16 ago 2016
4 Comentários
Limpeza da Casa

Dúvidas na Lavagem das Roupas : Perguntas de Leitores X Resposta de Especialista Unilever

Dias atrás, rolou um Chat muito legal no grupo fechado e Fanpage do Organize sem Frescuras sobre lavagem das roupas em parceria com a Unilever. Muitos leitores deixaram suas dúvidas no post, e um especialista respondeu a todas elas. Pra quem perdeu o Chat, sem problemas. Selecionei algumas perguntas dos leitores e compartilhei aqui embaixo. Confira!

 

Roupas

 

-O que tira a mancha de desodorante com suor de roupas brancas e coloridas sem desbotar nem esbranquiçar o lugar? (Organize sem Frescuras)

Especialista Unilever: Com toda a correria do dia a dia, ainda mais no clima do Brasil, transpirar é praticamente inevitável, né? O desodorante é parte dos hábitos de higiene de muitas pessoas e para evitar as manchas amarelas nas roupas é importante seguir alguns passos ao usar o produto: secar bem as axilas, espalhar uniformemente, evitar o uso em excesso, esperar as axilas secarem antes de vestir-se e nunca aplicar diretamente na roupa. Já para minimizar as manchas deixadas nas roupas, a principal recomendação é não usar a peça mais de uma vez sem lavar. O acúmulo de suor e desodorante no tecido pode piorar a mancha e você ainda corre o risco de desenvolver fungos ou bactérias relacionados ao suor excessivo, que provocam, além de desconforto, odores desagradáveis.

Outro ponto importante é lavar a roupa o mais rápido possível, evitando que, ao guardar a roupa, o produto tenha oportunidade de penetrar nas fibras e secar demais, o que dificulta posterior remoção. 

Na lavagem, recomendamos que antes de lavar a sua camiseta ou camisa, aplique um pouco de um lava roupas líquido concentrado sobre a mancha de desodorante, espalhando o produto com a ponta dos dedos. Depois é só colocar a roupa na máquina de lavar e seguir o processo normal de lavagem. Se a mancha for antiga, talvez ela não vá sair na primeira tentativa. Sendo assim, repita o processo, não passe a ferro porque a mancha pode se fixar ainda mais no tecido.

-Tenho bastante dificuldade para tirar aquelas manchas amareladas que se formam na roupa, na região das axilas. Também gostaria de saber algum truque para retirar pelos de gato da roupa. ( Rosi Guerra)

Especialista Unilever: Para tirar as manchas amareladas na região das axilas, a dica é aplicar um pouco de um lava roupas líquido concentrado sobre a mancha, espalhando o produto com a ponta dos dedos. Depois é só colocar a roupa na máquina de lavar e seguir o processo normal de lavagem. Se a mancha for antiga, talvez ela não vá sair na primeira tentativa. Sendo assim, repita o processo, não passe a ferro porque a mancha pode se fixar ainda mais no tecido.

Sobre os pelos do seu animal de estimação nas suas roupas, a sugestão é escovar as peças antes de lavar, porque, assim, os pelos se soltam com mais facilidade. Não recomendamos colocar as peças com pelos direto na lavadora, pois, muitas vezes, eles não saem ou acabam grudando em outras peças.

-Tenho lava e seca, uso lava roupas líquido e amaciante. Quando só lavo as roupas elas ficam perfumadas, mas quando as seco, elas saem com um cheiro esquisito. Algum truque, produto para indicar? (Anelise Lutz Romer)

Especialista Unilever: Neste caso é importante sempre ler o manual da Lava e Seca para entender melhor o mecanismo de funcionamento e manter uma rotina regular de limpeza do equipamento. Caso o problema persista, entre em contato com o fabricante.

-Minha máquina é para 10 kg. Qual a quantidade de sabão em pó para usar nos 10 kg de roupas (tanque cheio) e qual a quantidade de amaciante? (o reservatório eu não acho que seja o suficiente!) ( Eliane Moura)

Especialista Unilever: A nossa recomendação é sempre utilizar a dosagem indicada na embalagem de cada produto. Para máquinas com capacidade acima de 9 Kg a recomendação de Omo Pó é de 1 copo (um copo de 200 ml cheio ou copo americano cheio). Para o amaciante concentrado a recomendação é de uma tampa do produto para a máquina cheia.

