28 maio 2014
23 Comentários
Limpeza da Casa

Meu Cantinho: rotina de limpeza e organização da casa para quem trabalha o dia todo

Para quem não conhece, a categoria “Meu Cantinho” é um espaço especial dos leitores. São ideias, cantinhos organizados, artes, enfim tudo feito com muito  amor e carinho. A intenção desta categoria é mostrar que organizar a casa ou botar à mão na massa pode ser feito por qualquer pessoa, só basta querer… Hoje, o “Meu Cantinho” está um pouquinho diferente. Através do grupo do Organize sem Frescuras! no Facebook (conheça aqui), pedi para alguns leitores que trabalham o dia todo (e pouco tempo em casa) contarem como é sua rotina com a casa e como conseguem manter tudo limpo e ordem, mesmo sem muito tempo. O resultado? Leia abaixo alguns depoimentos e inspire-se:


 
Cintia Cintilante: Trabalho a semana toda e saio de manhã. Tenho um filho de dois anos e não é muito fácil não, viu?!  Depois que  chego do trabalho, dou uma “geralzinha” na casa e pego um cômodo por dia para fazer uma limpeza mais profunda – arrastar móveis, limpar vidros e tirar poeira, assim até sexta consigo ter a casa toda limpa. As roupas, eu começo a lavar sexta à noite e termino no sábado, se der coragem, passo no domingo ou um pouquinho por dia.  Tenho um lema de não dormir com louça na pia e não sair de casa sem arrumar as camas, isso tem me ajudado muito…
 
Rosangela Ramos: Trabalho dia/noite a semana toda. O jeito é pegar no pesado no sábado, faxina geral e roupas lavadas. Domingo passo roupas.
 
Marileis Pinto: Minha vida é muito tranquila: trabalho em período integral e estou terminando a faculdade. Preparo o jantar todos os dias, lavo roupa duas vezes por semana e faço faxina em um cômodo por dia. Só os banheiros que lavo todos os três juntos. Sábado tenho voluntariado em meio período e domingo o quintal para fazer manutenção. Faço o possível, nem sempre é o ideal. Meu filho de 17 anos colabora um pouco na limpeza e manutenção. O negócio é todos zelarem pela conservação da limpeza e não deixar nada acumular.
 
Maria Amadeu: Faço conforme tenho vontade. Chego as 17 horas e sempre muito cansada. Primeiro, entro no computador, jogo um pouco, descanso e lá pela 7 horas da noite, faço alguma coisa. Não me estresso com o serviço de casa não…
 
Isa belle Klitze: Olha, se eu não colocar todas as tarefas no papel, não consigo fazer nada! Assim, tudo marcadinho vou fazendo um de cada vez!
 
Dayanny Telles: Se organize com o cardápio, não vá dormir com objetos e roupas espalhadas. Reserve um local para sua bolsa, chaves e correspondências. Você não imagina a diferença que faz! Sempre que lembrar, limpe a pia do banheiro e deixe tudo no lugar (pentes, bijus, perfumes). Se tiver muitos deles, doe um pouco. Você não precisa de tudo e abrirá espaço para ficarem todos à vista. Recolha o lixo e já o coloque para fora, se não, deixe-o na porta/portão para levar assim que sair. Pequenas mudanças é que fazem a diferença no meu dia a dia.
 
Karinne Meireles: Para quem trabalha fora é importante manter a organização diariamente para facilitar a limpeza. De manhã, não consigo fazer praticamente nada, pois saio cedo para o trabalho, apenas arrumo a cama, recolho as roupas sujas e o que estiver fora do lugar. Porém, no fim da tarde, recolho os lixos, estendo as roupas, coloco outras para lavar, organizo algumas coisinhas que acabam ficando fora do lugar e faço a lista do supermercado. Quando não recebo visitas em casa, retiramos os calçados antes de entrar em casa (isso facilita a manutenção do piso), coloco desinfetante nos vasos sanitários e lavo as louças, se tiver. No final de semana gosto de organizar e limpar os armários da cozinha, banheiro, lavanderia. A limpeza pesada, eu deixo para minha diarista que vai à minha casa uma vez por semana para limpar e passar as roupas, porque ninguém é de ferro, né?? Rsrs..
 
Consul Lima: O segredo é manter sempre tudo organizado. Como sou muito organizada, não tenho dificuldades. Outra dica é anotar tudo na agenda o que precisa fazer, assim facilita o seu dia.
 
Karina Castro: Trabalho o dia todo fora, a noite faço artesanato e nos finais de semana faço alguns serviços organização. Uma vez organizado, você saberá manter e sobra tempo…
 
Ivaneide Martins: Costumo fazer um pouco por dia, por exemplo: a roupa eu lavo segunda/quarta e sexta, assim tenho o fim de semana sem roupas sujas.
 
