e um ótimo ano pra vc tb!!

  3. Olá, Rafaela
    Não tenho empregada, minha casa é grande, ajudo na empresa do marido e ainda me dedico – quando consigo – às minhas costuras e arte decorativa. Por isso, quase enlouqueço e não consigo deixar tudo como eu gostaria que ficasse! Seu blog caiu do céu!Simplesmente amei esse cantinho cheio de ótimas dicas e ideias! Vão me ajudar muito a não enlouquecer!
    Abraço e feliz 2013.
    Ju

    • Que legal Ju! Sei bem como é ficar sem empregada, eu mesmo não tenho faz um mês, por isso faço um pouquinho a cada dia para não ficar presa na limpeza por horas e horas, fora que cansa, né? Aproveite as dicas e muito sucesso na sua casa! Bjinhos e obrigada pelo comentário

  4. Adorei. Não sou a dona de casa oficial, sou a filha hehe! Mas a faxina, praticamente faço sozinha. Infelizmente a querida dona de casa la de casa não tem muito o dom da organização, então se eu não fizer, ninguém faz. Adoro listinhas porque me ajudam a fazer as coisas com capricho e rapidez. Beijo!

    • Deborha parabéns pela iniciativa! Ás vezes, ou melhor muitas vezes quando fazemos sozinha aprendemos muito, por isso não se desanime se ninguém te ajuda, o importante é ter a casa organizada e prática para você! As listas são ótimas e são nossas aliadas na organização. Qquer coisa dá um grito, pois sozinha vc não está rss bjinhos

  5. Anonymous

    : ) adorei

  6. Anonymous

    Amei as dicas, vou por em pratica.bjs

  7. oi estou amando este blog acabei de descobri-lo, sou mãe de 03 meninas um cachorro e um marido que tds nao me ajudam em nada vou por em pratica tudo o que estou aprendendo aqui bjs e feliz 2013 que Deus te de ainda mais sabedoria pra nos ajudar sempre Deus te abençoe

    • Olá Vania muito obrigada! Espero que as dicas possam te ajudar muito,mesmo sozinha! Se precisar de qualquer coisa é só comentar aqui! Bjinhos e que Deus te abençoe tb

  8. Organizar é uma tarefa dificil, ainda mais quando ninguem colabora. O quarto das crianças é o mais dificil.

    • É verdade Ana! Sem ajuda fica ainda mais dificil, porém possível. Use e abuse dos produtos organizadores para organizar o quartinho das crianças e negocie com a família para ajudar nas tarefas! Bjinhos

  9. muito boas as dicas, mais gostaria de saber como posso estabelecer rotinas da casa com dois bebes, se vc tiver alguma dica sera muito bem vinda!

  10. Anonymous

    Uso muito bicarbonato para limpeza, alguém sabe onde comprar em grande quantidade? Obrigada.Vilma

  11. Adoro as dicas, necessito muito deixar minha casa sempre limpinha, da um bem estar inexplicável ne?

  12. Oi Rafa! Suas dicas sāo super legais! Adoro o seu jeito carinhoso de nos explicar! :)

  13. Obrigada de novo Rafaela!

  14. Andreia Rocha

    Amei suas dicas, amo limpeza e organizacao, obrigada bjs