30 ago 2016
6 Comentários
Limpeza da Casa

Limpeza e Cuidados da Casa para quem tem Pets

Quem tem pets em casa? Os pets são fofos, amigos e companheiros. Eles são tão especiais, não é mesmo? Adoro! Para quem tem esses amiguinhos em casa, é preciso ter alguns cuidados especiais para que haja um ambiente saudável tanto para eles, quanto para a gente. Limpar a casa de forma correta e cuidar dos seus pertences são coisas que devemos levar em consideração quando temos um animalzinho em casa. Veja alguns cuidados extras e fundamentais na hora da limpeza:

 

 

Limpeza Pets

 

Frequência de limpeza  para quem tem cães e gatos 

É legal o uso do aspirador de pó e passar um pano úmido com produto no piso pelo menos duas vezes por semana para manter a limpeza. Na área destinada para os pets, passe um pano com mais frequência para manter esse cantinho limpo e saudável.

Problemas respiratórios e alergias ao pêlo dos peludinhos

Para quem possui um membro da família que é alérgico a pêlo de animais é necessário usar o aspirador pelo menos três vezes por semana em tapetes, sofá e colchão (se o pet deita na cama). Ah! Passe um pano úmido com produto sempre que possível e evite o uso de tapetes com pêlos longos.

Como retirar melhor os pêlos que ficam no sofá, tapetes, cortinas ou nas roupas?

O aspirador de pó ajuda muito, mas o ideal é passar um pano úmido nas superfícies para uma limpeza mais eficiente. Para retirar os pêlos dos pets em sofás de forma rápida, coloque uma luva de borracha e passe onde há pelos – o pêlo grudará com eficiência. Outra ideia é usar rolinhos adesivos para tirar os pelos de forma rápida ou de emergência.

Produtos corretos, eficientes e seguros

Os produtos com cloro na sua composição podem manchar os tecidos e tem cheiro forte. Você pode usar esse produto no chão, mas desde que deixe o ambiente bem ventilado e secar o piso completamente. Eu, particularmente gosto de usar apenas detergente neutro concentrado e álcool para o piso. Para quem tem pets, uma outra alternativa segura e natural é usar o santo vinagre branco de álcool.  Ele ótimo para neutralizar odores, sem contar que é mais seguro para os pets.

Seu pet fez suas necessidades fora do local, iiiii e agora? Como limpar o resíduo e eliminar as inimigas bactérias?

Produtos bactericidas ( Lysoform) são ótimos para essa finalidade e são vendidos em spray para facilitar a aplicação. Se for piso frio, pode usar um produto cloro em Gel  sem exageros ( não use em pisos com cores para não manchar).

Produtos de limpeza com odores muito fortes, pode?

Produtos com odores muito fortes são pouco recomendados por serem agressivos ao olfato do animal, que é mais sensível que o do ser humano. Para eliminar o cheiro de fezes e xixi que fica no chão mesmo após a limpeza de tapetes higiênicos e caixas de areia sem prejudicar a saúde do animal, é preciso alguns cuidados. Prepare uma solucão num borrifador com vinagre branco de álcool + 1 colher de sopa (cheia) de bicarbonato de sódio. Borrife sempre essa solução onde o animalzinho fez xixi. O Vinagre é um excelente desinfetante natural e o bicarbonato é perfeito para tirar cheiros.

Limpeza do sofá, tapetes e cortinas

É legal fazer a limpeza do sofá a cada três meses, e uma limpeza completa nos tapetes e cortinas pelo menos duas vezes no ano, ou mais.  Uma ótima dica é usar um produto que impermeabiliza o sofá, dessa forma o xixi não penetra no tecido, vale a pena o investimento.

Veja um vídeo de como limpar o sofá em casa de forma segura e eficiente no vídeo abaixo.

