Limpeza da Casa
28 maio 2014

Meu Cantinho: rotina de limpeza e organização da casa para quem trabalha o dia todo

Para quem não conhece, a categoria “Meu Cantinho” é um espaço especial dos leitores. São ideias, cantinhos organizados, artes, enfim tudo feito com muito  amor e carinho. A intenção desta categoria é mostrar que organizar a casa ou botar à mão na massa pode ser feito por qualquer pessoa, só basta querer… Hoje, o “Meu Cantinho” está um pouquinho diferente. Através do grupo do Organize sem Frescuras! no Facebook (conheça aqui), pedi para alguns leitores que trabalham o dia todo (e pouco tempo em casa) contarem como é sua rotina com a casa e como conseguem manter tudo limpo e ordem, mesmo sem muito tempo. O resultado? Leia abaixo alguns depoimentos e inspire-se:


 
Cintia Cintilante: Trabalho a semana toda e saio de manhã. Tenho um filho de dois anos e não é muito fácil não, viu?!  Depois que  chego do trabalho, dou uma “geralzinha” na casa e pego um cômodo por dia para fazer uma limpeza mais profunda – arrastar móveis, limpar vidros e tirar poeira, assim até sexta consigo ter a casa toda limpa. As roupas, eu começo a lavar sexta à noite e termino no sábado, se der coragem, passo no domingo ou um pouquinho por dia.  Tenho um lema de não dormir com louça na pia e não sair de casa sem arrumar as camas, isso tem me ajudado muito…
 
Rosangela Ramos: Trabalho dia/noite a semana toda. O jeito é pegar no pesado no sábado, faxina geral e roupas lavadas. Domingo passo roupas.
 
Marileis Pinto: Minha vida é muito tranquila: trabalho em período integral e estou terminando a faculdade. Preparo o jantar todos os dias, lavo roupa duas vezes por semana e faço faxina em um cômodo por dia. Só os banheiros que lavo todos os três juntos. Sábado tenho voluntariado em meio período e domingo o quintal para fazer manutenção. Faço o possível, nem sempre é o ideal. Meu filho de 17 anos colabora um pouco na limpeza e manutenção. O negócio é todos zelarem pela conservação da limpeza e não deixar nada acumular.
 
Maria Amadeu: Faço conforme tenho vontade. Chego as 17 horas e sempre muito cansada. Primeiro, entro no computador, jogo um pouco, descanso e lá pela 7 horas da noite, faço alguma coisa. Não me estresso com o serviço de casa não…
 
Isa belle Klitze: Olha, se eu não colocar todas as tarefas no papel, não consigo fazer nada! Assim, tudo marcadinho vou fazendo um de cada vez!
 
Dayanny Telles: Se organize com o cardápio, não vá dormir com objetos e roupas espalhadas. Reserve um local para sua bolsa, chaves e correspondências. Você não imagina a diferença que faz! Sempre que lembrar, limpe a pia do banheiro e deixe tudo no lugar (pentes, bijus, perfumes). Se tiver muitos deles, doe um pouco. Você não precisa de tudo e abrirá espaço para ficarem todos à vista. Recolha o lixo e já o coloque para fora, se não, deixe-o na porta/portão para levar assim que sair. Pequenas mudanças é que fazem a diferença no meu dia a dia.
 
Karinne Meireles: Para quem trabalha fora é importante manter a organização diariamente para facilitar a limpeza. De manhã, não consigo fazer praticamente nada, pois saio cedo para o trabalho, apenas arrumo a cama, recolho as roupas sujas e o que estiver fora do lugar. Porém, no fim da tarde, recolho os lixos, estendo as roupas, coloco outras para lavar, organizo algumas coisinhas que acabam ficando fora do lugar e faço a lista do supermercado. Quando não recebo visitas em casa, retiramos os calçados antes de entrar em casa (isso facilita a manutenção do piso), coloco desinfetante nos vasos sanitários e lavo as louças, se tiver. No final de semana gosto de organizar e limpar os armários da cozinha, banheiro, lavanderia. A limpeza pesada, eu deixo para minha diarista que vai à minha casa uma vez por semana para limpar e passar as roupas, porque ninguém é de ferro, né?? Rsrs..
 
