Limpeza da Casa
13 ago 2014

Como lavar corretamente os pincéis e acessórios de maquiagem

Você sabe o que há em seus pincéis de maquiagem? Pó, maquiagem velha e óleo de sua pele ficam presos nas cerdas. As bactérias dos pincéis e esponjas sujas podem causar erupções e também contaminar a maquiagem. Para que isso não aconteça, a limpeza frequente é fundamental para garantir uma aplicação uniforme da maquiagem e prolongar a vida desses itens. Mas, como lavar corretamente? Confira as dicas abaixo:

 

 
Você vai precisar de:
 
-Água corrente
-Shampoo suave ou de bebê
-Condicionador de cabelos
 
Passo -a- passo
 
1- Lave as mãos.

2- Molhe os pincéis com água quente morna.

3- Ponha uma quantidade m´nima de shampoo suave no pincle, esfregue delicadamente para formar espuma e force a espuma a entrar entre as cerdas.

4- Enxague bem com água corrente fria.

5- Repita o os passos 2 e 3 se houver algum resíduo visível de maquiagem na água usada para enxaguar os pincéis. Depois que ele desaparecer, esprema o excesso de água das cerdas do pincel.

6- Se o seu pincel for de cerdas naturais, cubra-as com uma camada fina de condicionador de cabelos e depois enxague com água fria (você pode pular esta etapaesse passo no caso de cerdas sintéticas).

7- Sacuda o pincel para retirar o excesso de água e ele voltar à sua forma original.

8- Seque o pincel ao natural deixando-o na horizontal com as cerdas pendendo sobre a beirada de uma pia ou bancada. Não ponha os pincéis em cima de toalhas. Não seque com o secador de cabelos.

Quanto tempo?

Lave os pincéis pelo menos uma vez ao mês.

Acessórios
 
Todos os acessórios que você usa com sua maquiagem e que entram em contato direto com sua pele podem se tornar um ambiente perfeito para bactérias. Abaixo tem algumas dicas de limpeza dos acessórios:
 
Esponja reutilizável para aplicação de cosméticos. Lave esse tipo de esponja ao menos uma vez por semana com shampoo suave. Aplique delicadamente uma quantidade mínima de shampoo na esponja e esfregue até opter uma espuma. Enxague bem. Deixe a esponja secar ao natural em cima de uma toalha de papel. Um método mais higiênico é usar uma nova esponja descartável todos os dias.
 
Aplicadores de sombra para os olhos. Lave-os toda semana da mesma forma que usa para esponja de cosmético (acima) e substitua-os quando necessário por outros aplicadores descartáveis limpos.
 
Esponja de pó de arroz e de pó compacto. Leve-a toda a semana, como faz com a esponja que usa para aplicar outros cosméticos (acima). Guarde a esponja e o pó de arroz em cima da folha de plástico que vem junto com o pó compacto, ou de ponta cabeça em cima do pó. Isso impede que os óleos de sua pele se juntem na superfície do pó.
 
Curvador de cílios (curvex). Limpe as peças de metal com um chumaço de algodão embebido em removedor de maquiagem. Limpe as almofadinhas com o mesmo removedor e substitu-as depois de alguns meses, ou quando necessário.

Esponjas de banho. Uma vez por semana, jogue todas as esponjas de material sintético na máquina de lavar roupa (ciclo delicado) e lave-as com água quente.
 
Buchas. Enxague sua bucha com água quente toda vez que usá-la para eliminar células mortas da pele e evitar o desenvolvimento de bactérias. sacuda-as para retirar o excesso de água e pendure-as para secara do lado de fora do box para evirar o aparecimento de mofo.
 
 
Bjinhos Rafaela
 
 
 
por Rafaela Oliveira
Comente aqui
2 comentários em “Como lavar corretamente os pincéis e acessórios de maquiagem”
  1. katia13/05/15 • 12h16

    1-Nao se pode usar condicionador em nenhum tipo de condicionador pois sao meios oleosos e gordurantes que deixam residuos que podem facilitar a fixacao de bacterias. 2- usar sabao bactericida é essencial para diminuir a quantidade de bacterias e nao usar shampoo, afinal pinceis nao sao MEGAHAIR para receber shampoo e condicionador. 3- colocar para secar na pia, isso nao existe… secar sobre papel toalia ou toalia limpa podem ser feitos sem problema. ecar ao sol ou ambiente ventilado e pode-se usar secador para retirar excesso de agua porem ele precisa ser higienizador com alcool a 70% previamente, so utilizando isso em casaos extremos de falta de sol . Ah, alcool a 70 borrifado para finalizar completa melhor a higienização. Fizemo pesquisa em laboratorio e iremos publicar logo mais. Fica a dica de buscar orientação com pessoas ligada a Microbiologia.

  2. Cesconeto02/07/15 • 18h28

    Parabéns, seu blog é dê um bom gosto sem tamanho, muito útil, bem distribuído, e muito fácil de navegar.

Navegue pelas categorias
Voltar para a Home