Ziula Sbroglio: Coloco a roupa esticadinha no varal (camisetas, vestidos, camisas) e as penduro em cabides. Depois de secas, vão direto para o roupeiro. Algumas camisetas (escolares e de times) dou uma esticadinha em cima da cama e guardo. Roupa de cama a mesma coisa, esticadinha no varal, devidamente dobrada e depois é só terminar de dobrar e guardar. FERRO A VAPOR APOSENTADO!!!
 
Ozenides Barbosa: Quando a roupa estiver seca, coloque-as na secadora para dar uma esquentada. Em seguida, tire e já dobre. Para malhas, jeans e toalhas é ótimo!
 
Luciana Cidade: Eu anoto tudo o que fazer na agenda. Um dia ou até dois dias antes, já começo a escrever o que vou fazer por ordem de horário: o que preciso comprar, o que vai ser feito nas refeições e o que precisa arrumar na casa. Procuro ir consertando tudo o que quebra, procuro deixar tudo acertado e fácil para usar.
 
Andrea Pastina: Os meus horários são “flutuantes”, por isso eu monto uma agenda e divido minhas tarefas por dia e o tempo que tenho disponível, porém mantenho a casa sempre organizada, banheiros em ordem, camas arrumadas e cozinha limpa. Não é 100% como quando ficamos em casa, mas mantenho a ordem. Quanto a alimentação, eu deixo tudo temperado e semipronto para a semana. Deixo também, as saladas e frutas lavadas e o feijão congelado para a semana toda. Ah! Eu levanto as 6:00 horas para adiantar as coisas antes de sair de casa.
 
Fabiane Secomandi: Eu moro sozinha com um bebê num apartamento e trabalho o dia todo. Quando chego em casa, meu tempo é quase somente para ele, até que ele durma. Mesmo assim, eu anoto tudo o que tem para fazer e providenciar. Tenho uma lavadora-secadora, mas como também tenho varalzinho, eu uso sempre as duas opções. Lavo um tanto de roupa no modo rápido e já penduro no varal, deixando na máquina outro tanto para lavar e secar (geralmente as roupinhas dele). Conforme sujamos as coisas, já vou limpando, por exemplo: depois que ele janta, fica comida no chão e na cadeirinha dele, aí logo em seguida, o coloco no cercadinho e explico que a mamãe vai limpar o chão. Ele já acostumou e eu consigo deixar tudo limpo de novo no mesmo instante. Quando as roupas secam, tiro da máquina e vou dobrando tudo junto com ele no sofá, enquanto ele brinca, e aí já guardo no lugar pra não acumular nada.
 
Delci Garcia: Trabalho e não tenho ninguém para ajudar. Acordo cedo organizo tudo (cada coisa no seu lugar), passo o rodo mágico e no sábado faço faxina. Minha casa é super arrumadinha.
 
Ana Paula Requejo:  Saio de casa as 7 horas e chego as 19 horas todos os dias. Meu segredo é trabalho em equipe. Tenho dois filhos adolescentes e conto com a colaboração deles e do marido, e cada um tem uma tarefa diária e uma semanal, por exemplo: lavar louça e guardar,  estender e recolher as roupas e manter suas coisas guardadas. No começo é meio chato, eles teimam em não fazer, mas eu não cedo a teoria do caos (não fazer), aos poucos eles entram na rotina. O trabalho deles ajuda muito, e garanto que desde pequenos podem aprender. Espero ter ajudado
 
E aí, o que acharam? Acredito que dá para dar uma luz, não é mesmo? Agora é com você! Se quiser contar como é sua rotina, é só comentar abaixo.
 
Bjinhos
 
Rafaela
  •  
     
  •  
Gostou? Compartilhe:
23 Comentários
Deixe seu comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

23 Comentários
  1. Adorei conhecer essas rotinas..

    Beijo
    ;)
    http://www.umalindapromessa.com

  2. Nossa para mim a Marileis é mulher maravilha! Parei de cozinhar todos os dias. Cozinho no domingo, terça e quinta. No domingo cozinho feijão para a semana toda. Lavo a alface, seco e guardo em potes para conservar. Deixo as coisas adiantadas e tenho um cardápio semanal. Despejo todas as comidas e lavo todas as panelas para quando chegar terça já estão limpas. Nos outros dias lavo roupa e organizo a casa. Confesso que preciso ter uma lista do dia se não fica sem arrumar. A louça fica no escorredor e guardo quando chego. Na sexta minha mãe faz a faxina e passa a roupa. No sábado e domingo procuro deixar tudo organizado mas confesso que é difícil manter. Bjus

  3. Moro com minha mãe e sempre fomos muitooooooooooo organizadas. Alias muitas das minhas amigas me pedem “dicas” de como conseguir deixar tudo tão arrumadinho e aconchegante como é na minha “HUMILDE RESIDÊNCIA” Mas esse site é SHOWWWWWW!! Descobri ele por esses dias e super indico. Já comecei varias mudanças aqui em casa só em 3 dias!! Que Deus abençoe a criadora dele e a todas e todos que entram aqui e são abençoados por tantas dicas e ajudas. Coisas simples é que mudam nossa svidas. Que Deus abençoe você RAFAELA e toda sua famílias. Que bençãos dos céus caiam sobre você e credite: ESSE SITE É PLANO DE DEUS!! Beijos!!!!