 

Limpeza do Piso X Pets

Coloque num balde ( pode ser até a metade do balde de água) : água morna, 1 colher de sopa de detergente líquido concentrado + 2 colheres de vinagre branco de álcool + 1 col de sopa de alcool. Passe no piso uma ou duas vezes, por último passe um pano morno (sem produto) para retirar a solução. O piso fica limpo e um brilho só.

Cheiro de cachorro, como neutralizar?

Aprendi com uma veterinária, para dar o último enxague do banho com vinagre branco ou de maça. Acho que dar banho uma vez por semana, evita o mal cheiro também.

Limpeza dos brinquedinhos

É legal lavar os bichinhos sempre que possível para a saúde dos nossos amiguinhos. Se forem de plástico, lave com detergente neutro e água quente.  Para desinfetar de forma segura, passe água oxigenada 10 vol. Se forem de pelúcia, lave na máquina no ciclo delicado, sabão de coco e água quente. Pode acrescentar um pouco de vinagre branco também. Depois que lavar as roupas dos nossos amiguinhos na máquina, lave a máquina utilizando um copo de vinagre branco de álcool para tirar todos os resíduos da máquina. Programe um ciclo completo.

Limpeza das caminhas, cobertores e almofadas

Lave a cada 15 dias. Lave na máquina com sabão de coco, água quente e coloque um pouco de vinagre branco para eliminar o cheiro. Não misture os itens dos pets com as nossas roupas, ok? Use algum produto antipulga na higienização dos tecidos pelo menos uma vez por mês.

Que cuidados são necessários para impedir a transmissão de bactérias dos bichos que compartilham o quarto com seus donos?

Trocar a roupa de cama com frequência, passar aspirador no piso e colchão. Fazer a limpeza do piso pelo menos duas vezes por semana ou mais com produto bactericida ou com cloro. Limpar a casa com frequência.

 Limpeza dos pratos de comida e água 

Lave esses itens uma vez por dia. Lave com detergente neutro e sempre com uma esponja separada para essa finalidade. Enxague com água quente.

Dica importante

Deixe medicamentos e produtos de limpeza longe do alcance dos pets.

Espero que goste das dicas, Au Au… Quer dizer, Tchau rsss

Bjinhos

 

Gostou? Compartilhe:
6 Comentários
Deixe seu comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

6 Comentários
  1. Esousa

    Uma boa dica é tambem usar aqueles aspiradores robot que andam pela casa. É uma grande ajuda para acalmar os pelos em casa =) vale muito a pena o investimento.

  2. Jessica

    Rafa e as pulgas como eliminar elas? Ou evitar q elas aparecam ja tentei de tudo.. E sempre tem.pulgas.. Tem algum remedio caseiro q realmente funcione?

  3. Mariza Lascosk

    Gostei muito das dicas, algumas já faço e outras vou começar a partir de hoje, obgd, abraços

  4. Rayane Aparecida Rodrigues de Oliveira

    Oi, Rafaela. Tudo bem? Amo suas dicas de limpeza e organização .Vim aqui te perguntar se você sabe de alguma loja virtual que tenha aquela sapateira plástica, que fica “presa” nas laterais da cama, como se fosse uma saia… Achei a ideia mais adequada para o meu quarto, só que não acho o produto em canto nenhum. Help meeee! Beijos. Te adoro.

  5. Sabrina Lorenzoni

    Olá Rafa, Tudo bem? Amo suas dicas e tento seguir todas aqui na minha casa. Estou precisando de dicas de como lavar tapete da sala. Meu tapete é estilo carpete, não é peludo, e tenho cachorro. Você teria alguma dica para limpar o tapete e deixá-lo sempre limpo e cheiroso? Obrigada!

  6. Olá Rafaela,

    Morro de vontade de ter um cachorrinho em casa, não por mim, mais pelas crianças.

    Mas sempre tive receio no tocante à limpeza. Esse seu post me ajudou a tomar coragem.

    Obrigadinha e beijinhos