Limpeza da Casa
18 abr 2014

Como limpar e proteger os brinquedos e itens das crianças

Se você tem criança ou bebê em casa, certamente tenha um arsenal de brinquedos e itens dos pequenos, certo? A listinha de produtos cada dia aumenta mais, por isso os cuidados e a limpeza destes itens são fundamentais para deixá-los longe de germes e bactérias, manter o ambiente saudável e seguro para seu filho. Confira as dicas que você poderá utilizar em sua casa:


 


Brinquedos
 
Brinquedos de plástico e mordedor
 
Lave-os à mão com água quente e sabão e deixe secar ao natural. Desinfete com água oxigenada depois de uma doença e sempre que forem usados por outras crianças. Se tiver máquina de lavar louça, lave estes itens na prateleira superior dentro de um saquinho de roupa delicada e com zíper, para impedir que caiam no fundo da máquina.
 
Brinquedos de pelúcia, feltro e outros materiais macios
 
Dê uma olhada nas etiquetas dos brinquedos. Lave os que podem ser lavados com frequência, ou sempre que houver necessidade (de preferência com sabão de coco e ciclo delicado). Use água quente ou sabão para tirar as manchas dos brinquedos que não podem ser lavados e depois deixe-os secar ao natural.
 
 
Mamadeiras, bicos e chupetas
 
Lave as mamadeiras e bicos com uma escovinha especial, detergente líquido e água, sempre que forem usados. Deixe ferver por 5 minutos em fogão convencional ou em um recipiente com água no no microondas durante 3 minutos. A troca dos bicos artificiais deve acontecer a cada seis semanas, pois existem dobras que podem ser difíceis de serem limpas e acomodarem germes e bactérias. Se tiver máquina de lavar em casa, coloque as mamadeiras de cabeça para baixo na prateleira superior. Lembre-se: a temperatura da água deve atingir pelo menos 74º C para desinfetar completamente mamadeiras e bicos.
 
Itens diversos
 
Cadeirões e assentos extras removíveis
 
Depois de ser usada, remova a mesinha do cadeirão e lave-a na pia ou bacia com detergente líquido, água quente e esponja não abrasiva. Enxague e deixe secar. A cada três ou quatro dias, use uma escova de dentes para limpar os cantinhos. Lave o assento, os braços, as pernas e a parte de baixo com um pano ou uma esponja e deixe secar. Mantenha limpa e desinfetada com pano + água oxigenada ou produto multiuso de sua preferência.
 
Bancos de carro
 
Use um aspirador de pó manual para retirar as migalhas de todos os tipos. Limpe o corpo do banco com água quente e sabão, depois, seque com um pano ou toalha de papel. Se a capa do banco for removível, lave-a na máquina no ciclo delicado e água fria.
 
Carrinhos de criança
 
Use uma esponja ou um pano e água quente com sabão para lavar a armação, o assento e a proteção contra chuva/sol. Se o assento for removível, lave-o na máquina no ciclo delicado e água fria. Deixe secar naturalmente. Para evitar manchas, borrife o assento com produto próprio para proteger tecidos.
 
Chiqueirinhos portáteis
Use periodicamente uma esponja ou pano com água quente e sabão para limpar o chiqueirinho. Esterelize-o com água oxigenada ou com um desinfetante de qualidade aprovada e de sua confiança. Lave o lençol do chiqueirinho depois de uma doença e sempre que ficar sujo de xixi ou cocô.
 
Trocador de bebê e berço
 
Trocador: Se você está usando um acolchoado plástico no trocador do bebê, esfregue-o com desinfetante ou álcool 70% toda vez que utilizá-lo, para eliminar os germes. Se você usa forros de tecido no acolchoado, retire e lave com frequência no ciclo delicado da máquina. É uma boa ideia desinfetar a superfície do trocador com uma solução diluída de água +alvejante sempre que sujá-lo com cocô, principalmente se a sujeira for resultado de uma diarréia ou vômito.
 
Berço: Quando trocar os lençóis do berço, aproveite para limpar o acolchoado e a grade do berço com uma esponja ou um pano com água quente + sabão ou detergente líquido. 
 
Dicas importantes
 
– A água oxigenada a 3% é uma alternativa ao alvejante e a outros produtos comerciais. Além de ser fácil de comprar em supermercado ou farmácia, é um produto natural e barato para acabar com os germes. Compre-a em frascos grandes e coloque num borrifador. Mantenha guardada em um lugar escuro para não perder sua eficácia.
 
– Jogue os resíduos sólidos das fraldas descartáveis no vaso e puxe a descarga. Feche a fralda e jogue-a no lixo. Polvilhe bicarbonato de sódio na lata do lixo toda vez que usá-lo para evitar odores.
 
– Nunca se esqueça de deixar o quarto ventilado quando estiver fazendo a faxina perto do seu bebê. Ao desinfetar alguma coisa com alvejante, faça isso quando o bebê estiver em outro cômodo.
 
– Mantenha todos os produtos de limpeza longe do alcance das crianças pequenas. A ingestão pode ser letal.


E você, como limpa os brinquedos e itens do seu filho?

Bjinhos

Rafaela
 
 

 

por Rafaela Oliveira
Comente aqui
5 comentários em “Como limpar e proteger os brinquedos e itens das crianças”
  1. Nana18/04/14 • 10h39

    Aqui não tem criança mas tem uma cachorrinha com tantos brinquedos quanto uma hehehe.
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br/

  2. carla leticia18/04/14 • 13h48

    Super dicas…Parabéns pelo blog! Beijus http://aesperadoprimeiroape.blogspot.com.br

  3. Edneya Magalhães18/04/14 • 20h27

    Como sempre , suas dicas são nota dez!!!!
    Obrigada!!!
    Bjs.
    Edneya
    Blog: digalvao.blogspot.com

  4. Gilvania Lins19/04/14 • 00h31

    Adorei as dicas! Como dá trabalho manter tudo limpo.
    Os brinquedos de plástico lavo diariamente com detergente e água corrente, depois seco com papel toalha, tem problema?

  5. Aline Costa26/04/14 • 16h19

    Olá gosto muito do seu blog mas não consegui ler pois a letra está da mesma cor do papel de parede…ok…bjin

Navegue pelas categorias
Voltar para a Home