Limpeza da Casa
26 set 2012

Dicas para facilitar na hora de passar roupa

Utensílios: ferro, tábua e borrifador. Tarefa: remover os amassados das roupas. Objetivo: terminar logo a tarefa. Problema: desânimo para enfrentar a tábua de passar.

A tarefa de passar roupa é agilizada quando se sabe o que passar e como fazer. Antes de me casar, era uma negação em passar roupa, na verdade até hoje não sou muito fã (prefiro e gosto de fazer milhares de outras coisas), mas quando se casa ou vai morar sozinho, não tem jeito, tem que se virar. Se preferir, contrate uma pessoa para ajudar nesta função. Separei algumas dicas para facilitar a tarefa:
Ajustes ao corpo. Uma postura correta acelera a tarefa e previne dores nas costas. Ajuste a tábua de passar na altura dos quadris. Quando segurar o ferro, seu cotovelo deve ficar dobrado num ângulo de 90 graus e seu ombro tem de se mover livremente.
Limpeza do ferro. Antes de ligar o ferro, verifique se não há resíduos acumulados no suporte. Remova-os antes de usá-lo (a sujeira no suporte pode aderir ao ferro e ser transferida para a roupa limpa).
Composição das roupas. Leia as etiquetas das roupas e acerte a temperatura do ferro para as fibras do tecido. Comece com as peças que requerem pouco calor (seda e as sintéticas) e termine com aquelas que precisam de um ferro mais quente (algodão e linhos). Dica:  se tiver dúvida quanto à composição do tecido, opte por temperaturas mais baixas.
Só roupas limpas. Nunca passe roupas sujas ou manchadas. O calor do ferro fixa as manchas e suor, e intensifica os odores do tecido. Acredite, calor mais sujeira dá um péssimo resultado. Mantenha as roupas limpinhas antes de passar.
Escolha do ferro. Os mais modernos oferecem segurança e facilidade no uso. Veja se tem desligamento automático, ajuste de temperatura, reservatório espaçoso de água e borrifador embutido.
Borrifador. Tenha à mão um borrifador cheio d’água ou produto espeífico para passar roupa. Um rápido borrifo facilita alisar os amassados e acelera a tarefa de passar. Se você gosta de uma roupa sempre cheirosa, encha o frasco com água misturada a uma infusão de fragrâncias (que não mancham). Informe-se a respeito em lojas de roupa de cama, mesa e banho. Para deixar as camisas e lençol perfeitos, segue uma receitinha maravilhosa: coloque no borrifador 1 colher de sopa de goma, 1 xícara de álcool e 1 xícara de água.

 
Áreas menores. Passe primeiro as áreas menores, como punhos e colarinhos, deixando as maiores para o fim. Isso evita o enrugamento dos lugares que você já passou.

Acompanhe a trama do tecido. Do mesmo modo como se lixa a madeira, passe o ferro no sentido da trama, e não contra. Passar a trama na diagonal estica e enruga o tecido.
Passar com pano. Em alguns casos, o pano ajuda muito. Use um retângulo de algodão, de trama fechada, sempre colocando entre a roupa e o ferro, para evitar o brilho que ele pode provocar em tecidos delicados ou lã.
Movimentos suaves. Mantenha o ferro sempre em movimento sem pressionar muito. Pressionar demais pode achatar as fibras e marcar áreas como os bolsos, enquanto um ferro muito lento pode amarelar ou queimar o tecido.
Não deixe amassar. Ao terminar de passar camisas, pendure-as imediatamente. Roupa que acabou de ser passada fica vulnerável a se amassar nas primeiras horas. Deixe a roupa esfriar e secar completamente antes de guardá-la no armário ou gaveta.
Temperatura do ferro de passar

Tecido               Temperatura do ferro
Acrílico                Fria
Algodão               De média a alta com vapor
                       Média com vapor
Linho                   De média a alta com vapor
Náilon                  Baixa
Poliéster               De baixa a média
Seda                    Baixa (lado avesso)


Dicas importantes

Para facilitar na hora de passar camisas, pendure-as no cabide para secar.
 
Sacuda bem a roupa as antes de colocá-las no varal, e certifique-se os pregadores de roupas não marcam o tecido. 
 

Agora mãos à obra!

Bjinhos

por Rafaela Oliveira
Comente aqui
7 comentários em “Dicas para facilitar na hora de passar roupa”
  1. Ana31/01/13 • 11h12

    Oi Rafa!!! Sabe o que aprendi a fazer para deixar mais fácil a pratica de passar as roupas, sempre que recolho-as do varal ja dobro e deixo na bancada, ai qdo vou passar ja esta mais lisinha!!! Adoro ler suas dicas, elas são bem praticas!!! bjs

  2. Rafaela Oliveira01/02/13 • 21h39

    Obrigada Ana ! Sempre bom conhecer outras dicas para facilitar nesta tarefa, ainda mais para quem não tem muito tempo para isso! Adorei, bjinhos

    • Thais Zamparolli Issa08/09/14 • 11h43

      Oi Rafa, oi Ana!!
      Aprendi com a minha mãe todas essas dicas, uso no meu dia a dia, e facilita muito mesmo na hora de passar as roupas!!
      :*

  3. Anonymous02/05/13 • 14h17

    Oi Rafa!!! me identifiquei no inicio da matéria “remover os amassados das roupas. Objetivo: terminar logo a tarefa. Problema: desânimo para enfrentar a tábua de passar.Como é difícil essa missão, mas adoro seu blog sempre cheio de idéias que animam a gente, continue dando suas dicas estamos atentas bjs

  4. Rua Oitenta e Oito21/07/13 • 18h28

    Olá! Adorei o blog! Vou morar sozinha e preciso aprender muitas coisas. Serei uma leitora assídua, rs. Beijos!

  5. Ana Paula Winckler14/09/14 • 17h09

    olá,será que alguém pode me ajudar,mandei o carrinho de passeio da minha lavar em um posto de lavajem e eles o fecharam ainda úmido,quando fui buscar estava todo embolorado,será que tem algum produto que tira ou diminui o bolor?

  6. Yasmin20/11/14 • 11h42

    Esse post vai me ajudar muito na hora de passar roupas…

Navegue pelas categorias
Voltar para a Home