  4. Rafaela, estou amando o seu blog! Apenas ontem o conheci e, desde então, não consigo sair daqui! Kkkk estou olhando todas as postagens e vou tentar me organizar melhor usando as suas dicas. Parabéns!

  5. Anonymous

    Olá Rafaela, Nossa não é fácil, mas saio cedo de casa para trabalhar e volto as 18h00min, chego em casa troco de roupa e tiro brincos e relógio, daí vou para a cozinha preparar algo pq todos já estão famintos, enquanto a comida está no fogo (dou preferência para as sopas que são bem práticas), vou colocar a roupa na máquina (num dia as claras e no outro as escuras), enquanto isso passo o aspirador e pano em todo o apê, vamos jantar, lavo a louça do jantar, estendo a roupa que estava lavando, e daí vou fazer tarefa com minha pequena de 7 anos, aff fico cansada só de pensar, mas é assim mesmo…nunca acaba :(

    • Walter Vieira

      Concordo com vc Anonymous , minha mãe sempre pediu a ajuda de todos aqui em casa e sempre teve resultados,ainda mais agora que também não está com a saúde muito boa ,é fundamental que os filhos todos cuidem pelo menos cada um do seu quarto e dos seus pertences,melhoras…Realmente quando o assunto é organização é importante que todos se ajudem para bons resultados .

  6. Preciso tentar por em pratica, tenho um bebe e as vezes não é fácil. Mas com todas as suas dicas maravilhosas, dá até mais ânimo. Beijos flor… obrigada pelas postagens, tem me ajudado muuuuuuuuuuito.

  7. Não gosto de ver a casa desorganizada. Eu saiu para trabalhar as 7h00 e volto as 18h30, já chego colocando tudo no lugar e aproveito para cuidar do meus companheirinhos (um shitzu) e uma gata siamesa, depois vou fazer o jantar, também tenho o mesmo lema que a Cinthia, não deixo louça suja na pia por nada. Prefiro deixar o serviço pesado para sexta-feira, nesse dia faço aquela faxina caprichada, no sábado é uma delicia acordar “um pouco mais tarde..rs” e estar tudo limpinho, aproveito para lavar as roupas no sábado já que fiz tudo na sexta. Gosto sempre deixar meu domingo livre.

    Bjos.
    Tati

  8. Anonymous

    Nossa! Ver essas rotinas, me lembrou que tb já fui uma dessas mulheres heroínas. Mas aos poucos essa rotina pesada me adoeceu e hj não consigo mais ter super poderes. Portanto, aconselho que dormir faz bem e que nem sempre ser tão impecável na casa seja saudável. A rotina da limpeza deve ser compartilhada com todos da casa desde pequeninos e ter objetos que facilitem a limpeza é muito bom. Então, a tecnologia é muito bem vinda! Microondas, lava louças, comidas congeladas, aspirador, lava e seca roupas etc. Sou vidrada nas novidades tecnológicas e assim vou levando já que ter empregada hj é muito complicado.

  9. Boa noite Rafaela! Estou adorando o site, tem muita coisa útil, mas ainda tem muita coisa pra eu ler! Gostaria de dar uma ideia… Por que você mesma não faz um post sobre “Rotina de Limpeza e Organização da Casa – Para quem trabalha o dia todo”, tipo algumas tarefas distribuídas no horário da noite.. Eu iria amar, é tudo o que eu preciso e não consigo fazer de uma maneira que não me deixe exausta.
    Desde já obrigada por tantas ideias boas…

  10. Fernanda

    Gostaria muito de conseguir fazer tarefas domésticas durante a semana, mas pra mim é impossível! Acordo cedo, trabalho, depois faculdade e chego em casa depois das 23h.
    Os finais de semana tem que ser divididos entre os afazeres domésticos, os estudos e o lazer. É realmente muito difícil.
    Dicas para quem não consegue fazer nada de limpeza durante a semana seria uma boa!

