21 nov 2014
5 Comentários
Organização

Cuidados que devemos ter com as roupas e sapatos

O segredo para manter as roupas e os sapatos em ótimas condições é ter um lugar para deixá-los limpos, organizados e nunca guardá-los sujos. As traças e o mofo são os principais inimigos, mas, com essas dicas simples + carinho, nossos amigos vão durar por muitos e muitos anos, sempre com cara de novos.
 

Limpe gavetas e armários. Uma ou duas vezes ao ano, esvazie todos os armários, passe aspirador de pó com capricho, limpe, lave e deixe secar. Forre as prateleiras e as gavetas com contact, papel anti-mofo (Multicoisas) ou outro revestimento. Isso tudo ajuda afastar as traças.
 
Combata as traças. Verifique sinais de traça nas roupas sempre que poissível. Descarte as roupas danificadas ou lave a seco para matar as larvas. Afaste as traças com sachês de lavanda e cedro nas gavetas e armários. Veja outras dicas de como combatê-las, nesse post.
 
Troque a roupa. Evite usar as mesmas roupas ou sapatos por dois dias seguidos. As roupas duram mais e têm melhor aparência quando arejadas, sem contar, que o suor poderá ocasionar o mofo. Pendure-as em local ventilado antes de devolver no armário.
 
Mantenha as roupas impecáveis. Ao pendurar as roupas, abotoe todos os botões, feche o zíper e esvazie os bolsos. Não encha demais o guarda-roupas –elas precisam de espaço, se não podem mofar. Ah! E não pendure roupas de tricô para não danificar.
 
Evite lavangens desnecessárias. Lavar as roupas com muita frequência provoca desbotamento e desgaste. Se vestiu uma peça por pouco tempo e não sujou, deixe arejar de noite num local bem ventilado e guarde para novo uso.
 
Guarde as roupas fora da estação ou sapatos pouco usados.Organize o guarda-roupas e lave com água ou a seco as roupas que não forem da estação (as traças adoram roupas sujas), conserte o que for necessário e guarde em capas de tecido, caixas ou baús protegidos do pó. Os sapatos que usa com menos frequência, guarde-os limpos em caixas com visor e etiquetas para facilitar a procura.
 
Junte a lingerie. Use gavetas distintas para sutiãs, calcinhas e meias, ou use um organizador de gavetas para criar compartimentos separados. Guarde sutiãs com bojo um dentro do outro, para não deformar.
 
Dobre as meias corretamente. E por falar em meias, evite fazer aquelas “medonhas” bolas de meias. Elas danificam o elástico. Nesse post tem outra forma de dobrar sem prejudicar o elástico, e aproveitam melhor os espaços da gaveta, clique aqui
 
Seque e limpe bem os sapatos.  O armário não combina com sapatos sujos. Se os sapatos (ou tênis) estiverem molhados,  encha-os com jornal ou papel -toalha e deixe secar naturalmente antes de guardar. Isso evita que eles deformem. Limpe o solado com escova ou esponja úmida + detergente e deixe secar bem antes de guardar.
Elimine o cheiro. Salpique o santo bicarbonato de sódio dentro dos sapatos malcheirosos e deixe por uma noite. Na manhã seguinte, sacuda ou tire com o aspirador de pó.

bjinhos

Rafa
Gostou? Compartilhe:
5 Comentários
Deixe seu comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

5 Comentários
  1. Rafa,
    Adorei as dicas! Seu blog é sempre muito inspirador. Parabéns pelo seu trabalho!

  2. Oi Rafa querida!
    Amei as dicas!!! Saudades…
    Beijão!

    “Construindo Minha Casa Clean”

  3. Faço mais ou menos o que vc. postou aqui.
    Bom final de semana. Bjs.

  4. Anonymous

    Amei as dicas!! Parabéns pelo blog. Fiquei viciada em organização por sua culpa!! rs… Mas as crianças (5 anos e 2 anos) não colaboram muuuito…rs…
    Luana