Consul Lima: O segredo é manter sempre tudo organizado. Como sou muito organizada, não tenho dificuldades. Outra dica é anotar tudo na agenda o que precisa fazer, assim facilita o seu dia.
 
Karina Castro: Trabalho o dia todo fora, a noite faço artesanato e nos finais de semana faço alguns serviços organização. Uma vez organizado, você saberá manter e sobra tempo…
 
Ivaneide Martins: Costumo fazer um pouco por dia, por exemplo: a roupa eu lavo segunda/quarta e sexta, assim tenho o fim de semana sem roupas sujas.
 
Ziula Sbroglio: Coloco a roupa esticadinha no varal (camisetas, vestidos, camisas) e as penduro em cabides. Depois de secas, vão direto para o roupeiro. Algumas camisetas (escolares e de times) dou uma esticadinha em cima da cama e guardo. Roupa de cama a mesma coisa, esticadinha no varal, devidamente dobrada e depois é só terminar de dobrar e guardar. FERRO A VAPOR APOSENTADO!!!
 
Ozenides Barbosa: Quando a roupa estiver seca, coloque-as na secadora para dar uma esquentada. Em seguida, tire e já dobre. Para malhas, jeans e toalhas é ótimo!
 
Luciana Cidade: Eu anoto tudo o que fazer na agenda. Um dia ou até dois dias antes, já começo a escrever o que vou fazer por ordem de horário: o que preciso comprar, o que vai ser feito nas refeições e o que precisa arrumar na casa. Procuro ir consertando tudo o que quebra, procuro deixar tudo acertado e fácil para usar.
 
Andrea Pastina: Os meus horários são “flutuantes”, por isso eu monto uma agenda e divido minhas tarefas por dia e o tempo que tenho disponível, porém mantenho a casa sempre organizada, banheiros em ordem, camas arrumadas e cozinha limpa. Não é 100% como quando ficamos em casa, mas mantenho a ordem. Quanto a alimentação, eu deixo tudo temperado e semipronto para a semana. Deixo também, as saladas e frutas lavadas e o feijão congelado para a semana toda. Ah! Eu levanto as 6:00 horas para adiantar as coisas antes de sair de casa.
 
Fabiane Secomandi: Eu moro sozinha com um bebê num apartamento e trabalho o dia todo. Quando chego em casa, meu tempo é quase somente para ele, até que ele durma. Mesmo assim, eu anoto tudo o que tem para fazer e providenciar. Tenho uma lavadora-secadora, mas como também tenho varalzinho, eu uso sempre as duas opções. Lavo um tanto de roupa no modo rápido e já penduro no varal, deixando na máquina outro tanto para lavar e secar (geralmente as roupinhas dele). Conforme sujamos as coisas, já vou limpando, por exemplo: depois que ele janta, fica comida no chão e na cadeirinha dele, aí logo em seguida, o coloco no cercadinho e explico que a mamãe vai limpar o chão. Ele já acostumou e eu consigo deixar tudo limpo de novo no mesmo instante. Quando as roupas secam, tiro da máquina e vou dobrando tudo junto com ele no sofá, enquanto ele brinca, e aí já guardo no lugar pra não acumular nada.
 
Delci Garcia: Trabalho e não tenho ninguém para ajudar. Acordo cedo organizo tudo (cada coisa no seu lugar), passo o rodo mágico e no sábado faço faxina. Minha casa é super arrumadinha.
 
Ana Paula Requejo:  Saio de casa as 7 horas e chego as 19 horas todos os dias. Meu segredo é trabalho em equipe. Tenho dois filhos adolescentes e conto com a colaboração deles e do marido, e cada um tem uma tarefa diária e uma semanal, por exemplo: lavar louça e guardar,  estender e recolher as roupas e manter suas coisas guardadas. No começo é meio chato, eles teimam em não fazer, mas eu não cedo a teoria do caos (não fazer), aos poucos eles entram na rotina. O trabalho deles ajuda muito, e garanto que desde pequenos podem aprender. Espero ter ajudado
 
E aí, o que acharam? Acredito que dá para dar uma luz, não é mesmo? Agora é com você! Se quiser contar como é sua rotina, é só comentar abaixo.
 