-As toalhas novas estão ficando ásperas. É excesso de sabão? É verdade que não se deve usar amaciante em toalhas? (Fabiola Farage)

Especialista Unilever: Vale ficar atenta à quantidade de sabão e amaciante que você está utilizando no processo de lavagem. Para melhores resultados, é importante utilizar sempre a dosagem recomendada nas embalagens de cada produto. Nós indicamos o uso de amaciante em toalhas no último enxágue, pois além de alinhar as fibras do tecido deixando as peças mais macias, ele deixa um perfume mais intenso e duradouro nas peças.

-Como lavar casacos de couro sintético? (Thainá Oliveira)

Especialista Unilever: Peças de couro sintético não podem ir à máquina de lavar. Este tipo de peça necessita dos cuidados de uma lavanderia especializada.

-Como tirar mancha amareladas em guardanapos de pano? ( Carla Ramos Trevisan)

Especialista Unilever: Tanto as toalhas e guardanapos como os panos de pratos sempre estão com manchas da cozinha como óleo, azeite, molho de tomate, café, etc. Neste caso a combinação de um detergente em pó com um tira manchas é ideal para se obter os melhores resultados, pois a formulação do tira-manchas é à base de alvejante sem cloro que potencializa a remoção de manchas na hora da lavagem. Alvejantes sem cloro são os únicos que podem ser misturados com detergentes em pó com enzimas.

 

-Gostaria de saber para quem costuma lavar roupas a mão, ou seja roupas delicadas, (lingeries) qual o sabão mais indicado: liquido ou em pó? ( Vanúcia Lobão)

Especialista Unilever: Hoje temos no mercado soluções específicas para roupas delicadas, que podem ser utilizadas na lavagem à mão e na máquina. Caso opte por lavagem à máquina use saquinhos protetores de roupa. O que você precisa fazer é colocar as peças dentro do saquinho, fechar o zíper e seguir com a lavagem. Uma alternativa ao saquinho protetor são as fronhas. Outra dica importante é escolher o ciclo “roupas delicadas” nas máquinas de lavar que possuem essa opção.

-Minhas roupas não tem mais cheirinho bom quando lavadas. Onde posso estar errando ? ( Elaine Barbosa)

Especialista Unilever: É importante seguir alguns passos para garantir o perfume das roupas:

– Nunca deixe as roupas de molho por mais de duas horas

– Utilize a dosagem indicada no rótulo dos produtos

– Opte sempre por boas marcas, para garantir os resultados

– No supermercado, escolha os amaciantes concentrados que possuem uma perfumação mais intensa e duradoura

– Quer uma dica de produto? Que tal experimentar a versão Comfort Óleos Essenciais Romance, que vai deixar a sua roupa super perfumada e macia.

Ainda tem dúvidas de como acertar na hora de lavar as roupas? Fiz um vídeo muito legal com os Erros e Acertos na hora de lavar =)

 

 

Gostou? Compartilhe:
4 Comentários
Deixe seu comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

4 Comentários
  1. elizabeth villar

    minha dúvida é as manchas de desodorante nas camisas coloridas , pretas e brancas

  2. Ana Carolina

    Rafa,

    Obrigada pelo post.
    Testei a dica para tirar manchas amareladas que ficam na região da axila e o resultado foi surpreendente. Funciona mesmo.

  3. juliana silva

    sempre dissolvo o sabão ou o detergente líquido deixando a máquina bater um pouco para depois colocar as roupas. No entanto, apesar de dissolver bem, no término do processo algumas roupas saem manchadas de branco. Como resolver isso?????

    • Olá Juliana tudo bem? Verifique se a quantidade de são está correta, consulte sempre a quantidade correta na embalagem. Outra coisa é fazer a limpeza da máquina de lavar. Dá uma olhada aqui no blog que tem uma super dica de lavagem da máquina em casa (digite na lupinha). Super beijo Rafa