  11. Anonymous

    OLá

    Rafaela, amo de paixão seus vídeos, vc poderia fazer um vídeo, como decorar jardins, principalmente jardins verticais. Bjs. Tatyla

  12. Olá Rafa, estou adorando seu Blog, a minha casa consigo manter muito organizada, o que ainda não consegui me organizar é o jantar de todos os dias, começo +/- entre 18 e 19 horas (hora que chego em casa) termino muito tarde, as vezes as 22:00 até deixar td limpinho, fico muito cansada.Se alguém tiver alguma dica gostaria muito, bjusss.

  13. Anonymous

    O lá eu tento fazer as tarefas de casa mais nunca consigo fazer tudo e nunca consigo deixar organizado gostaria demais algumas dicas .

  14. Anonymous

    Olá sou uma pessoa doente .tenho muitas dores de cabeça . Tento fazer minhas tarefas diárias e manter tudo organizado mais nunca consigo deixar em ordem pk tenho aue ir deitar pra passar as dores como faço pra conseguir manter em ordem minha casa ?

  15. Flávia Toledo

    Rafa, primeiramente quero te parabenizar pelo blog! Adoro seu jeito e como você organiza tudo!! Mas, preciso muito de uma ajuda sua… Trabalho o dia todo e a noite vou pra faculdade, ou seja, não tenho tempo nenhum. Gostaria de alguma sugestão para me organizar melhor no quesito limpeza.

    Agradeço desde já!

    Beijinhos

  16. ENIA PAULA COSTA SOARES

    OLÁ! NOSSA MUITO BOM! É A MINHA PRIMEIRA VEZ AQUI E ESTOU AMANDO MESMO! GOSTARIA DE UMA AJUDA COMO FAÇO PARA MANTER TUDO MUITO ARRUMADO, UMA VEZ QUE, TENHO 02 FILHOS UM DE 06 E OUTRA DE 02 ANOS (IDADE EM QUE ELES QUASE NÃO GOSTAM DE TIRAR AS COISAS DO LUGAR!!!SRSRSRS) E TRABALHO DURANTE 40HS SEMANAIS? LEMBRANDO QUE NÃO ABRO MÃO DO MEU MOMENTO DE LAZER COM MINHA FAMILIA JAMAIS… POIS ELES SÃO MINHA BASE…

  17. Beatriz

    Oi, Rafaela! Sou fã do seu blog, porque sempre gostei das coisas organizadas.
    Bom, minha rotina é bastante corrida, como de toda mulher que mora em grande centro urbano e trabalha fora. Saio 7h20 para trabalhar e volto às 18h. Depois que chego, ainda tento separar 2h para estudar. Sou casada há um ano com um médico (desses que ainda vive dando plantão) e tenho uma cachorrinha. Tenho uma diarista (benção de Deus) que me ajuda uma vez por semana fazendo faxina e passando a roupa. O resto, sobra pra euzinha mesmo. Para ajudar a manter a ordem, acho que a primeira coisa que uma pessoa deve fazer é uma lista com todas as atividades que devem ser realizadas (algumas a gente só lembra quando viu que não fez rs.). Depois definir a periodicidade de cada uma delas (ex.: pelúcias eu lavo uma vez a cada dois meses, cortinas a cada 6 meses) e o tempo gasto em média para realizá-las. É interessante também já saber quanto tempo você tem disponível em cada dia. Daí é só ir alocando cada uma das atividades nos dias. Com uma rotina corrida como a nossa, não tem história de cozinhar durante a semana. Almoçamos fora todos os dias (ou resto da comida do fim de semana), por necessidade, e no final do dia apenas fazemos um lanche. Acho que isso facilita muuuuito a vida de uma pessoa. A louça, se for do dia-a-dia, consigo lavar enquanto a água do café ferve. Moro em apartamento e, por isso, desço com minha cachorrinha três vezes por dia (antes de ir trabalhar, logo que chego e antes de dormir). Isso ajuda a ela não fazer as necessidades dentro de casa (E ela já entrou no ritmo, viu?)

  18. SIMONE SUCUPIRA

    ADOREI SE BLOG

  19. Dayane Flores

    É realmente eu preciso mesmo de ajuda ….. depois que tive meu segundo bebe nao sei se foi algo psicologico ou eu mesma mais nunca mais consegui manter a ksa limpa e organizada tenho duas criancas pequenas e um marido super desorganizado que nao ajuda em nada …… eu preciso ter a ksa limpa por causa dos babys mais nao consigo minha ksa e pouco grande c 3 quartos ja estou á alguns dias aqui no site sempre procurando ajuda e tentando seguir as listinhas ta meio dificil mais acredito q consigo ….nao estou conseguindo cumprir ainda a lista diaria mais acredito estar indo bem …. Raffa por favor se voce puder me ajudar … ah assim minha ksa nao eh tao chique quanto a sua kkkkkkk mais limpeza eh pra qualquer ambiente neh conto com sua ajuda beijoooo

  20. Camila

    Adorei as dicas!