Bjinhos
 
Rafaela
  •  
     
  •  
por Rafaela Oliveira
Comente aqui
24 comentários em “Meu Cantinho: rotina de limpeza e organização da casa para quem trabalha o dia todo”
  1. Géssica (Kinha)28/05/14 • 08h44

    Adorei conhecer essas rotinas..

    Beijo
    ;)
    http://www.umalindapromessa.com

  2. Náthali Nunes28/05/14 • 13h01

    Nossa para mim a Marileis é mulher maravilha! Parei de cozinhar todos os dias. Cozinho no domingo, terça e quinta. No domingo cozinho feijão para a semana toda. Lavo a alface, seco e guardo em potes para conservar. Deixo as coisas adiantadas e tenho um cardápio semanal. Despejo todas as comidas e lavo todas as panelas para quando chegar terça já estão limpas. Nos outros dias lavo roupa e organizo a casa. Confesso que preciso ter uma lista do dia se não fica sem arrumar. A louça fica no escorredor e guardo quando chego. Na sexta minha mãe faz a faxina e passa a roupa. No sábado e domingo procuro deixar tudo organizado mas confesso que é difícil manter. Bjus

  3. RENATA LIMA28/05/14 • 13h53

    Moro com minha mãe e sempre fomos muitooooooooooo organizadas. Alias muitas das minhas amigas me pedem “dicas” de como conseguir deixar tudo tão arrumadinho e aconchegante como é na minha “HUMILDE RESIDÊNCIA” Mas esse site é SHOWWWWWW!! Descobri ele por esses dias e super indico. Já comecei varias mudanças aqui em casa só em 3 dias!! Que Deus abençoe a criadora dele e a todas e todos que entram aqui e são abençoados por tantas dicas e ajudas. Coisas simples é que mudam nossa svidas. Que Deus abençoe você RAFAELA e toda sua famílias. Que bençãos dos céus caiam sobre você e credite: ESSE SITE É PLANO DE DEUS!! Beijos!!!!

  4. Nelma Nogueira28/05/14 • 14h25

    Rafaela, estou amando o seu blog! Apenas ontem o conheci e, desde então, não consigo sair daqui! Kkkk estou olhando todas as postagens e vou tentar me organizar melhor usando as suas dicas. Parabéns!

  5. Anonymous28/05/14 • 15h52

    Olá Rafaela, Nossa não é fácil, mas saio cedo de casa para trabalhar e volto as 18h00min, chego em casa troco de roupa e tiro brincos e relógio, daí vou para a cozinha preparar algo pq todos já estão famintos, enquanto a comida está no fogo (dou preferência para as sopas que são bem práticas), vou colocar a roupa na máquina (num dia as claras e no outro as escuras), enquanto isso passo o aspirador e pano em todo o apê, vamos jantar, lavo a louça do jantar, estendo a roupa que estava lavando, e daí vou fazer tarefa com minha pequena de 7 anos, aff fico cansada só de pensar, mas é assim mesmo…nunca acaba :(

    • Walter Vieira13/08/15 • 16h51

      Concordo com vc Anonymous , minha mãe sempre pediu a ajuda de todos aqui em casa e sempre teve resultados,ainda mais agora que também não está com a saúde muito boa ,é fundamental que os filhos todos cuidem pelo menos cada um do seu quarto e dos seus pertences,melhoras…Realmente quando o assunto é organização é importante que todos se ajudem para bons resultados .

  6. Andrea Oliveira28/05/14 • 16h13

    Preciso tentar por em pratica, tenho um bebe e as vezes não é fácil. Mas com todas as suas dicas maravilhosas, dá até mais ânimo. Beijos flor… obrigada pelas postagens, tem me ajudado muuuuuuuuuuito.

  7. Tatiane30/05/14 • 17h28

    Não gosto de ver a casa desorganizada. Eu saiu para trabalhar as 7h00 e volto as 18h30, já chego colocando tudo no lugar e aproveito para cuidar do meus companheirinhos (um shitzu) e uma gata siamesa, depois vou fazer o jantar, também tenho o mesmo lema que a Cinthia, não deixo louça suja na pia por nada. Prefiro deixar o serviço pesado para sexta-feira, nesse dia faço aquela faxina caprichada, no sábado é uma delicia acordar “um pouco mais tarde..rs” e estar tudo limpinho, aproveito para lavar as roupas no sábado já que fiz tudo na sexta. Gosto sempre deixar meu domingo livre.

    Bjos.
    Tati

  8. Anonymous01/06/14 • 17h22

    Nossa! Ver essas rotinas, me lembrou que tb já fui uma dessas mulheres heroínas. Mas aos poucos essa rotina pesada me adoeceu e hj não consigo mais ter super poderes. Portanto, aconselho que dormir faz bem e que nem sempre ser tão impecável na casa seja saudável. A rotina da limpeza deve ser compartilhada com todos da casa desde pequeninos e ter objetos que facilitem a limpeza é muito bom. Então, a tecnologia é muito bem vinda! Microondas, lava louças, comidas congeladas, aspirador, lava e seca roupas etc. Sou vidrada nas novidades tecnológicas e assim vou levando já que ter empregada hj é muito complicado.

  9. Márcia Pereira17/06/14 • 22h24

    Boa noite Rafaela! Estou adorando o site, tem muita coisa útil, mas ainda tem muita coisa pra eu ler! Gostaria de dar uma ideia… Por que você mesma não faz um post sobre “Rotina de Limpeza e Organização da Casa – Para quem trabalha o dia todo”, tipo algumas tarefas distribuídas no horário da noite.. Eu iria amar, é tudo o que eu preciso e não consigo fazer de uma maneira que não me deixe exausta.
    Desde já obrigada por tantas ideias boas…

    • Rafaela Oliveira21/06/14 • 11h51

      Olá Márcia tudo bem? Sugestão anotada, vou pensar num cronograma e posto no blog :) bjinhos

  10. Fernanda13/07/14 • 21h31

    Gostaria muito de conseguir fazer tarefas domésticas durante a semana, mas pra mim é impossível! Acordo cedo, trabalho, depois faculdade e chego em casa depois das 23h.
    Os finais de semana tem que ser divididos entre os afazeres domésticos, os estudos e o lazer. É realmente muito difícil.
    Dicas para quem não consegue fazer nada de limpeza durante a semana seria uma boa!

  11. Anonymous03/11/14 • 12h26

    OLá

    Rafaela, amo de paixão seus vídeos, vc poderia fazer um vídeo, como decorar jardins, principalmente jardins verticais. Bjs. Tatyla

  12. Marcela Jurado16/01/15 • 10h56

    Olá Rafa, estou adorando seu Blog, a minha casa consigo manter muito organizada, o que ainda não consegui me organizar é o jantar de todos os dias, começo +/- entre 18 e 19 horas (hora que chego em casa) termino muito tarde, as vezes as 22:00 até deixar td limpinho, fico muito cansada.Se alguém tiver alguma dica gostaria muito, bjusss.

  13. Anonymous26/02/15 • 01h55

    O lá eu tento fazer as tarefas de casa mais nunca consigo fazer tudo e nunca consigo deixar organizado gostaria demais algumas dicas .

  14. Anonymous26/02/15 • 01h59

    Olá sou uma pessoa doente .tenho muitas dores de cabeça . Tento fazer minhas tarefas diárias e manter tudo organizado mais nunca consigo deixar em ordem pk tenho aue ir deitar pra passar as dores como faço pra conseguir manter em ordem minha casa ?

  15. Flávia Toledo11/08/15 • 14h21

    Rafa, primeiramente quero te parabenizar pelo blog! Adoro seu jeito e como você organiza tudo!! Mas, preciso muito de uma ajuda sua… Trabalho o dia todo e a noite vou pra faculdade, ou seja, não tenho tempo nenhum. Gostaria de alguma sugestão para me organizar melhor no quesito limpeza.

    Agradeço desde já!

    Beijinhos

  16. ENIA PAULA COSTA SOARES25/08/15 • 13h37

    OLÁ! NOSSA MUITO BOM! É A MINHA PRIMEIRA VEZ AQUI E ESTOU AMANDO MESMO! GOSTARIA DE UMA AJUDA COMO FAÇO PARA MANTER TUDO MUITO ARRUMADO, UMA VEZ QUE, TENHO 02 FILHOS UM DE 06 E OUTRA DE 02 ANOS (IDADE EM QUE ELES QUASE NÃO GOSTAM DE TIRAR AS COISAS DO LUGAR!!!SRSRSRS) E TRABALHO DURANTE 40HS SEMANAIS? LEMBRANDO QUE NÃO ABRO MÃO DO MEU MOMENTO DE LAZER COM MINHA FAMILIA JAMAIS… POIS ELES SÃO MINHA BASE…

  17. Beatriz15/09/15 • 17h25

    Oi, Rafaela! Sou fã do seu blog, porque sempre gostei das coisas organizadas.
    Bom, minha rotina é bastante corrida, como de toda mulher que mora em grande centro urbano e trabalha fora. Saio 7h20 para trabalhar e volto às 18h. Depois que chego, ainda tento separar 2h para estudar. Sou casada há um ano com um médico (desses que ainda vive dando plantão) e tenho uma cachorrinha. Tenho uma diarista (benção de Deus) que me ajuda uma vez por semana fazendo faxina e passando a roupa. O resto, sobra pra euzinha mesmo. Para ajudar a manter a ordem, acho que a primeira coisa que uma pessoa deve fazer é uma lista com todas as atividades que devem ser realizadas (algumas a gente só lembra quando viu que não fez rs.). Depois definir a periodicidade de cada uma delas (ex.: pelúcias eu lavo uma vez a cada dois meses, cortinas a cada 6 meses) e o tempo gasto em média para realizá-las. É interessante também já saber quanto tempo você tem disponível em cada dia. Daí é só ir alocando cada uma das atividades nos dias. Com uma rotina corrida como a nossa, não tem história de cozinhar durante a semana. Almoçamos fora todos os dias (ou resto da comida do fim de semana), por necessidade, e no final do dia apenas fazemos um lanche. Acho que isso facilita muuuuito a vida de uma pessoa. A louça, se for do dia-a-dia, consigo lavar enquanto a água do café ferve. Moro em apartamento e, por isso, desço com minha cachorrinha três vezes por dia (antes de ir trabalhar, logo que chego e antes de dormir). Isso ajuda a ela não fazer as necessidades dentro de casa (E ela já entrou no ritmo, viu?)

  18. SIMONE SUCUPIRA28/11/15 • 09h53

    ADOREI SE BLOG

  19. Dayane Flores18/04/16 • 14h55

    É realmente eu preciso mesmo de ajuda ….. depois que tive meu segundo bebe nao sei se foi algo psicologico ou eu mesma mais nunca mais consegui manter a ksa limpa e organizada tenho duas criancas pequenas e um marido super desorganizado que nao ajuda em nada …… eu preciso ter a ksa limpa por causa dos babys mais nao consigo minha ksa e pouco grande c 3 quartos ja estou á alguns dias aqui no site sempre procurando ajuda e tentando seguir as listinhas ta meio dificil mais acredito q consigo ….nao estou conseguindo cumprir ainda a lista diaria mais acredito estar indo bem …. Raffa por favor se voce puder me ajudar … ah assim minha ksa nao eh tao chique quanto a sua kkkkkkk mais limpeza eh pra qualquer ambiente neh conto com sua ajuda beijoooo

  20. Camila28/01/17 • 13h03

    Adorei as dicas!

Navegue pelas categorias
Voltar para a Home